SALDOS ATÉ 60% DE DESCONTO
5% EXTRA SÓ NA APP | CÓDIGO: PTAPP
10% EXTRA EM AMINOS E PRE-TREINOS, INCLUI NA GAMA ORIGIN | SEM CÓDIGO

Suplementos de L-Carnitina

3 resultados

A L-Carnitina é criada no organismo a partir dos aminoácidos lisina e metionina. É extremamente popular na comunidade de fitness, para quem quer tonificar o corpo ou perder peso e pode ser moroso e dispendioso tentar obtê-la apenas através da alimentação.

Quaisquer que sejam os teus objetivos de fitness, temos pós e cápsulas convenientes para teres sempre contigo que ajudam a garantir que estás a ingerir a carnitina necessária para progredires. Dá uma vista de olhos aos nossos melhores suplementos de L-Carnitina

________________________________________

O que é a L-Carnitina?

________________________________________

A L-carnitina, carnitina ou levocarnitina é um composto de amónia, que participa ativamente no metabolismo da maioria dos mamíferos, das plantas e de algumas bactérias. Está presente em quase todas as células do organismo, atuando na geração de energia na forma de ATP ou adenosina trifosfato, a partir dos ácidos gordos (gordura). A L-carnitina ajuda também a aumentar os níveis de colesterol “bom” (HDL ou High Density Lipoproteins), melhorando o funcionamento do coração e a circulação sanguínea.


A L-carnitina é produzida em pequenas quantidades pelo organismo e é armazenada maioritariamente nos músculos esqueléticos. Numa dieta variada e equilibrada é possível obter entre 50 e 100mg de L-carnitina por dia. As fontes mais ricas em L-carnitina são as carnes vermelhas, especialmente a carne de carneiro e de veado, sendo encontrada em menor quantidade nas outras carnes e nos laticínios. Para aqueles que são estritamente vegetarianos ou veganos é possível encontrar pequenas quantidades de L-carnitina nos cogumelos, nas nozes, no trigo e n arroz.


A L-carnitina tem como principal função atuar no metabolismo das gorduras, nas mitocôndrias das células , gerando energia para o funcionamento dos músculos. Sem a quantidade de L-carnitina suficiente, a gordura não entra na mitocôndria e pode retornar ao sangue na forma de triglicerídeos, aumentando os seus níveis plasmáticos.


Na medida em que atua diretamente nos tecidos musculares, este suplemento é utilizado por atletas e desportistas para aumentar a resistência, aliviar a fadiga física e mental, promover o desenvolvimento da massa muscular e auxiliar na recuperar de lesões. A L-carnitina não é tóxica, não causa dependência, nem constitui doping, pelo que são muitos os atletas profissionais que recorrem aos seus benefícios para a saúde e para a performance desportiva. De facto, acredita-se que a suplementação com L-carnitina ajuda na performance em atividades de endurance, por aumentar o consumo de gorduras e poupar o glicogénio muscular.


________________________________________

O que é exatamente a Acetil-L-carnitina?

________________________________________

A acetil-L-carnitina, ALCAR ou ALC, é a forma acetilada e mais biodisponível da L-carnitina. É também produzida naturalmente pelo organismo, embora seja frequentemente tomada na forma de suplemento alimentar. É geralmente classificada como um aminoácido, mas na verdade é um composto formado por uma vitamina e um aminoácido.


A sua produção ocorre de forma natural nos rins e no fígado, a partir dos aminoácidos lisina e metionina, sendo depois distribuída pelos diversos tecidos do organismo, como o cérebro, o coração e o tecido muscular. A acetil-L-carnitina é decomposta no sangue, por enzimas plasmáticas (esterases), originando a L-carnitina, que é depois usada pelas células do organismo para transportar os ácidos gordos para as mitocôndrias, para posterior degradação e produção de energia.


A carne, que está na base epistemológica do termo “carnitina” (proveniente do latim “carno”, que significada “carne”), é considerada uma das maiores fontes de naturais deste composto. No entanto, existem outros alimentos como os grãos de soja e o abacate que contém também acetil-L-carnitina.

Quando as necessidades não podem ser supridas somente através da alimentação, é necessário introduzir suplementos de acetil-L-carnitina, para garantir níveis ideias de L-carnitina, para otimizar o consumo de gordura para produção de energia, necessária à contração muscular.


________________________________________

Para que serve a Acetil L-Carnitina?

________________________________________

A acetil-L-carnitina é o derivado de ocorrência natural mais abundante e forma-se por reação da carnitina com a acetil-coenzima A (acetil-CoA). A acetil-CoA desempenha um papel fundamental no ciclo de Krebs nas mitocôndrias, essencial para a produção de ATP, que é a forma de energia que alimenta as reações celulares.


Dentro das células, a principal função da acetil-L-carnitina é estimular o metabolismo das gorduras, através do transporte dos ácidos gordos para as mitocôndrias, assegurando que os hidratos de carbono e as gorduras são transformados em energia pelo organismo.


É devido a este efeito sobre a degradação das gorduras que a acetil-L-carnitina está frequentemente presente em muitos suplementos termogénicos.


________________________________________

Quais os benefícios da Acetil-L-Carnitina?

________________________________________

1. Ajuda a acelerar o metabolismo das gorduras

2. Aumenta o desempenho físico

3. Potencia a performance desportiva

4. Conserva as reservas musculares de glicogénio

5. Acelera o processo de recuperação após a realização de exercícios intensos

6. Aumenta os níveis de energia e disposição


Este suplemento é utilizado em dietas de emagrecimento, em combinação com uma dieta pobre um hidratos de carbono, pois ajuda a promover a perda de peso, ao transformar os depósitos de gordura acumulados em energia e proteger o organismo das substâncias nocivas que se libertam durante este processo.

________________________________________

Quais os efeitos da Acetil L-Carnitina?

________________________________________

1. Aumenta a energia física e mental

2. Aumenta a concentração

3. Estimula o estado de alerta

4. Melhora a capacidade de formação e consolidação da memória

5. Reduz o stress oxidativo

6. Contribui para a produção de acetilcolina

7. Estimula o metabolismo para produção de energia para o cérebro

8. Protege contra os estímulos neurotóxicos

9. Previne os efeitos do envelhecimento


Pelo facto de conseguir atravessar a barreira hematoencefálica, a acetil-L-carnitina revela-se mais eficaz a ajudar a retardar o envelhecimento das células cerebrais e a promover a concentração, a memória e as capacidades de aprendizagem.


________________________________________

Como tomar a Acetil L-Carnitina?

________________________________________

Este suplemente é habitualmente usado por todo aqueles que procuram um estilo de vida saudável, para aumentar os níveis de energia, queimar os excessos de gordura, reduzir o apetite, melhorar o funcionamento do sistema imunitário e impedir o armazenamento de gordura.


A dose de acetil-L-carnitina recomendada é de 1 a 2g por dia. Podes escolher um dos suplementos disponíveis em pó, líquido ou em cápsulas, em doses repartidas de cerca de 500mg.


Existem várias alturas do dia aconselhadas para a ingestão da acetil-L-carnitina, sendo ideal o seu consumo logo pela manhã em jejum ou durante as refeições principais, em conjunto com outros alimentos. Outra opção é consumi-la antes do treino, juntamente com uma fonte de hidratos de carbono, ou combinada com uma dose de proteína de 20g a 30g e de hidratos de carbono de 30-40g após o treino.


Esta recomendação deve-se ao facto da acetil-L-carnitina ser absorvida pelas células apenas na presença de insulina, o que requer a sua ingestão em conjunto com fontes de hidratos de carbono, que estimulam a sua rápida absorção.


A única salvaguarda relativamente ao momento de ingestão é evitar consumir a acetil-L-carnitina antes de dormir ou consumir, pelo menos, com moderação, devido ao risco de aumentar os níveis de energia.


________________________________________

A Acetil-L-carnitna tem efeitos secundários?

________________________________________

Apesar de serem pouco frequentes e ainda a ser estudados, podem surgir alguns efeitos secundários decorrentes do consumo de acetil-L-carnitina, como:


• Náuseas e vómitos

• Cefaleias

• Cólicas abdominais

• Diarreia

• Fraqueza muscular


Mensagem Final

A acetil-L-carnitina é a forma acetilada da L-carnitina mais biodisponível e, tal como esta, é produzida naturalmente pelo organismo, embora seja frequentemente tomada na forma de suplemento alimentar, seja em pó, líquido ou cápsulas.


Dentro das células, a principal função da acetil-L-carnitina é estimular o metabolismo das gorduras, através do transporte dos ácidos gordos para as mitocôndrias, assegurando que os hidratos de carbono e as gorduras são transformados em energia, usada pelo organismo para a contração muscular. É devido a este efeito sobre a degradação das gorduras que a acetil-L-carnitina está frequentemente presente em muitos suplementos termogénicos.


A dose de acetil-L-carnitina recomendada é de 1 a 2g por dia, em doses repartidas de cerca de 500mg. Deves tomá-la logo pela manhã em jejum, em conjunto com outros alimentos nas refeições principais, antes ou após o treino, em conjunto com fontes de proteína e hidratos de carbono.


Apesar de serem pouco frequentes, deves ter atenção ao risco de ocorrência de alguns efeitos secundários e procurar sempre a ajuda de um profissional de nutrição desportiva.


Organizar por:

Products