Ir para o conteúdo principal
Treino

O Que É O Treino Fartlek? Dicas E Benefícios

O Que É O Treino Fartlek? Dicas E Benefícios
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho
O treino Fartlek (uma palavra sueca que significa “jogo em velocidade”) é um tipo de treino único que procura desenvolver a capacidade aeróbica através de um estilo mais dinâmico que o típico jogging linear ou treino de sprints.

A melhor parte é que pode ser feito em qualquer lugar (desde que haja espaço suficiente para tal) e certamente só contribuirá para aumentar a intensidade do treino se puderes incluir algum terreno inclinado ou com areia!

O que é o treino Fartlek?

Este tipo de treino envolve a divisão do treino aeróbico em diferentes componentes, através das quais diferentes sistemas de energia são trabalhados. Isto pode ajudar-te a superar pontos de estagnação como praticante de corrida, pelo que deve ser visto como uma ferramenta útil à tua disposição.

Podes praticá-lo como uma sessão de treino estruturada (por exemplo, dividir uma distância de 200m em segmentos de 50m em que caminhas, corres ou sprintas, dependendo da secção), ou podes praticá-lo como uma sessão não-estruturada, o que pode ser mais divertido (por exemplo, caminhar, depois correr, depois sprintar até não aguentares mais, depois fazer corrida leve e caminhar até recuperares o suficiente para sprintar de novo, e repetir).

Certifica-te que fazes um bom aquecimento antes de treinar desta forma, uma vez que poderás de outro modo ficar vulnerável a lesões – o aquecimento deve focar os músculos que mais vão ser mobilizados por uns bons 5-15 minutos antes de dares início ao treino.

Qual é a diferença entre o Fartlek e o treino intervalado?

Tipicamente, o treino intervalado envolve períodos de exercício intenso com um período de descanso antes da repetição do mesmo exercício. Por exemplo, fazer 100m em corrida rápida, a um passo que não conseguirias sustentar para uma corrida mais longa, depois fazer uma pausa para descansar de 60 segundos antes de repetir (fica cada vez mais difícil com cada repetição!).

O Fartlek diferencia-se disto, uma vez que diferentes formas de treino são usadas em combinação numa mesma sessão. Isto é, se tiveres uma pista de 100m à disposição, o Fartlek envolve dividi-la em segmentos com um estilo de treino diferente para cada. Poderás dividi-la em 4x50m: corrida, sprint, caminhada, corrida. Isto causa grandes variações de intensidade e incorpora períodos de recuperação ativa, na forma da caminhada.

Benefícios do Treino Fartlek

Para além de dar ao treino um ar de aventura e quebrar a rotina mais estruturada, uma corrida ou ciclo Fartlek “livre” vai adaptar o teu corpo a mudanças rápidas de velocidade, mobilizar diferentes fibras musculares do corpo e dar-te um treino muito mais diversificado que simplesmente ir do ponto A ao ponto B a uma velocidade constante.

Ao usar um passo lento por alguns períodos, trabalhas as fibras musculares de contração lenta – as mais importantes em desportos de resistência – e sobretudo as fibras de contração média a rápida quando aceleras – as que te ajudam a ultrapassar a competição.

Adicionalmente, observarás o teu coração a trabalhar muito mais, assim como os pulmões, melhorando as tuas capacidades cardiovasculares em virtude da alta intensidade usada.

Treinos Fartlek

1. A pirâmide

Pensa nos números 1-1-2-2-3-3-2-2-1-1. Correspondem a 1 minuto de corrida leve, 1 minuto de corrida rápida, 2 minutos de corrida leve, 2 minutos de corrida rápida, 3 minutos de corrida leve, 3 minutos de corrida rápida, e de volta ao 2 e ao 1 e, no fim, descansar.

A “corrida rápida” deverá ser um pouco mais rápida que o passo que usarias para 5 quilómetros, mas não te deixes enganar pela aparente facilidade nos primeiros minutos!

Uma variante disto seria uma corrida leve ou lenta de 2:30 minutos entre cada sprint: 1 minuto rápido, 2:30 minutos leves, 2 minutos rápidos, 2:30 minutos leves, 3 minutos rápidos, 2:30 minutos leves, 2 minutos rápidos, 2:30 minutos leves, 1 minuto rápido, 2:30 minutos de descanso.

Se conseguires continuar, podes transformar isto num circuito para testar a tua capacidade cardiovascular e resistência muscular. Isto também se qualifica certamente como um treino intervalado de alta intensidade para queimar gordura!

2. Conjugado

Esta ideia desvia-se um pouco dos Fartleks mais regulares: podes usar a abordagem noutros movimentos para além da corrida. A cada 2-5 minutos, para de correr e faz algumas flexões, alguns agachamentos ou até alguns burpees para um treino bem intenso à tua forma física geral.

A variedade é sempre boa para a nossa mente e para o nosso corpo, e exercícios explosivos com peso corporal são ótimos para melhorar o poder muscular.

3. Aleatorizado

Mantém uma estrutura mínima usando postes de luz como referência. Sprinta a distância entre dois, depois descansa entre 3, sprinta entre 3 e descansa entre 2, sprinta entre 2 e descansa entre 4, etc. Usa um padrão aleatório, à escolha, mas com algum tipo de estrutura.

Este treino mantém a ideia de “jogo” do treino Fartlek, mas com suficiente estrutura para dar conta dos progressos.

4. Aceleração súbita

Esta ideia é perfeita para quem é novo no Fartlek e usa uma mudança súbita de velocidade. Basicamente, a cada 5-10 minutos deves aumentar o passo por 1 minuto antes de abrandar até ao passo normal.

Isto vai permitir-te acostumares-te à ideia de mudar de velocidade e melhorar a tua capacidade de corrida em terrenos difíceis, porque o corpo vê-se forçado a adaptar-se rapidamente ao que encontra.

 

Mensagem Final

Se és fã incondicional do treino de corrida, não hesites em experimentar este tipo de treino de vez em quando. Ativar diferentes sistemas de energia é uma boa forma de aumentar a capacidade do corpo e melhorar a nossa capacidade de nos adaptarmos às exigências de uma corrida (por exemplo, para o sprint final, terreno inclinado, etc.). De outro modo, é simplesmente uma forma divertida de variar um pouco o treino, acrescentando alguma variedade para manter as coisas interessantes, enquanto trabalhas em prol da tua próxima meta.

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein