Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

Shane Williams | As descobertas e resultados de 1 ano de veganismo

Shane Williams | As descobertas e resultados de 1 ano de veganismo
Lauren Dawes
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Lauren Dawes

Todos os anos, quando o relógio bate a meia-noite para o primeiro dia de Janeiro, centenas de milhar de pessoas por todo o mundo embarcam num novo desafio: o Veganeiro. Um mês inteiro de alimentação à base de plantas – sem laticínios, sem carne, sem ovos, sem peixe.

E há boas razões para isso, uma vez que o veganismo representa imensos benefícios para o planeta e para a nossa saúde. Quer tenciones reduzir a tua pegada de carbono ou simplesmente comer mais vegetais, o Veganeiro é um excelente ponto de partida.

Uma das pessoas que o descobriu é Shane Williams, um pai de 39 anos proveniente do Reino Unido que resolveu experimentar o estilo de vida alimentado a poder vegetal em Janeiro de 2020 e não tornou a olhar para trás. Aqui está o que Shane descobriu durante o seu primeiro Veganeiro, e o que o fez manter uma alimentação vegana a longo prazo.

https://www.instagram.com/p/CWxxDLFMbp6/

 

“Nas primeiras duas semanas, houve muitas tentações”

Shane nunca havia tentado o veganismo antes do Veganeiro de 2020. De facto, havia sempre sido intensamente carnívoro, consumindo carne todos os dias. Alguns cheiros vindos da cozinha tornaram os primeiros dias um pouco mais difíceis.

“Nas primeiras duas semanas, houve muitas tentações, porque, é claro, o cheiro de coisas como o bacon... por isso, era muito fácil resvalar, mas eu pensei: não, vou terminar o mês.”

A sua natureza teimosa ajudou-o a resistir às tentações.

“Sou um pouco teimoso. Por isso, a minha mulher e o resto da família disseram: ‘não vais durar nem um dia’. E eu disse ‘vou pois’, só para mostrar que estavam errados. Ainda hoje a minha mulher diz ‘só continuaste para provar que todos estavam errados’, ao que respondo que ‘não… claro que não’.”

Os desafios não terminaram com o perfume do bacon. O veganismo pode ser um choque inicial para o sistema digestivo, uma vez que uma alimentação à base de plantas tende a ter muito mais fibra, por incluir mais vegetais. Isto é algo de que Shane sentiu indubitavelmente os efeitos.

“Quando passamos de comer carne, que é provavelmente mais difícil para o sistema digestivo, para apenas plantas a tempo inteiro, tudo é fibra, e faz-nos sentir muito diferentes. E como nunca o tinha feito antes, ficava com dores de barriga e pensava vagamente ‘que estou eu a fazer?’, ‘isto será normal?’, mas, depois de uma semana, ficamos acostumados. Isso só sucedeu porque eu passei de um extremo para o outro.”

Shane depressa se apercebeu que a comida vegana pode ser tão deliciosa como a não-vegana...

https://www.instagram.com/p/CJGpMrLFKid/

 

“Tenho mais energia, agora. Estou mais focado”

Inicialmente, o seu objetivo era simplesmente experimentar um desafio e tentar algo completamente fora da sua zona de conforto, para ver se conseguia. Mas à medida que foi ficando mais e mais confortável e feliz com os novos hábitos, os seus objetivos mudaram. Quando começou a sentir os benefícios mentais, pôde estabelecer objetivos de fitness para si mesmo e ter a energia para os atingir.

“A intenção inicial era apenas experimentar por uma vez, mas depois de decidir que ia continuar, o objetivo tornou-se ficar um pouco mais em forma e mais magro, perder um pouco de gordura, ganhar um pouco de músculo.Tenho mais energia agora. Estou mais focado quando treino e creio que isso é em parte porque, mentalmente, sinto mais clareza em relação ao que estou a pensar e ao que estou a fazer. E como gosto de ir ao ginásio muito cedo, por ter filhos, levanto-me e trato disso antes deles acordarem. É simplesmente mais fácil fazer isso agora.”

 

“Não voltei a ter problemas com a febre dos fenos”

Para Shane, os benefícios do veganismo não terminaram com a maior clareza mental e menor gordura corporal. Também descobriu que os sintomas das suas alergias e eczema melhoraram em resultado da mudança no seu estilo de vida.

