Suplementos

Óleo de Coco | Para que serve? Quais os benefícios?

O óleo de coco, hoje em dia, é um dos ingredientes favoritos da culinária saudável e, em particular, de quem está ligado ao fitness. É tido como um produto repleto de benefícios, mesmo sabendo que 90% das suas gorduras são saturadas e que contém pequenas quantidades de gorduras mono e polinsaturadas.

No entanto, as gorduras saturadas não são todas iguais, ou seja, as gorduras presentes no queijo são diferentes das do chocolate ou das batatas fritas. Na verdade, a gordura encontrada no óleo de coco tem sido relacionada com a indução da perda de peso e redução da gordura corporal e a muitos outros benefícios para o organismo.

Os ácidos gordos presentes no óleo de coco são triglicerídeos de cadeia média, conhecidos como MCT’s, que têm propriedades químicas únicas.

oleo_coco_batido

Benefícios do óleo de coco

O ácido láurico é o principal MCT do óleo coco, constituindo mais de 50% da sua composição. Este ácido gordo é convertido em monolaurina no organismo e pode ser benéfico de várias formas. A monolaurina é conhecida por ter propriedades no combate aos fungos e na prevenção de algumas patologias. Esta substância é formada nas crianças, que se alimentam de leite materno, e evita que os bebés desenvolvam condições associadas à ação de agentes patogénicos. O mecanismo exato de funcionamento do óleo de coco e do ácido láurico no organismo ainda está a ser investigado. No entanto, os seus benefícios foram já reconhecidos em vários estudos.

1. O óleo de coco ajuda a perder peso

Para muitos é difícil perceber a ligação entre a gordura insaturada e a perda de peso. Afinal como é possível perder gordura ingerindo gordura? Bem, na verdade foi demonstrado, em vários estudos, que a ingestão dos ácidos gordos presentes no óleo de coco ajuda na perda de gordura.

Por exemplo, Portillo et al (1998) investigaram, em ratos, os efeitos de uma alimentação em excesso rica em gorduras do óleo de coco e a influência do óleo de coco na comida e na restrição energética. Nesta experiência os ratos foram sujeitos a uma dieta rica em óleo de coco e sem óleo de coco durante 7 semanas.

oleo_coco_exercicio_peso

Foi demonstrado que os depósitos de gordura reduziram significativamente nos ratos que eram alimentados com uma dieta rica em óleo de coco, ao contrário do grupo sem essa alimentação. Conclui-se, assim, que o óleo de coco era benéfico na perda de gordura.

2.  Níveis de gordura no sangue

O óleo de coco demonstrou ser capaz de reduzir os níveis de gordura total no sangue, em diferentes estudos, tendo uma influência benéfica na redução das patologias que lhe estão associados.

treino_futebol_pontaria_oleo_coco

3.  Defesas do organismo

Os benefícios no reforço das nossas defesas estão provados em imensos estudos, sendo que um dos primeiros foi realizado nos anos 70 por Kabara (1978). Este estudo demonstrou que o óleo de coco pode ter efeitos adversos sobre microrganismos, como bactérias e fungos.

4.  Digestão 

Devido às propriedades antimicrobianas e sendo uma fonte de vitaminas, o óleo de coco também ajuda a regular a digestão e a absorção dos alimentos. 

5. Pele e cabelo 

O óleo de coco já é utilizado em vários produtos de beleza devido à sua excelente capacidade reparadora e protetora da pele e do cabelo. 

Óleo de coco para cabelo: como usar e os seus benefícios

Suplementos

Óleo de coco para cabelo: como usar e os seus benefícios

2018-03-16 15:40:45Por Cláudia dos Santos

Para que serve?

Na cozinha: 

  1. Como substituto de óleos com gordura não saudável;
  2. Tem um sabor doce e a capacidade de aguentar elevadas temperaturas, sendo uma excelente alternativa aos óleos clássicos; 
  3. Para preservar comida: envolve os ovos em óleo de coco; este irá tapar os poros e aumentar o seu tempo de vida muito para além do seu prazo de validade. 

Cozinhar com óleo de coco | Emagrece? Todos os benefícios

Nutrição

Cozinhar com óleo de coco | Emagrece? Todos os benefícios

2016-03-07 11:42:53Por Frederico Costa

Para o corpo: 

  1. É utilizado em produtos para os cuidados com o cabelo, como condicionador, hidratante e para ajudar a prevenir a descamação do couro cabeludo; 
  2. Ajuda a prevenir o envelhecimento da pele e ajuda a cicatrizar feridas, quando aplicado nas zonas afetadas; 
  3. Reduz as dificuldades em dormir, melhora a função tiroideia, fortalece os dentes, reduz a celulite, aumenta a produção de hormonas, diminui as olheiras, evita o cieiro e trata afeções cutâneas; 
  4. Aumenta o HDL e diminui o HDL = melhores níveis de gordura total 

Para animais: 

Adicionar uma ou duas colheres de chá, à comida do teu animal de estimação, irá ajudá-lo a ter uma digestão mais regulada. 

Em casa: 

Por último, o óleo de coco pode ser utilizado para polir mobília e sapatos, como sabonete, herbicida e na produção de biodiesel. 

Benefícios do coco | Óleo, água, leite, farinha e manteiga

Suplementos

Benefícios do coco | Óleo, água, leite, farinha e manteiga

2016-10-21 08:00:39Por Frederico Costa

Mensagem Final 

Adiciona o óleo de coco orgânico à tua dieta e, para além de todos os benefícios que foram aqui enumerados, os teus pratos vão beneficiar de um excelente e saudável aroma a coco. 

 

 


https://www.healthline.com/nutrition/top-10-evidence-based-health-benefits-of-coconut-oil



Tatiana Rasteiro Coelho

Tatiana Rasteiro Coelho

Escritor

Tatiana é Mestre em Biologia Molecular e Doutorada em Biomedicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra - Portugal, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência, enquanto proprietária de um ginásio e atleta e L-1 Coach de Crossfit, potenciou a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta à nutrição e suplementação desportiva.

Mais informações sobre Tatiana no LinkedIn.