Entrega Grátis ao gastares +55€ 15€ por cada Amigo Referido 5% Extra na App 5% EXTRA para novos clientes
ATÉ -50% EM PROTEÍNAS SELECIONADAS | SOJA E COLAGÉNIO INCLUÍDOS | TERMINA EM:
DIA
:
HORAS
:
MINUTOS
:
SEGUNDOS
TREINO

Um PT responde: devemos procurar a DOMS?

Monica Green
Published: 13/06/2022 Por Monica Green
Escritor

Não que queiramos deixar ninguém de má disposição com o tema. Trata-se de um assunto doloroso. Vamos falar de dores musculares de começo tardio, ou DOMS (do inglês Delayed Onset Muscle Soreness).

As boas notícias são que não nos vamos alongar a relembrar-te o quão desconfortável pode ser a experiência. Em vez disso, o PT da Myprotein Max Leonard está connosco para nos dizer exatamente o que DOMS é e o que podemos fazer quanto aos seus sintomas.

Também responde à questão eterna – a DOMS é o sinal de um treino eficaz?

Vamos aos detalhes.

 

 

O que é a DOMS?

A DOMS são dores musculares de início tardio. São os músculos doridos que sentimos horas ou dias depois de um treino.

Max explica que a maioria dos sintomas são dores moderadas e fadiga muscular, levando normalmente a uma amplitude de movimentos diminuída. Mas podem ser mais severos em alguns casos.

Max explica que os sintomas começam normalmente a passar em cerca de três dias (felizmente!).

 

O que causa a DOMS?

O exercício, pois claro, mas de que tipo?

A DOMS é causada por exercício que é muito mais elevado em termos de volume ou de intensidade do que o corpo está acostumado. Isto causa danos nas fibras musculares que causam dores.

 

A DOMS faz mal?

Há quem adore a sensação de ter os músculos doridos porque fica com a impressão de que está a fazer progressos, mas a resposta de Max pode constituir uma surpresa…

Embora a DOMS não seja prejudicial a longo prazo – recuperamos rapidamente e não se trata de uma lesão grave – isso também não significa que seja algo positivo.

Max declara que “não temos de procurar a DOMS em cada treino”. Este é um facto importante que desfaz um equívoco comum.

De facto, a DOMS pode ter um efeito negativo no treino. Isto porque pode atrasar os outros treinos, por exemplo, se tivermos de adiar o treino seguinte, ou se tivermos de baixar o volume ou intensidade dos exercícios.

De qualquer modo, quanto mais nos habituarmos a treinar, mas o corpo se vai adaptar e menos haverá dores musculares.

 

A DOMS é o sinal de um treino eficaz?

Recordas-te do primeiro dia de pernas da tua vida? Ou melhor, lembras-te de não conseguir andar no dia seguinte? Bem desagradável.

Bem, essa sensação começa a passar à medida que nos habituamos ao treino. Como regra geral, Max diz que 48 horas é um período de recuperação razoável.

“Deverás ser capaz de repetir um exercício ou treino na mesma parte do corpo 48 horas depois, com o mesmo nível de intensidade, uma vez que isto deve ser tempo suficiente para os músculos recuperarem.”

E para a grande questão: a DOMS é realmente o sinal de um bom treino? Já sentimos a expectativa dos devotos da DOMS…

“Não é forçoso que se sintam quaisquer dores depois de um treino para que este seja eficaz.” Não sentir os músculos doridos não significa que fizemos um mau treino.

 

Como reduzir a DOMS

Agora que sabemos que não precisamos de sentir dores para saber que treinamos produtivamente, a ideia que nos vem à mente é descobrir como as evitar para podermos voltar ao ginásio logo que possível.

Max diz que o primeiro fator é sempre a prevenção. Mas embora se possa pensar intuitivamente que fazer alongamentos antes e depois do treino é a resposta mais simples, não é essa a solução. Há estudos que mostram que fazer alongamentos antes ou depois do treino tem muito poucos efeitos na DOMS (embora seja importante por outras razões!).

De seguida, vem a nutrição. O que comemos pode ter um impacto enorme na nossa recuperação. Max esclarece que “os hidratos de carbono não são um diabo. São combustível para o corpo e são essenciais para assegurar que estamos preparados para o exercício.” Uma dose de proteína alta na alimentação é também vital para recuperar. Max sugere que tentemos ingerir 1,7g de proteína por quilograma de peso corporal por dia.

Mas a forma melhor e mais simples de reduzir a DOMS é simplesmente não exagerar no ginásio. A sobrecarga progressiva é necessária e fantástica para desenvolver massa muscular, mas progredir demasiado rapidamente pode causar DOMS extrema e até arriscar lesões. Dá ouvidos ao teu corpo, sem deixares de tentar progredir.

 

Devo treinar com DOMS?

A resposta simples é não.

Quando treinamos um grupo muscular que ainda está a recuperar, estamos a causar mais danos aos tecidos antes que estes tenham tido oportunidade de se reconstruírem e fortificarem, prejudicando o nosso progresso.

 

 

Mensagem final

Quer gostemos da DOMS ou a detestemos, esta é normalmente inevitável a algum momento da vida para quem faz treino com pesos. Mas sentir o corpo dorido depois de cada treino não é necessariamente um indicador de uma boa sessão. De facto, pode até prejudicar o nosso progresso, se cairmos em exageros. Alimenta o teu corpo devidamente e desafia-te sem exagerar – não precisas de sentir dores constantes para continuar a melhorar.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Monica Green
Monica Green Escritor
Originally from London, Monica graduated with a degree in Philosophy from the University of Leeds, where she honed her writing skills at a popular student news website and discovered her passion for weight training. Now, she’s proud to combine her love of fitness with her talent for storytelling. Outside of work, Monica enjoys cooking, exploring new restaurants, and discovering scenic walking routes.

Artigos relacionados