Ir para o conteúdo principal
Treino

5 Dicas Para Aliviar As Dores Nas Costas

5 Dicas Para Aliviar As Dores Nas Costas
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho

Sentas-te no sofá com o corpo curvado sobre um laptop? Ainda estás nos vintes, mas as tuas costas parecem já ter feito 70?

Não é claramente o que se pretende. Mas as boas notícias são que há algumas coisas que podes fazer para que as tuas costas rejuvenesçam e não continuem a sofrer com o trabalho em casa.

Experimenta algumas destas sugestões e estarás com certeza a sentir-te melhor, e com menos dores nas costas, muito em breve.

1. Começa o dia com alongamentos

Não simplesmente aquele alongamento do “não quero sair da cama”, mas alongamentos como deve ser. Descobre uma rotina de que gostes e gasta 5 minutos de manhã a esticar bem os músculos.

Vai ajudar sem qualquer dúvida as tuas costas a longo prazo e vai também pôr-te numa disposição mais positiva para enfrentar o dia. Para impacto adicional, experimenta acrescentar um rolo de espuma a esta rotina, para “desenrolar” as tensões na zona lombar.

2. Muda a secretária de sítio

Mudar de sítio pode ajudar a fazer com que as tuas costas não estejam em estado crítico ao fim do dia. O mais importante é que o sítio onde trabalhas proporcione suficiente apoio para as costas: por exemplo, se não resistires ao chamamento do sofá, certifica-te que tens almofadas suficientes a ampará-las.

Pode também ser benéfico trabalhar em pé durante meia hora. Isto vai permitir-te esticar as pernas, pôr os músculos a trabalhar um pouco mais e tirar pressão à coluna. Também é positivo por fazer com que o sangue circule.

secretária

 

3. Fazer pausas regulares

Fazer pausas do computador com regularidade vai assegurar que as tuas costas se mexem de vez em quando, o que é fundamental. Se possível, usa estas pausas para mover o corpo com suavidade, fazendo, por exemplo, uma pausa para yoga a meio do dia, ou simplesmente executando alguns dos teus alongamentos favoritos.

Certifica-te também que usas estas pausas para manter o corpo devidamente nutrido e que bebes muita água, para que os músculos e articulações estejam bem hidratados.

4. Dar um passeio

Dar passeios regulamente promove a mobilidade das costas e assegura que não ficas com dores por ter o corpo sentado o dia todo. Mesmo apenas 15 minutos por dia é preferível a nada, e todas as tuas articulações e músculos vão ficar-te gratos.

Fazer exercício regularmente, mesmo que apenas uma pequena caminhada todos os dias, faz com que as tuas articulações se mexam e mantém as tuas costas em forma.

Passeio

5. Tem atenção aos micronutrientes

Assegurar uma nutrição rica em micronutrientes é fundamental para umas articulações saudáveis.

Há imensos suplementos que podem ser usados, se sentires que não estás a obter todos os micronutrientes de que precisas através apenas da alimentação. Estes incluem diferentes variantes da glucosamina, para além de multivitamínicos orientados especificamente para a saúde das articulações.

Mensagem Final

Não ignores as dores e o desconforto nas costas: faz algumas alterações ao teu quotidiano e sentirás as diferenças. Movimentos regulares, mais suporte para as costas quanto te sentas e uma nutrição rica em micronutrientes são fatores fundamentais na manutenção de umas costas saudáveis.

Certificares-te que a tua rotina promove a saúde das articulações é mais importante que nunca se estiveres a trabalhar em casa e sem acesso à cadeira do escritório habitual, por isso, não deixes de experimentar estas sugestões!

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Traduzido por Hermano Moura

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein