Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Top 5 De Batidos Para Perder Peso

Top 5 De Batidos Para Perder Peso
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor6 anos Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho

Quando pensamos em emagrecer há todo um conjunto de estratégias que é necessário ter em conta para atingirmos os objetivos desejados. Emagrecer sim, mas emagrecer de forma saudável é sempre a prioridade. É certo que um plano alimentar para emagrecer depende de vários fatores, em grande parte inerentes às características físicas de cada um, mas também está dependente da motivação e dedicação. Os resultados consistentes aparecem quando a motivação e a dedicação caminham de mãos dadas. 

Emagrecer de forma saudável não tem que ser necessariamente um sacrifício. Introduzir batidos na dieta permite-te juntar os alimentos de que mais gostas a vários outros alimentos saudáveis e obter uma refeição equilibrada e repleta de nutrientes. 

Os batidos são eficazes na perda de peso? 

Os batidos são uma boa forma de conseguires estas refeições completas, garantindo que te manténs nutrido e a cumprir o teu plano alimentar. Os batidos são sempre muito ricos em vitaminas e minerais, permitem ingerir menos calorias do que uma refeição normal e podem até dar uma maior sensação de saciedade. 

Como parte de uma dieta equilibrada, os batidos podem ajudar-te a perder peso, se os consumires enquanto substitutos de uma refeição ligeira, mas há que fazer a escolha adequada dos ingredientes, dose e da constituição do restante plano alimentar. Uma dieta totalmente composta por batidos pode não funcionar, nalguns casos, como solução para a perda de peso a longo prazo, isto porque as calorias na forma líquida são, geralmente, menos saciantes do que as calorias na forma sólida. 

Para além dos batidos, deves incluir, nas outras refeições, alimentos que te permitam conseguir uma maior saciedade, com o mínimo de ingestão de calorias. Desta forma, irás conseguir perder peso e mantê-lo, pois evitas a sensação constante de fome.

Que alimentos dão maior sensação de saciedade? 

Os alimentos que permitem uma maior saciedade – entendida como a sensação de satisfação e perda de apetite que ocorre após as refeições - tendem a ter as seguintes características: 

  1. Sãoricos em proteínas: a proteínaé o macronutriente que mais preenche e mais permite controlar o apetite, alterando os níveis de várias hormonas relacionadas com a sensação de saciedade, incluindo a grelina (também conhecido por "hormona da fome") e o GLP-1 (glucagon-like peptide-1). 
  2. Sãoricos em fibras: a fibra alimentar tem a capacidade de aumentar de volume depois de ingerida, ocupando maisespaço no estômago e dando uma maior sensação de satisfação por mais tempo; a fibra pode retardar o esvaziamento do estômago e aumentar o tempo de digestão, permitindo que fiques sem fome durante longos períodos. 
  3. mmaior volume: alguns alimentos contêm muitaágua ou até mesmo ar, o que pode ajudar a conferir uma maior saciedade. 
  4. m umabaixa densidade calórica: isto significa que o alimento tem poucas calorias para o seu peso; por norma, alimentos com baixa densidadeenergética são muito satisfatórios, pois contêm muita água e fibra e têm baixo teor de gordura. 
  5. Sãoalimentos não processados: ao conservarem as suas características naturais e melhor perfil nutricional, os alimentos que nãosofrem processamento são geralmente mais satisfatórios do que os alimentos processados. 

Como exemplo dos alimentos mais saciantes temos: 

  • Batatas cozidas - são o alimento com o mais elevado índice de saciedade, podendo ajudar no controlo da ingestão de calorias totais. 
  • Ovos - são um alimento nutritivo e rico em proteínas, com um poderoso efeito na saciedade, controlando a fome até 36 horas após uma refeição. 
  • Aveia - é uma escolha ótima para o pequeno-almoço, permitindo ingerir menos calorias na refeição seguinte e retardar o esvaziamento do estômago. 
  • Peixe - é rico em proteínas e ácidos gordos ómega-3, que podem aumentar a sensação de saciedade; a proteína do peixe pode ter um efeito mais saciante do que outros tipos de proteína. 
  • Carne - é rica em proteínas, sendo que a de origem bovina tem o segundo maior índice de saciedade entre os alimentos ricos em proteínas. 
  • Iogurte grego - é um lanche e café da manhã muito rico em proteínas. Pode aumentar a sensação de saciedade e ajudá-lo a sentir menos fome até a próxima refeição
  • Vegetais e Legumes - são ricos em fibras, proteína e água, ajudando a manter a saciedade por mais tempo; comer uma salada ou legumes cozidos antes das refeições ajuda a controlar a ingestão total de calorias. 
  • Queijo cottage - rico em proteínas e com baixo teor de gordura e calorias.; Ttem um efeito comparável ao dos ovos. 
  • Fruta - é rica em fibras e confere volume, promovendo um rápido enchimento estomacal. 
  • Quinoa - é uma boa fonte de proteína e fibra, que ajuda a aumentar a sensação de saciedade. 
  • Frutos secos - são uma escolha muito popular para um snack entre refeições; são ricos em gorduras saudáveis e também contêm algumas proteínas. 
  • Óleo de coco – rico em triglicerídeos de cadeia média, que podem reduzir significativamente o apetite e a ingestão de calorias. 

Para um plano alimentar eficaz na perda de peso há que saber conjugar, de forma inteligente, os batidos, confecionados com ingredientes saudáveis, com os alimentos escolhidos para as restantes refeições e complementar com a prática de atividade física regular. 

Neste artigo vamos dar-te algumas dicas sobre uma forma simples de conseguires emagrecer e dares ainda mais energia e saúde ao teu corpo. Assim, trazemos-te o best of” de cinco batidos cheios de cor, que te vão ajudar a manter o corpo saudável e a conseguires obter a forma física que tanto desejas. 

batido_emagrecer_spirulina

Batido Verde 

  • Maçã 
  • 1 Abacate 
  • 200ml de Água 
  • 1 Colher Café de Spirulina 

* Coloca os ingredientes numa liquidificadora ou num robô de cozinha durante 5 a 10 segundos. 

MACRONUTRIENTES 
Calorias  215 
Proteínas  4,3g 
Gorduras  17,8g 
Hidratos de Carbono  28,9g 

Batido Roxo 

  • 6 Folhas Pequenas de Espinafres 
  • Maça 
  • Rodelas de Ananás 
  • 1 Pepino 
  • Sumo de 1 Limão 
  • 1 Colher Café de Açaí 

* Coloca os ingredientes numa liquidificadora ou outro robô de cozinha durante 5 a 10 segundos 

MACRONUTRIENTES 
Calorias  150 
Proteínas  6g 
Gorduras  1g 
Hidratos de Carbono  35g 

Batido Amarelo 

  • 1 Banana 
  • Rodelas de Ananás 
  • 1 Iogurte Natural 0% 

* Coloca os ingredientes numa liquidificadora ou outro robô de cozinha durante 5 a 10 segundos 

MACRONUTRIENTES 
Calorias  247 
Proteínas  19,2g 
Gorduras  1g 
Hidratos de Carbono  43g 

Batido vermelho 

  • Maçã 
  • Beterraba 
  • Sumo 1 Limão 
  • 100ml Água 
  • Cenoura 

* Coloca os ingredientes numa liquidificadora ou outro robô de cozinha durante 5 a 10 segundos 

MACRONUTRIENTES 
Calorias  175 
Proteínas  3g 
Gorduras  0,8g 
Hidratos de Carbono  41g 

Batido Laranja 

  • Cenoura 
  • Morangos 
  • 50g Framboesas 
  • ½ Pepino 
  • 100ml Água 

Coloca os ingredientes numa liquidificadora ou outro robô de cozinha durante 5 a 10 segundos 

MACRONUTRIENTES 
Calorias  250 
Proteínas  4g 
Gorduras  1,2g 
Hidratos de Carbono  57,5g 

Mensagem Final 

Os batidos são uma forma muito prática e saudável de substituir uma refeição ligeira e, escolhendo os ingredientes certos, permitem controlar o apetite e fornecem todos os nutrientes e energia de que o teu corpo precisa. 

Para quem está em processo de perda de peso, os batidos podem ajudar a controlar a ingescalórica e a diminuir a sensação de fome. No entanto, para uma perda de peso sustentada, há que conjugar os batidos com outras refeições de alimentos sólidos, que têm um maior potencial no controlo da saciedade. 

Não esqueças nunca de complementar o teu plano alimentar com a prática de exercício físico de forma regular e consistente. 

Fonte: 

Healthline 

https://www.healthline.com/nutrition/15-incredibly-filling-foods 

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein