Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Óleo De Coco | É Verdade Que Emagrece?

Óleo De Coco | É Verdade Que Emagrece?
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho

Nos últimos anos o óleo de coco tornou-se um ingrediente indispensável na rotina diária de todos os que escolhem seguir um estilo de vida mais saudável. Os benefícios do seu uso são inúmeros e justificam a escolha em detrimento de outros óleos e outras gorduras convencionais. Neste artigo vamos falar sobre tudo o que precisas saber sobre o óleo de coco e explorar as vantagens da sua utilização.

O que é o Óleo de Coco?

O óleo de coco é 100% gordura, da qual 80-90% é gordura saturada, que lhe confere uma textura consistente quando a baixas temperaturas. Esta gordura é composta por diferentes moléculas conhecidas como ácidos gordos. No óleo de coco existem vários tipos de ácidos gordos saturados, sendo o predominante o ácido láurico (47%), logo seguido dos ácidos mirístico e palmítico, que mostraram, em pesquisas recentes, aumentar os níveis sanguíneos de gorduras de baixa densidade (LDL - Low Density Lipoproteins), consideradas prejudiciais à saúde.

Coco

Os estudos que relatam e comprovam os benefícios do óleo de coco para a saúde tiveram como modelo de pesquisa uma formulação especial de óleo de coco, constituída exclusivamente por triglicerídeos de cadeia média (MCTs – Medium Chain Triglycerides), e não o óleo de coco disponível comercialmente no mercado. Assim sendo, os benefícios comprovados relacionam-se com o facto dos MCTs terem uma estrutura química mais curta do que os restantes triglicerídeos, sendo rapidamente absorvidos e usados pelo organismo como fonte de energia, o que promove uma maior sensação de saciedade e evita o armazenamento de gorduras não processadas. No entanto, o óleo de coco de uso comum contém principalmente ácido láurico, que não é um MCT. O ácido láurico é absorvido mais lentamente e metabolizado como um ácido gordo de cadeia longa, pelo que os benefícios relatados para o óleo de coco com constituição 100% MCTs, não podem ser extrapolados diretamente para os óleos de coco comerciais. Ainda assim, existem diferentes tipos de óleo de coco, com diferentes características e benefícios:

Óleo de Coco refinado (standard)

A maior parte dos óleos de coco standard têm como matéria-prima de base a copra, que não é mais que a polpa do coco seca ao sol ou em fornos específicos para o efeito. A copra é depois prensada, ou diluída em solventes, para extração do óleo de coco.

Na prática, todos os óleos de coco passam por este processo de refinamento, mas os óleos de coco standard são sujeitos a processos de refinamento adicionais (são misturados com lixívia ou sujeitos à eliminação de odores, resultando num óleo de coco praticamente sem sabor ou aroma), que os tornam mais contraindicados que os restantes óleos de coco disponíveis no mercado, nomeadamente o óleo de coco virgem.

Óleo de Coco Virgem

Assim que se abre uma embalagem de óleo de coco virgem sente-se um fantástico aroma a coco fresco, o que e um ótimo indicador de um processo de fabrico com um refinamento muito mais ligeiro, sem adição de lixívia ou eliminação de odores.

O óleo de coco virgem é extraído diretamente por prensagem da copra, mas também pode ser obtido por outros processos de extração (ex.: fresagem), que usam uma espécie de leite de coco, que é submetido a aquecimento e fermentação. Alguns estudos provaram que este processo de extração resulta num produto final com maior valor nutricional.

cheese-ball

Os Benefícios de cozinhar com óleo de coco virgem:

Pelas razões que já referimos, o óleo de coco virgem é, sem dúvida, a melhor escolha, se tencionas introduzir este ingrediente na tua dieta e na preparação das tuas refeições. As suas aplicações e vantagens são diversas:

1) Ideal como pré-treino

O óleo de coco é uma fonte de energia imediata, pela sua composição em ácidos gordos MCTs, e em muito semelhante à fornecida pelos hidratos de carbono. Esta característica faz do óleo de coco um excelente complemento numa refeição pré-treino, principalmente se estiveres a seguir uma dieta com baixa ingestão de hidratos de carbono ou se precisares de tornar mais saudáveis a tuas fontes de gordura.

2-Weight Loss
2) Redução da percentagem massa gorda corporal

Está provado que os MCTs induzem a oxidação da massa gorda (1) e ajudam o organismo a queimar as calorias em excesso, contribuindo para a diminuição da massa gorda corporal. (2) (3). As gorduras saturadas e os MCTs presentes no óleo de coco reduzem os níveis totais de gordura no sangue, diminuindo os níveis de LDL (associadas à formação de placas e depósitos de gordura nas artérias) e aumentando os níveis de HDL (High Density Lipoproteins).

3) Refeições mais saudáveis e saborosas

Na preparação das tuas refeições, opta sempre por usar óleo de coco em vez de outro tipo de óleo, azeite ou manteiga. Quer seja para assar, fritar ou untar, utiliza o óleo de coco na quantidade habitual, ou até um pouco menos, para tornares os teus pratos ainda mais deliciosos e nutritivos. Podes ainda utilizá-lo em batidos e sumos feitos em casa, para enriquecer o seu perfil nutritivo, melhorar o sabor e aumentar a sensação de saciedade.

3-Smoothies
4) Maior resistência a temperaturas elevadas

Um dos benefícios principais de cozinhar com o óleo de coco é o facto do seu ponto de fervura ser mais elevado do que o da maioria das gorduras convencionais, o que o torna mais resistente a temperaturas elevadas. O óleo de coco permite alcançar uma temperatura indicada para fritar mas sem que os seus ácidos gordos constituintes se degradem e libertem componentes tóxicos, sendo mais saudável e permitindo um maior número de utilizações.

apple-and-almond-bark-sized

Receita com Óleo de Coco:

Maçã com amêndoa

Ingredientes:

– ½ Maçã média

– 15g de Amêndoa

– 30g de Óleo de Coco derretido

– Canela

Preparação:
  1. Corta a maçã em fatias finas e polvilha ligeiramente com canela;
  2. Coloca a maçã num pequeno tabuleiro, sobrepondo ligeiramente as fatias e depois adiciona as amêndoas inteiras;
  3. Coloca o óleo de coco derretido por cima;
  4. Deixa repousar no congelador durante 2 horas
Informação Nutricional

Calorias – 410kcal

Lípidos – 37,5g

Proteínas – 4g

Hidratos de carbono – 14g

Sugestão para servir:Retira do congelador 10-15 minutos antes de servir. A maçã ligeiramente descongelada é uma delícia.

Mensagem Final

Experimenta introduzir o óleo de coco na tua dieta, como substituto das gorduras usadas convencionalmente na preparação dos alimentos, e começa a tirar, desde já, proveito de todos os seus benefícios para a saúde. O óleo de coco é mais resistente a altas temperaturas e os seus ácidos gordos constituintes ajudam a melhorar os níveis de gordura total no sangue, ajudam a queimar a gordura corporal, ajudam a reduzir os depósitos de gordura nas artérias e veias, têm efeitos antimicrobianos, reduzem a sensação de fome e protegem a pele, o cabelo e os dentes.

 

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educacionais e não devem ser usados como conselho médico. Se está preocupado, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir qualquer grande alteração na sua dieta.

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra Subscreve já, clicando aqui!

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein