Ir para o conteúdo principal
Suplementos

Bebidas Em Pó | Hidratação E Proteína

Bebidas Em Pó | Hidratação E Proteína
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho

Ouvimo-lo vezes sem conta – “cuidado com a hidratação, bebe água ao longo do dia, 2 litros de água por dia…” ou são 6 a 8 copos? As recomendações sobre hidratação podem ser confusas. O nível de hidratação do corpo humano está em mudança constante devido à água perdida através do suor, especialmente durante o exercício.1 Compensar esta perda de fluidos é muito importante para a população em geral, mas ainda mais para atletas.

A hidratação durante uma atividade desportiva é um indicador-chave de saúde em atletas.2 É sabido que a desidratação prejudica o desempenho atlético e pode colocar a saúde em risco na presença de temperaturas elevadas.3 Assim sendo, é importante encontrarmos a maneira mais eficaz de mantermos o nosso organismo hidratado, e simplesmente ir engolindo água pode tornar-se aborrecido. Mas e quanto a bebidas em pó?

O que são as bebidas em pó?

As bebidas em pó são a combinação de uma fórmula em pó e água. Estão disponíveis numa abundância de sabores, em estilos que vão do leitoso batido de whey aos pós de Clear Whey Protein.

Uma excelente notícia é que a investigação nesta área mostra que as bebidas hipertónicas (as que têm aminoácido e açúcares adicionados) ajudam à recuperação muscular e promovem o bem-estar do sistema imunitário.4 Após fazer exercício, isto é especialmente verdade para bebidas hipertónicas em pó que contêm proteínas de alto valor biológico, como os aminoácidos de cadeia ramificada e a glutamina, sendo de novo exemplo a Clear Whey Protein.5

As bebidas em pó contam para fins de hidratação?

Os pós dissolvem-se rapidamente em água depois de misturados. Assim, desde que mistures a bebida com água, em vez de leite ou sumo, a bebida deverá ser contabilizada como parte do consumo de água. A Organização Mundial de Saúde recomenda que, em média, uma mulher consuma uns avultados 2,7 litros de água, e 3,7 litros para o homem médio.6 E isto apenas para ir ao encontro das necessidades do corpo – sem falar na transpiração perdida durante o treino, para quem faz exercício.

Parece muito? Para muitas pessoas parece, mas as bebidas em pó aligeiram muito a tarefa de cumprir estas recomendações.

Não é pesado que chegue para perturbar o estômago

Não há como negar que comer ou beber demasiado antes do treino pode pôr-nos com uma disposição pouco propícia. Ninguém quer beber algo para se hidratar devidamente e ficar com o estômago pesado – mas a Clear Whey Protein não nos sujeita a esse risco!

O ideal é bebermos imediatamente antes, durante e depois do exercício uma bebida que não tenha gorduras ou fibras, para não arriscar perturbar o estômago. Isto torna a *Clear Whey Protein* a candidate perfeita para o papel. Com apenas 0,1g de gordura por dose, não precisarás de te preocupar.

Devo considerar a ideia de uma bebida em pó com proteína adicionada?

Sem dúvida que sim! Para atletas, a dose de proteína diária recomendada é de 1,2 a 2 gramas por quilograma de peso corporal,7 dependendo dos objetivos específicos. Atingir estas quantidades pode ser difícil, ainda mais para quem é um atleta de 100 kg e que tem de consumir 200g de proteína por dia. Por isso, para facilitar a tarefa, consumir proteína com a água é matar dois coelhos de uma cajadada só.

 Mensagem Final

Se tens dificuldade em manter o teu organismo bem hidratado e em cumprir os teus requisitos de proteína durante o dia, consumir uma bebida com pó de proteína pode ser a solução certa para ti. Somos inteiramente a favor de uma forma conveniente de promover ganhos de massa muscular e a hidratação ao mesmo tempo.

 

1. Belval, L. N., Hosokawa, Y., Casa, D. J., Adams, W. M., Armstrong, L. E., Baker, L. B., Burke, L., Cheuvront, S., Chiampas, G., González-Alonso, J., Huggins, R. A., Kavouras, S. A., Lee, E. C., McDermott, B. P., Miller, K., Schlader, Z., Sims, S., Stearns, R. L., Troyanos, C., & Wingo, J. (2019). Practical Hydration Solutions for Sports. Nutrients, 11(7), 1550.

2. Noakes TD. Commentary: role of hydration in health and exercise. BMJ. 2012;345:e4171

3. Murray B. Hydration and physical performance. J Am Coll Nutr. 2007;26(5 Suppl):542S-548S.

4. Massey LK, Berg TA. The effect of dietary caffeine on urinary excretion of calcium, magnesium, phosphorus, sodium, potassium, chloride and zinc in healthy males. Nutr Res. noviembre de 1985;5(11):1281-4.

5. Massey LK, Berg TA. The effect of dietary caffeine on urinary excretion of calcium, magnesium, phosphorus, sodium, potassium, chloride and zinc in healthy males. Nutr Res. noviembre de 1985;5(11):1281-4.

6. Rosinger, A., & Herrick, K. A. (2016). Daily Water Intake Among US Men and Women: 2009-2012. US Department of Health and Human Services, Centers for Disease Control and Prevention, National Center for Health Statistics.

7. Vitale, K., & Getzin, A. (2019). Nutrition and Supplement Update for the Endurance Athlete: Review and Recommendations. Nutrients, 11(6), 1289.

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein