Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Veganismo | Nutrição E Suplementação Pré-Treino

Veganismo | Nutrição E Suplementação Pré-Treino
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho

Quer o mundo dos suplementos pré-treino já não apresente mistérios para ti, ou nunca tenhas experimentado nenhum, é inegável que há certas coisas de que o corpo precisa para uma sessão de treino não apenas eficaz – mas que ultrapasse as expectativas.

Somos sempre a favor de alimentar as tuas ambições. Transpor com ambos os pés a soleira da porta do ginásio já é meio caminho andado, mas, até para os atletas mais dedicados, a determinação, o talento e a integridade têm um limite. O corpo precisa do combustível certo, não só para o exercício, mas também para a recuperação.

Uma alimentação vegana é uma opção de saúde e de estilo de vida com muitos mitos associados. Há quem acredite que para um vegano não são possíveis ganhos de massa muscular comparáveis aos que se conseguem com carne e laticínios. No entanto, é simplesmente uma questão de saber onde procurar.

Para levantadores de pesos bem informados e frequentadores de ginásio que pretendem perder peso, o que conta, em matéria de alimentação, são os macronutrientes, não a quantidade de carne. A questão é certificarmo-nos de que o corpo obtém tudo o que precisa, e isso pode ser agrupado em três componentes vitais – proteínas, hidratos de carbono e gorduras.

Estes são elementos que é possível obter facilmente de fontes alimentares naturais que não envolvem carne, laticínios ou preservantes.

Alimentos Pré-Treino Veganos

Sejas ou não vegan, deves sempre tentar obter hidratos de carbono de fontes naturais e não-processadas. Hidratos de carbono refinados, ou “hidratos vazios”, como são por vezes chamados, não valem de muito como alimento. São um pouco o equivalente a pôr o tipo de gasolina errado no carro.

Evitar hidratos de carbono refinados em favor do tipo certo pode passar por algo tão simples como optar por batata doce em vez de batatas de pacote, produtos integrais em vez de produtos brancos processados e, de um modo geral, hidratos de carbono tão orgânicos quanto possível. Isto não tem, contudo, que implicar necessariamente gastar mais dinheiro.

1. Aveia

aveai
Pensa em sementes e grãos. Diz-se que as papas são a base para um bom começo de dia – o mesmo se aplica ao treino. A aveia é uma forma versátil e eficaz de obter hidratos de carbono de absorção lenta, que podes misturar com um pó proteico vegano uma hora antes de treinar.

2. Fruta

fruta

Fruta seca e sem açúcar é a solução perfeita para quando estás a precisar de uma dose rápida de hidratos de carbono saudáveis. Podes, aliás, restabelecer as tuas reservas de energia à base de maçãs e bananas. As bananas estão cheias de potássio, que perdemos às carradas quando suamos, pelo que para além da energia, podem ajudar a prevenir as cãibras em músculos fatigados.

3. Manteigas de Nozes

maça com manteiga de noz
As manteigas de nozes veganas são a opção seguinte, proporcionando uma fonte rica em proteínas e energia que vai durar para toda a sessão de treino. É uma excelente fonte de gorduras saudáveis e, como é um creme para barrar bastante denso em calorias, pode ser especialmente útil para veganos que tentam atingir um excedente de calorias, para ganhar massa.

Suplementos Pré-Treino Veganos

Suplementos veganos, quando usados em conjunção com uma dieta equilibrada, podem ser uma forma muito rápida e conveniente de te assegurares que estás a obter tudo o que o teu corpo pede – sem a maçada de inspecionar rótulos ou preparar refeições.

Há muitos a considerar, dependendo do teu nível de forma física e objetivos – temos algo para toda a gente, quer estejas a tentar perder alguns quilos, esculpir um “six-pack” ou fazer crescer os bíceps.

Contudo, no domínio dos suplementos pré-treino veganos, estes são um bom ponto de partida:

1. Pré-Treino Vegano

Suplemento pre-treino vegano

Uma excelente escolha para energia de base vegetal completamente natural.

Os pré-treino existem para elevar a sessão de exercício a outro nível, e esta mistura vegana não é exceção. Com uma série de ingredientes amplamente estudados, o suplemento é um cocktail explosivo de extratos de plantas com um efeito verdadeiramente potente.

Contém 150mg de cafeína por porção, que ajuda a melhorar a concentração e a promover o estado de alerta e pode aumentar o desempenho em termos de resistência e capacidade. Possui também beterraba, grainha de uva e extrato de semente de Sophora Japonica, para criar um estimulante natural.

Também incluímos vitamina C, que ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga, para além de dar apoio ao sistema imunitário – mantendo-te em condições de regressar ao ginásio e voltar ao treino dia após dia.

2. Creatina Monohidrato

monohidrato_creatina para veganos

A suplementação com creatina é especialmente importante para quem faz uma alimentação à base de plantas, uma vez que a maioria das fontes naturais de creatina são encontradas em produtos animais, como carne vermelha, carne de aves, peixe e laticínios.

A Creapure é o monohidrato de creatina micronizada mais puro e refinado disponível no mercado de nutrição desportiva – e é completamente adequada para veganos.

A creatina pode constituir uma verdadeira mais-valia para os teus treinos, uma vez que está cientificamente provado que aumenta o desempenho físico em exercícios que envolvem rondas sucessivas de esforço intenso de curta duração. Indispensável para quem treina.

3. Cafeína Pura

pure_caffeine suplemento para veganos
Quem tem vontade de se pôr na fila para um dispendioso latte de soja? Esquece o café e obtém antes a cafeína diretamente de um destes convenientes comprimidos de Cafeína Pura

Proporcionam um maior foco ao teu treino, ajudando-te a executar cada série sem distrações. A cafeína também tem um efeito conhecido no desempenho e capacidade de resistência, pelo que poderás ser capaz de um esforço maior e mais prolongado.

Podes ver também o artigo sobre  a nossa gama Myvegan.Mensagem Final

Há muitos benefícios nutricionais associados ao veganismo e é sempre positivo incluir mais plantas na nossa alimentação. No que toca ao pré-treino, poderás obter uma dose de energia igualmente eficaz com suplementos pré-treino veganos e com refeições pré-treino veganas. Faz um treino ao teu melhor nível na próxima sessão com algumas destas soluções que demos neste artigo.

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Traduzido por Hermano Moura

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein