Ir para o conteúdo principal
Treino

Treinar Em Casa | Os 5 Melhores Treinos Para Dias Chuvosos

Treinar Em Casa | Os 5 Melhores Treinos Para Dias Chuvosos
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho

Para usar uma citação famosa: o inverno aproxima-se – o que, infelizmente, significa mais chuva a caminho. Especialmente com as limitações no uso dos ginásios, olhar para a chuva a cair lá fora pode facilmente tirar-nos a vontade de comparecer ao treino. Mais um obstáculo a contrariar os teus esforços.

Compilámos os 5 melhores treinos para experimentares da próxima vez que a chuva pareça querer impedir-te de te mexeres, e nenhum deles envolve equipamentos, para que não haja entraves à sua realização.

1. Correr à chuva

Se nunca experimentaste isto, há um treino fantástico à tua espera. Correr à chuva pode parecer uma experiência a evitar, mas é na realidade uma sensação incrivelmente libertadora; especialmente depois das endorfinas começarem a funcionar.

A chuva também contribui para manter o teu corpo fresco durante a corrida, pelo que podes até conseguir correr mais depressa que o habitual, já que não há risco de sobreaquecimento.

Põe a tua playlist favorita nos ouvidos, faz de conta que estás num filme e realiza o teu treino diário. Vai por nós: é uma sensação ótima.

2. Circuito de abdominais

Se não te conseguimos convencer a aventurares-te debaixo da chuva e estiveres sem tempo ou motivação para uma sessão de treino completa, um circuito de abdominais é perfeito. Curto e eficaz: só te tomará 10-15 minutos e vai fazer-te sentir os músculos a trabalhar.

Evita o tempo molhado e queima algumas calorias com esta ideia. E entretanto, vai-te mantendo com atenção ao tempo: talvez seja amanhã o dia para a tal corrida.

3. HIIT em casa

Se planeaste uma sessão de treino cardiovascular, mas não estás com a disposição para correr à chuva, o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) é o teu melhor amigo. Faz o coração trabalhar com uma sessão de apenas meia hora e não terás arrependimentos.

Liberta algum espaço na tua sala (esta parte é importante, se queres manter a casa intacta), veste o equipamento de treino e toca a mexer. Ou, se preferires, põe os auscultadores e ouve música enquanto usas algum degrau de tua casa para fazer um treino HIIT. Saltos laterais em intervalos rápidos, por exemplo, seguidos de um curto descanso, é apenas uma maneira de usar um lanço de escadas para fazer exercício cardiovascular em casa.

4. Yoga

Entra em cena o zen.

Um pouco de yoga faz uma combinação perfeita com um dia chuvoso. Foca-te nos sons da chuva a cair lá fora e sente a mente relaxar por completo. O yoga é também o complemento ideal ao treino com pesos; sustentar posições difíceis exige força, assim como equilíbrio, e vai fazer-te sentir mais forte que nunca.

Por vezes, um dia de chuva pode dar-te vontade de ficar no aconchego, o que nos parece perfeitamente defensável. O yoga é fantástico para acalmar a mente no início ou no fim de um dia de chuva passado no conforto do lar.

5. Dança

Esta é talvez a nossa alternativa favorita.

Não precisas de vestir o equipamento de ginásio para fazer esta sessão de treino. Por vezes, simplesmente dançar na cozinha ao som da nossa playlist favorita e cantar tão mal e tão ruidosamente quanto possível é tudo o que precisamos, quer mentalmente, quer fisicamente.

Podes fazer este treino enquanto esperas por que o jantar fique pronto, que a cafeteira ferva, ou simplesmente para uma pausa a meio do dia. A melhor maneira de treinar num dia triste é fazer algo de que genuinamente gostes, e quem não gosta de dançar (possivelmente de forma embaraçosamente má) às suas canções favoritas?

Mensagem Final

Quer planeies fazer cardio com uma corrida sob a chuva digna de um filme, queiras relaxar com o yoga ou prefiras dançar na cozinha enquanto cozinhas, os dias chuvosos de outono não têm que ser um entrave ao exercício físico.

Especialmente com tantas limitações nos ginásios, há que pensar em encontrar formas de mover o corpo de que tiremos prazer e proveito.

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein