Ir para o conteúdo principal
Treino

Treinar Em casa | 5 Exercícios Para Glúteos

Treinar Em casa | 5 Exercícios Para Glúteos
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho

Como é do conhecimento geral, não é possível perder gordura de forma localizada. O que podes e deves fazer é treinar todo o corpo, recrutando principalmente os grupos musculares de maior dimensão (como os glúteos e os quadríceps) para uma redução generalizada da gordura corporal, e complementar com treino muscular localizado. Com esta estratégia irás notar uma grande evolução nas áreas que desejas melhorar.

Quando não há oportunidade de ir ao ginásio, treinar em casa é uma alternativa fácil e muito eficaz. Neste artigo vamos indicar-te alguns movimentos que podes fazer, no conforto da tua casa, para melhorares a tua forma física e trabalhares, em particular, as pernas e os glúteos.

Exercício #1: Burpees

Músculos envolvidos: músculos da perna e glúteos.

Os burpees são um exercício aeróbico com alguma complexidade mas muito completos e desafiantes, pois recrutam quase toda a musculatura e envolvem força, capacidade cardiovascular, equilíbrio e coordenação. Os burpees têm “má reputação” por alguma razão! No entanto, são incrivelmente práticos de executar, pois não requerem nenhum equipamento e podem ser feitos em qualquer lugar, para além de serem extremamente eficazes na melhoria do condicionamento metabólico.

Posição inicial

Coloca-te em pé, em extensão completa, com os pés afastados à largura dos ombros e os braços ao lado do corpo;

treino em casa

Execução passo a passo

- Começa por dobrar os joelhos e estender as mãos em direção ao chão para as apoiar;

- Atira as pernas para trás, de modo a ficarem esticadas, ficando com o corpo em posição de prancha e, imediatamente, deixa-te cair no chão de forma controlada, dobrando os cotovelos e mantendo-os junto ao tronco;

- Mal o corpo toca no solo, usa os braços para te empurrar rapidamente para cima, ao mesmo tempo que puxas as pernas em direção ao peito e voltas a apoiar os pés no chão, com os joelhos ainda dobrados;

- Uma vez que tenhas os pés apoiados, tira as mãos do chão e salta na vertical, em direção ao teto, esticando completamente os braços acima da cabeça; aterra com os joelhos já levemente fletidos para poderes iniciar de imediato a repetição seguinte.

Desafia-te a fazer 3 séries de 15-20 burpees, com 2 minutos de descanso entre séries.

Exercício #2: Lunges

Músculos envolvidos: quadríceps, glúteos, isquiotibiais, gémeos, abdominais e costas.

Quando se pensa em exercícios eficazes para trabalhar a parte inferior do corpo, ocorrem-nos imediatamente os lunges. São um ótimo exercício para te ajudar a desenvolver força e resistência musculares, equilíbrio e estabilidade Quando executados corretamente, os lunges trabalham os músculos sem sobrecarregar as articulações. É recomendável que coloques um peso extra à medida que fores evoluindo.

Posição inicial

Começa em pé, com os pés afastados à largura dos ombros, apoia as mãos nas ancas, projetando os ombros para trás e o peito para fora.

treino em casa

Execução passo a passo

- Ativa o core e dá um passo à frente, avançando o pé direito e fletindo as pernas até que o joelho da perna de apoio (perna esquerda) toque no chão;

- Garante que ambas as pernas ficam dobradas a 90 graus;

- Mantém o tronco sempre direito, não te deixando inclinar à frente, e garante que o joelho da perna da frente não passa a linha do pé;

- Nesta posição, pressiona o calcanhar direito contra o chão e sobe até voltares à posição inicial;

- Repete, avançando agora com a perna esquerda.

Completa 3 séries de 20 repetições alternadas, 10 para cada perna, com 1 minuto de descanso entre séries. Aumenta a dificuldade à medida que fores ganhando força e dominando o movimento.

