Nutrição

Dieta Paleo | Como Seguir e Benefícios da Dieta Paleolítica

A dieta paleo é uma das dietas mais saudáveis que podemos seguir, e a sua popularidade na indústria do Fitness cresceu exponencialmente nos últimos anos.

O principal benefício desta dieta está relacionado com a os primórdios da alimentação, na época pré-histórica.

Ou seja, apenas nos alimentamos com aquilo que o homem foi originalmente “programado” para comer, apenas alimentos naturais, e absolutamente nada processado. A teoria foi inicialmente proposta por Loren Cordain.

A comida da era moderna está carregada de substâncias desnecessárias, desde açúcares, a gordura trans, corantes e aromas artificiais.

A dieta paleo foi desenvolvida para combater tudo isto, para poderes ser o mais saudável possível.


Alimentos Proibidos

Apresentamos-te uma lista de alimentos que deves evitar:

x Lacticínios

x Cereais

x Comida Processada + Açúcares

x Alimentos ricos em amido

x Álcool

Pode parecer bastante restritiva, mas na verdade há imensos alimentos que podem ser incluídos numa dieta paleolítica.

Mas acima de tudo, ha sacrifícios que têm de ser feitos para se verem resultados.

Pergunta-te a ti mesmo, se preferias incluir um destes alimentos na tua dieta, ou preferias atingir os teus objetivos?


Alimentos da Dieta do Paleolítico

Agora que conheces os alimentos proibidos da dieta paleolítica, aqui estão os alimentos que devem ser a base diária desta dieta.

Fruta

Vegetais dieta paleolítica

Carne

Peixe e marisco

Frutos secos e sementes

Gorduras saudáveis

Ovo

Podem não parecer muitas opções, no entanto as possibilidades de refeições diferentes que esta lista permite é imensa, além de muito saborosa.


Benefícios da Dieta Paleo

✔ Melhoria do perfil lipídico sanguíneo

Ao reduzires os níveis do teu perfil lipídico, reduzes a possibilidade de contrair algumas condições relacionadas com o excesso de gordura.

✔ Ajuda na perda de peso

Como a tua alimentação se baseia em alimentos para os quais o teu corpo foi preparado para digerir e absorver, eliminas os açúcares, os cereais e fontes de amido, e aumentas a capacidade de queimar a gordura do teu corpo.

✔ Estabiliza os níveis de açúcar no sangue

É uma dieta ótima para todos aqueles com mais sensibilidade à insulina.

Os teus níveis de glicose no sangue vão se manter num nível constante, o que significa que dificilmente terás ataques de fome, e vais ainda reduzir o teu potencial de acumular gordura.

✔ Treinos eficientes

Por estares a ingerir os nutrientes certos para o teu corpo, alimentado-o com os macro e micronutrientes para os quais ele foi preparado para comer, vais estar sempre com um funcionamento otimizado do teu organismo.

O teu corpo vai conseguir usar os alimentos de forma mais eficiente, e assim fornecer-te tudo aquilo que precisas.

✔ Melhoria da digestão

A digestão com a dieta paleolítica melhora imenso. O corpo lida muito melhor com alimentos não processados, sem açúcar e sem amido.

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Pontos Negativos

x Há vários alimentos que são normais na nossa alimentação, mas que estão proibidos na dieta paleo. Isto pode ser difícil de seguir para alguns, que não dispensam determinados alimentos.

x Alguns alimentos processados não são propriamente prejudiciais, como o queijo fresco, que até é um alimento bastante consumido por entusiastas do fitness.

x Alguns alimentos proibidos como o feijão, e outros legumes, são reconhecidos por diminuírem o risco de várias condições, como algumas que a dieta paleo combate.

x Como não somos todos iguais, por vezes nem sempre tudo se adequa a 100% a todos.


Conclusão

A dieta paleo é muito popular, e por boas razões. Existem imensos benefícios, e a perda de gordura é um deles e indiscutível.

No entanto, nem todos a conseguem seguir. A lista de alimentos proibidos pode colocar muita gente fora desta dieta.

Se procuras perder peso para ficar em melhor forma, recomendamos vivamente que experimentes esta dieta.