“Desde bebé que tinha um caso mau de eczema, que mudou e se deslocou no corpo à medida que envelheci. Mas nos últimos anos, tornou-se muito mau nas mãos. Fui consultar dermatologistas e todo o tipo de médicos. Estive a tomar comprimidos para o problema, que me ajudaram um pouco, mas estava sempre presente e causava-me dores fazer muitas coisas. Mas depois de ter começado com um alimentação vegana, o eczema praticamente desapareceu.Creio que parte da questão terá que ver com a intolerância aos laticínios que provavelmente tinha, mas da qual não sabia. E também outras alergias – tenho asma, muito moderada de momento, mas é algo com o qual não quero ter de lidar presentemente. E no verão, não tenho qualquer problema com a febre dos fenos, como tinha dantes.”

 

“Provavelmente não teria conseguido há 20 anos atrás.”

Se sentes o entusiasmo por começar a comer um pouco mais de verdes, Shane tem algumas dicas fantásticas para qualquer pessoa que tenha resolvido experimentar o veganismo. Ele diz para começar com pouco e manter o foco em tornar veganas as nossas refeições favoritas.

“Começa por fazer pequenas mudanças, não te atires de cabeça. Tive um amigo a fazer isso e ele teve imensas dificuldades, porque se trata de uma grande mudança.

Há muitas opções à disposição neste momento. Para ser honesto, provavelmente não teria sido capaz de fazer isto há 20 anos, porque não havia nessa altura tanta escolha, enquanto agora por toda a parte há muito à disposição em matéria de alternativas veganas. Basta pensar naquilo de que gostamos e pensar ‘Ok, ainda posso comer isto, mas vai ser ligeiramente diferente.’ Simplesmente, decide-te a experimentar.”

O planeamento também é essencial para tornar a nova rotina vegana mais fácil. Para Shane, não estar preparado foi um dos obstáculos mais duros.

“Penso que a parte mais difícil é quando sabemos que vamos sair, se temos de viajar, ou de trabalhar, ou vamos a algum lado, devemos planear com antecedência para saber onde comer. A maioria dos lugares têm refeições veganas, mas é preciso um pouco de planeamento adicional.”

 

“Simplesmente um hambúrguer saboroso, é fantástico, eu adoro.”

Muitos iniciantes no veganismo preocupam-se por não poderem comer as suas refeições favoritas depois da mudança. Mas Shane demonstra que não é necessariamente esse o caso. Continua a comer o seu prato favorito e desfruta de cada dentada. Embora não tenha sido sempre assim…

“Gosto de um bom hambúrguer. Nem todos os queijos veganos são do meu agrado, mas há lugares em que podemos pedir takeaway e o queijo é fantástico. Talvez apenas porque me acostumei mais a ele, porque, das primeiras vezes, pensei ‘isto é horrível’. Mas sim, um bom hambúrguer, um pedaço de facon [bacon “falso”], um bom molho – simplesmente um hambúrguer saboroso, é fantástico, eu adoro.”

 

Mensagem final

Shane não voltou a olhar para trás desde o Veganeiro de 2020 e sentiu alguns benefícios que alteraram a sua vida depois de mudar de alimentação. Embora toda a gente seja diferente – não podemos garantir que vás sentir os mesmos benefícios que Shane – no mínimo, comer mais alimentos veganos vai aumentar o teu consumo de vegetais e fazer uma boa ação pelo planeta.

Se estás a pensar aderir ao veganismo por este mês, não tes esqueças de ver a nossa lista de suplementos veganos e plano de alimentação elaborado pela nossa nutricionista.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Lauren Dawes
Escritor
Ver o perfil de Lauren Dawes

A Lauren é licenciada em Literatura Inglesa. No mundo do desporto e lifestyle é apaixonada por natação e recentemente descobriu a paixão por levantar pesos e Hot Yoga.

Normalmente aos fins de semana adora um bom almoço, experimentar receitas novas com os seus colegas de casa e tudo o que a ajude a quebrar a monotonia. Para si, o mais importante é manter um equilíbrio entre exercício físico e festas.

Descobre mais da vida da Lauren aqui.

myprotein