Nutrição

5 Alimentos Para Recuperar De Uma Corrida

Quer sejas atleta profissional ou faças ginásio só ao fim de semana, deves sempre assegurar que ingeres os alimentos certos nas horas seguintes a uma corrida para uma boa recuperação. Uma estratégia adequada para assegurar a tua recuperação é fundamental para poderes apresentar bons resultados de forma consistente, seja em treino, seja em competição.

Devido à grande exigência física que uma corrida envolve, a necessidade de recuperação é fundamental e passa por 3 pontos:

Reidratação (fluidos)

Recuperação do glicogénio muscular (hidratos de carbono)

Reparação do tecido muscular e adaptação ao exercício (proteína)

Para isso, os nutrientes que vamos listar são recomendados.


Lista de alimentos para recuperação


#1 Água

O nosso corpo é formado por mais de 70% de água. Durante um treino ou competição de corrida, uma das coisas que o corpo mais utiliza é a água, perdendo grandes quantidades durante a sessão. É primordial que haja uma rápida reposição desta água perdida, pois colocamos em causa imensos processos do nosso corpo, sendo um deles a correcta e eficaz recuperação do exercício físico.

alimentos para recuperar


#2 Whey Protein

O objectivo da whey protein é maximizar os níveis de síntese proteica durante o dia, para assim reparar o tecido muscular e promover a adaptação ao exercício e consequente evolução.

A whey protein é uma das proteínas presentes no leite, sendo a caseína a outra. Devido ao preço acessível e facilidade de ingestão, é amplamente utilizada por praticantes de desporto. Tem também uma alta concentração de aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs).

O seu completo perfil de aminoácidos e rápida digestão, colocam-nas no topo das proteínas, pois tem um rápido aumento na síntese proteica quando comparada a alimentos inteiros.

Outros benefícios que podemos encontrar na whey protein são:

Reduz o apetite

Estimula as defesas do organismo

Consome 25 a 30 gramas de proteína após o treino para os melhores resultados possíveis.

alimentos para recuperar


#3 Batata branca

A batata branca perdeu alguma popularidade nos últimos tempos devido à sua prima, a batata doce. No entanto, a batata inglesa tem uma maior concentração de minerais como ferro, magnésio, fósforo, potássio e selénio, mas é mais baixa em fibra, vitamina A e B, cálcio e magnésio que o manganésio.

Com um índice glicémico de 85, a batata branca é rapidamente quebrada em glucose e armazenada como glicogénio (a forma de armazenamento dos hidratos de carbono) nos músculos.

alimentos para recuperar


#4 Frutos vermelhos

Morangos, mirtilos, framboesas e amoras são excelentes fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, tornando estes frutos excelentes para as defesas do organismo.

Os frutos vermelhos contêm glucose e frutose, que são hidratos de carbono ótimos para recuperar o glicogénio muscular (glucose) e do fígado (fructose).

alimentos para recuperar


#5 Carne vermelha

De forma semelhante à whey protein, a ingestão de carne maximiza a velocidade da síntese muscular proteica de forma a reparar o tecido muscular danificado e promover a adaptação ao exercício.

Não é tão rápida quanto a whey protein, mas faz um excelente papel neste ponto. É também rica em ferro, vitamina B e zinco, vitais para a performance de um atleta de resistência.

Combina com batatas para uma refeição completa e equilibrada.

alimentos para recuperar