TREINO
Treino funcional de Surf | Top 5 exercícios


Quais são os benefícios deste treino?
Não te foques apenas no fortalecimento muscular feito no ginásio. Para desenvolveres melhor os “skills” específicos da modalidade, o ideal é ires para dentro de água e surfar. É na prática do mesmo que desenvolves melhor a força e a coordenação inerente à modalidade. Nadar é uma boa opção. Aposta no treino funcional: Os benefícios desta metodologia permitem-te activar músculos posturais e core que te ajudarão na estabilização, coordenação de movimentos e postura corporal. É imperativo que fortaleças estes músculos.- Exercícios como elevações, flexões, “jumping jacks”/polichinelos, squat’s, lunges. Aulas de yoga, pilates ou até mesmo boxe. Treino em pranchas/plataformas de instabilidade, bola bosu, etc...são tudo opções usadas no surf profissional, porque englobam todo o corpo em diferentes tipos de movimento funcional.

- O treino adapta-se a ti e às tuas necessidades
- Treina todas as capacidades motoras
- Melhora a tua saúde e performance
- Treina a funcionalidade de movimentos, não apenas músculos
- Motivador e desafiante pela infinidade de exercícios e possibilidades
- Melhora a postura, equilíbrio estático e dinâmico, eficiência dos movimentos, estabilidade do core e força muscular.
- Deitado no chão ou areia e realizar uma flexão de braços forte e explosiva, seguida de um salto, o exercício termina com o retorno à posição inicial.
- É sugerido a progressão do exercício alterando o salto para o movimento de subida para a prancha com um pé a frente.
- Este exercício é fundamental ao Surf, pois a pliometria exercida nele permite-te treinar a explosão muscular dos membros inferiores e superiores.
- Agachar, levantar e ou manter a posição de agachamento na plataforma de instabilidade.
- O core deve estar contraído e evitar os apoios da plataforma de instabilidade chão. Ideal para treinares o equilíbrio e postura durante a prática desportiva.
- Simular a remada através da resistência do elástico.
- Deves estar deitado apoiado sobre bola de Pilates para simular a compressão que a prancha exerce, depois colocar o elástico em tensão e iniciar os movimentos de remada.
- Exercício primordial ao fortalecimento lombar, de modo a evitares as dores de costas após Surf.
- Deitas-te de barriga para baixo, pés, joelhos e braços esticados fora do chão, sustendo-os no ar.
- Iniciar o exercício em posição de prancha no chão (frontal ou lateral) e manter essa posição durante um determinado tempo, sempre com o core contraído e coluna alinhada.
- Seguidamente pode e deve-se incluir alguns movimentos com vista a dificultar o exercício, como por exemplo apoiar os braços numa plataforma de instabilidade ou levantar uma perna e mante-la estendida no ar por alguns segundos.
- Outro exercício interessante e específico para a modalidade dentro deste grupo são abdominais com flexão das ancas na bola de Pilates.
- Mãos apoiadas no chão, membros inferiores apoiados na bola de Pilates e realizar o movimento de flexão/extensão da anca, de forma controlada e contraindo o abdominal, de forma a manter uma boa postura no decorrer do exercício.


Rui Eusébio Escritor