Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

7 Dicas Para Combater A Melancolia de Inverno

7 Dicas Para Combater A Melancolia de Inverno
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho

Com os dias mais curtos, mais escuros, mais frios, não é surpreendente que tantas pessoas sintam a melancolia do inverno. Acordar quando ainda está escuro, ir até ao ginásio mergulhados em frio e dizer adeus ao sol às quatro da tarde não é nada divertido. Mas há pequenas coisas práticas que podemos fazer para tentar combater a disposição negativa e mesmo desfrutar do inverno.

Aqui vão algumas das nossas dicas principais para combater os dias cinzentos.

1. Manter a rotina

Assim que a hora muda, é fácil sentir que todas as nossas rotinas ficam de pernas para o ar. Mas não tem que ser assim. Encontrar e manter uma rotina pode ser muito útil para nos mantermos com a cabeça no sítio e a sensação de controlo sobre o que se passa à nossa volta. Ajuda-nos a lidar com as coisas, mesmo em alturas de stress.

Se tens o hábito de treinar de manhã, continua a fazê-lo, e vice-versa se tiveres hábitos de ginásio mais noturnos.

Manter a rotina em relação ao horário de sono é também muito importante. A consistência na hora de ir para a cama e acordar, mesmo aos fins de semana, ajuda-nos a sentirmo-nos frescos, alerta e com melhor disposição para o dia.

2. Exercício

Sabemos que já sabes disto. Mas vale a pena insistir: o exercício faz maravilhas pela nossa disposição.

A libertação diária de endorfinas pode ser o elemento de que precisas para manter a tua mente saudável. Descobre como gostas de te mexer, se é com uma corrida revigorante de manhã, ou a levantar pesos no ginásio todos os dias.

Ter algo como uma rotina de exercício e objetivos de fitness em que te possas focar pode ser uma autêntica corda de salvação quando estás a sentir-te em baixo. Permite fazer uma pausa mental do resto da vida, mesmo que apenas por meia hora, e o foco em algo que visa puramente a satisfação própria.

3. Fazer (e comer) boa comida

A comida é o caminho para o coração de muitas pessoas. Tirar tempo para cozinhar uma boa refeição e usar o forno para fazer algo que nos deixe contentes é a forma perfeita de desligar do mundo. Põe música a tocar, ou um podcast, e desfruta de algum tempo a sós, ou na companhia de uma pessoa chegada, a cozinhar.

Aprende a fazer alguns novos favoritos, ou desfruta das receitas típicas de inverno. Faz algo cujo sabor vá fazer a tua mente sentir-se renovada!

4. Sai de casa sempre que puderes

Uma das principais causas da depressão invernal é a falta de luz durante esses meses. Tenta arranjar tempo todos os dias para um passeio enquanto há sol no céu, para uma dose de vitamina D e de ar puro.

Caminhar dez minutos por dia pode dar-te uma disposição dez vezes melhor. E com tantas pessoas ainda a trabalhar a partir de casa, é muito mais fácil sair e caminhar um pouco todos os dias, mesmo que seja à volta do quarteirão.

Dica: esta ideia é ainda melhor se tiveres um cão para passear.

5. Desfruta das novidades do inverno

Embora o inverno possa ser uma altura de tristeza para muitas pessoas, traz consigo imensas novidades de que tirar proveito, que ficam muitas vezes negligenciadas quando estamos com uma disposição negativa.

Planeia um dia para fazer a decoração de Natal com a família, ouvir música, ver alguns filmes favoritos e aconchegares-te no sofá. Desfruta das caminhadas frescas e revigorantes de inverno, que não podes fazer em nenhuma outra altura do ano. E dá uma volta para ver as iluminações de Natal perto de ti, antes de te abrigares com uma chávena de chocolate quente na mão ao fim do dia.

Todas estas coisas só acontecem nos meses de frio, portanto, aproveita-as ao máximo.

6. Arrumações

Costuma-se falar nas “limpezas de primavera”, mas arrumar tralhas pode elevar a nossa disposição em qualquer altura do ano.

O fim do ano é a altura perfeita para vistoriar as tralhas que tenhas acumulado e deitar fora tudo aquilo de que já não precises, para preparar a chegada do novo ano.

Faz uma limpeza geral à tua casa, e vais sentir instantaneamente que a tua vida fica mais organizada e mais em controlo sobre o que te rodeia, o que é um enorme benefício para a saúde mental.

7. Fala com amigos e família

Talvez este seja o ponto mais importante desta lista, toma a iniciativa de procurar as pessoas que te são queridas para conversar, quando sentes a melancolia de inverno invadir-te.

Desabafar com alguém que conheces, mesmo que não haja nenhuma solução prática em vista, vai pôr as tuas preocupações em perspetiva e permite a essa pessoa ajudar-te.

E, por favor, procura ajuda profissional se estiveres a debater-te com problemas de saúde mental.

Mensagem Final

A melancolia invernal é muito comum e não é motivo de vergonha. Fazer algumas mudanças práticas na tua vida e fazer coisas positivas pelo bem-estar da tua mente é sempre um bom lugar por onde começar, quando sentes que a época te começa a afetar.

Procura sempre ajuda profissional e fala com o teu médico se estiveres com dificuldades com a tua saúde mental.

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein