Ir para o conteúdo principal
Suplementos

O Que é o Ácido D-Aspártico? | Benefícios, dose e efeitos colaterais

O Que é o Ácido D-Aspártico? | Benefícios, dose e efeitos colaterais
Claire Muszalski
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Claire Muszalski

O ácido D-aspártico é um suplemento usado mais frequentemente por homens, com o propósito de manter níveis normais de testosterona. Este artigo vai abordar precisamente o que é o ácido D-aspártico, como funciona, os seus potenciais benefícios, a sua dosagem e quaisquer possíveis efeitos negativos.

Salta para:

O que é o Ácido D-Aspártico?

Primariamente, esta substância é conhecida por promover a libertação da hormona luteinizante no cérebro, resultando na produção de testosterona.1

É uma das duas formas do aminoácido ácido aspártico. A outra forma é o L-aspartato. Os aminoácidos servem uma grande variedade de funções no organismo, mas a mais famosa é o seu papel como componentes basilares de todos os tipos de proteína, juntamente com hormonas e neurotransmissores.

O ácido D-aspártico atua na região central do cérebro, causando libertação de hormonas, como a hormona luteinizante, a hormona folículo-estimulante e a hormona do crescimento.1 Pode também acumular-se nos testículos, onde amortece uma etapa regulatória da produção de testosterona, levando a um pequeno aumento da mesma.1

Benefícios do Ácido D-Aspártico

Pode aumentar a produção de esperma

Homens com pouca produção de esperma podem beneficiar do uso de ácido D-aspártico, uma vez que há investigação que mostra que a sua suplementação pode causar melhorias significantes na contagem e mobilidade dos espermatozóides.2

Pode aumentar os níveis de energia

Um dos maiores benefícios de aumentar níveis de testosterona abaixo do normal para níveis normais através da suplementação com ácido D-aspártico é a produção aumentada de energia, que pode representar maior resistência durante o exercício físico ou melhor desempenho.

Pode ajudar a um melhor repouso

Níveis maiores de testosterona são reconhecidos como promotores de uma boa noite de sono. Também geram mais energia e bem-estar em geral do organismo, assim como uma boa recuperação do último treino.

Está demonstrado que um sono diminuído ou de má qualidade contribui para a redução da testosterona, uma vez que esta é libertada, na sua maior parte, durante o sono.3 Num estudo de uma semana em homens jovens e saudáveis, a redução do sono (para 5 horas por noite) resultou em que os níveis de testosterona durante o dia caíssem em 10-15%.4 Dificuldades regulares em dormir podem resultar em efeitos a esse nível, e a suplementação com ácido D-aspártico pode ajudar a combatê-los.

Bom para a circulação

Sabias que a testosterona também promove a concentração de glóbulos vermelhos sanguíneos no corpo e ajuda a fornecer oxigénio aos músculos?5 É possível que a suplementação de ácido D-aspártico possa assim ter um efeito no aumento da capacidade de desenvolver massa muscular, assim como numa melhor resistência ao exercício físico.

Descobre mais sobre outros suplementos de construção muscular:

O ácido D-aspártico e o desenvolvimento muscular

Provavelmente a razão mais comum para suplementar com ácido D-aspártico é o bodybuilding. O treino natural da massa muscular está associado a estimulantes naturais da testosterona, que são legais e muito populares no mundo desportivo, mas especialmente entre a comunidade de culturistas. À medida que o corpo envelhece naturalmente, a partir dos vintes, a capacidade de produzir testosterona diminui. É sabido que a libido pode também decrescer, juntamente com a produção de espermatozóides, e a capacidade de desenvolver e manter a massa muscular também pode, infelizmente, sofrer as consequências.

As boas notícias são que está longe de ser impossível continuar a desenvolver massa muscular aos 50 ou 60 anos de idade. Como a testosterona é reconhecida como a responsável pelo desenvolvimento de massa muscular e pela libido, pessoas mais velhas que querem continuar a trabalhar no seu corpo usam muitas vezes este tipo de suplementos naturais e legais para estimular a produção esta hormona crucial. O ácido D-aspártico é um destes suplementos.

Níveis normais ou altos de testosterona aumentam a produção de proteínas musculares, promovendo a hipertrofia muscular. Também limita a produção de cortisol, uma hormona que pode favorecer uma maior acumulação de gordura na barriga e a perda de tecido muscular.

Estas observações, combinadas com os efeitos benéficos para o sono e para os níveis de energia, fazem do ácido D-aspártico um suplemento potencialmente valioso para atletas de todas as idades.

Efeitos colaterais do ácido D-aspártico

Níveis muito altos de testosterona podem ter alguns efeitos negativos. O surgimento de acne e de mais pelo corporal é comum nestes casos, juntamente com níveis elevados de agressão e um apetite maior. É pouco provável, contudo, que o ácido D-aspártico vá fazer subir os níveis de testosterona a esse ponto, pelo que correntemente não há efeitos negativos conhecidos para este suplemento.

Há algum motivo para preocupação?

Esta é uma substância amplamente reconhecida como segura e não é proibida no mundo desportivo.

Num estudo de 90 dias publicado na Advances in Sexual Medicine, os participantes tomaram 2660mg de ácido D-aspártico todos os dias. Sessenta homens participaram. Desse número, 30 sofria de motilidade reduzida dos espermatozóides, enquanto os outros 30 sofriam de motilidade e também contagem reduzidas do espermatozóides. A investigação mediu os níveis de creatinina, eletrólitos, glóbulos sanguíneos, glicose, enzimas e ureia dos participantes regularmente e não encontrou qualquer anomalia. Os resultados revelaram que não havia consequências negativas para o organismo no uso de ácido D-aspártico e que este podia aumentar substancialmente os níveis de hormona luteinizante no corpo.

Suplementos de ácido D-aspártico

O ácido D-aspártico da Myprotein é a maneira perfeita de suplementar a tua alimentação com este complemento ao treino de bodybuilding. Para quem faz regularmente exercício físico, esta forma em pó fácil de misturar do suplemento é ideal para o uso quotidiano.

Dosagem de ácido D-aspártico

Coloca uma quantidade à escolha de água ou sumo num shaker. Acrescenta 1,5 scoops pequenos (3g), agita, e consome uma vez por dia. Depois de 12 dias consecutivos de uso, recomendamos que pares por uma semana antes de repetir o ciclo.

Questões frequentes

O que é o ácido D-aspártico?

Trata-se de uma das duas formas do aminoácido ácido aspártico. É conhecido por aumentar a libertação de uma hormona no cérebro que promove a produção de testosterona.

Quais são os benefícios?

Estes podem incluir uma contagem de espermatozóides aumentada no caso dos homens, maiores níveis de energia, melhor qualidade do sono e melhor circulação.

Deve ser tomado em ciclos?

Sim. Recomendamos que seja feita uma semana de pausa depois de 12 dias de uso consecutivo.

Como deve ser tomado?

Recomendamos a suplementação com ácido D-aspártico em pó: 3 gramas por dia por 12 dias consecutivos, seguidos de uma semana de interrupção.

É seguro?

Trata-se de uma substância amplamente reconhecida como segura e não está listada como proibida para fins desportivos.

 

Mensagem final

Como potencial estimulante da produção de testosterona, o ácido D-aspártico é muitas vezes usado por utentes regulares de ginásio e outras pessoas que procuram desenvolver a sua massa muscular, sendo muitas vezes recomendado a homens com problemas de fertilidade.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Traduzido por Hermano Moura

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.

Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.

A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.

Para saberes mais da Claire, clica aqui.

myprotein