Exercício #3: Abdominais Cruzados

Músculos envolvidos: ao mesmo tempo que trabalham os glúteos, manter os ombros elevados ajuda a trabalhar os abdominais superiores, elevar as pernas trabalha os abdominais inferiores e as rotações trabalham os oblíquos.

Posição inicial

- Deita-te no chão com as pernas esticadas, coloca as mãos atrás das orelhas, levanta ambas as pernas do chão, assim com a cabeça e os ombros.

treino em casa

Execução passo a passo

- A partir da posição inicial, mantém a perna direita esticada e puxa o joelho esquerdo ao peito, enquanto rodas o tronco para que o cotovelo direito toque no joelho.

- Logo de seguida, estica a perna esquerda e traz o joelho direito ao peito, rodando o tronco no sentido oposto, até lhe tocares com o cotovelo esquerdo.

- O movimento das pernas fica muito semelhante a pedalar numa bicicleta, acrescentando a rotação cruzada do tronco;

Faz 3 séries de 10 repetições para cada lado.

Exercício #4: Mountain Climbers

Músculos envolvidos: músculos do core, quadríceps, flexores da coxa, glúteos, músculos do tórax, deltoides e músculos da região lombar (responsáveis por estabilizar a posição de prancha).

Usam apenas o peso corporal e são muito eficazes para queimar calorias, aumentar a resistência e fortalecer o core. Quando executados a um ritmo mais acelerado melhoram o condicionamento cardiovascular.

Posição inicial

- Coloca-te na posição de prancha, no chão, apoiando-te nas mãos e nas pontas dos pés; as mãos devem estar imediatamente por baixo dos ombros e com os dedos apontados para a frente e ligeiramente para fora; garante que os braços e as pernas estão em extensão completa e contrai o core para que o teu corpo forme uma linha reta desde os pés até à cabeça;

treino em casa

Execução passo a passo

- A partir da posição inicial, levanta uma das pernas e puxa o joelho para a frente, na direção do cotovelo do mesmo lado, num movimento contínuo e controlado; não deixes o joelho ceder ou entrar em contacto com o chão; leva o joelho o mais longe que puderes, de forma a conseguires tocar com a coxa no peito, mantendo os abdominais contraídos;

- Volta a esticar a perna para trás, até apoiares novamente a ponta do pé no chão;

- Repete a ação com a outra perna, garantindo que tens sempre um dos pés no chão para servir de apoio;

- Continua a alternar o movimento entre os dois joelhos, de forma fluída e confortável; depois de apanhares o jeito, podes aumentar a velocidade, até que as pernas façam um movimento de salto, em vez de se moverem uma de cada vez.

Faz 3 séries de 20 repetições de cada lado.

Exercício #5: Jumping Squats

Músculos envolvidos: quadríceps e glúteos.

Embora os squats ou agachamentos normais sejam ótimos, os jumping squats ou agachamentos com salto são uma alternativa muito mais eficaz e que, definitivamente, ajuda a queimar mais calorias.

Posição inicial

- Começa na posição de extensão completa, com os pés afastados à largura dos ombros e com os braços ao lado do corpo.

treino de glúteo em casa
 

Execução passo a passo

- Começa por fazer um agachamento normal, no qual os joelhos dobram e a anca é projetada para trás e para baixo, até passar abaixo da linha dos joelhos; tenta não deixar os ombros passarem à frente dos joelhos e mantém o tronco alto para proteger as tuas costas;

- Pára nesta posição, ativa os músculos do core e salta explosivamente na vertical, de forma que os teus pés descolem do chão; certifica-te que apoias completamente os pés para saltar e não apenas as pontas;

- Assim que voltares a aterrar com os pés no chão, baixa o corpo de volta à posição de agachamento para iniciar uma nova repetição; tenta aterrar da forma mais silenciosa possível, para garantir que controlas todo o movimento do início ao fim.

Faz 3 séries de 15 agachamentos.

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educacionais e não devem ser usados como conselho médico. Se está preocupado, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir qualquer grande alteração na sua dieta.

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra Subscreve já, clicando aqui!

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein