Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

O PT de Daniel Craig Revela Como Treina James Bond

O PT de Daniel Craig Revela Como Treina James Bond
Monica Green
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Monica Green

Com o novo filme da série James Bond, Sem Tempo Para Morrer, já nos cinemas, há uma questão que nos tem enchido a mente, aqui na Myprotein: como diabo é que o Daniel Craig mantém aquele físico e se move daquela forma?

Famoso por recorrer menos a duplos para as cenas de ação que qualquer outro 007, Daniel Craig tem trabalhado de uma forma muito empenhada para se manter à altura das ambições de Bond, e parece estar mais que entusiasmado com a oportunidade de o fazer. Mas treinar para lutar contra os mais perigosos vilões no grande ecrã não é fácil, sem ajuda. Então, quem está lá para o apoiar? É aqui que entra o papel de Simon Waterson – o treinador pessoal do 007.

Os nossos amigos da Zavvi sentaram-se com Simon para o número de outubro da revista The Lowdown, para tentar compreender o tipo de trabalho que a rotina de exercício de Bond envolve, e ele fez questão de não desapontar e de falar em todos os detalhes.

Aqui vão algumas das melhores partes.

“A minha experiência militar ajudou-me a conseguir o trabalho”

Simon Waterson alistou-se nos Comandos da Marinha Real britânica aos 16 anos e serviu numa Unidade de Forças Especiais de Elite. Sabe por experiência própria o que significa a palavra "dedicação". E foi essa experiência, no seu entender, que o pôs em vantagem quando compareceu à entrevista para o destacado papel de PT.

“Pediram-me para ir a uma entrevista, e creio que a minha experiência militar me ajudou a conseguir o trabalho. Essas teorias e filosofias adaptam-se bem ao negócio do cinema, que também trabalha com horários rígidos, como um exército. Temos funções específicas, a executar a horas específicas, para fazer a engrenagem girar. As estruturas são semelhantes. Por isso, foi uma transição fácil, para mim, e espero que, de alguma forma subliminar, o meu percurso também esteja presente nos meus métodos de treino.”

“O Daniel elevou a fasquia”

Simon juntou-se à equipa Bond quando Pierce Brosnan desempenhava o icónico papel em O Mundo Não Chega. Disse à Zavvi que, assim que viu Daniel Craig entrar no ginásio, soube que uma nova era para Bond tinha chegado.

“Pierce era mais motivado para andar de bicicleta e jogar ténis – sendo um fã de desporto. Muita da ação era feita pelos duplos. O Daniel chegou e elevou a fasquia com a sua capacidade atlética. Queria fazer as suas próprias cenas de ação, tinha de o fazer, para que tivessem um aspeto genuíno. São uma era e uma mentalidade diferentes.

Simon afirma que a determinação de Daniel era óbvia desde o início…

“Ele tem de arremessar com pessoas de um lado para o outro como Bond, pelo que o seu físico tem de corresponder ao que faz, tem de ser credível. Aquele momento icónico quando sai da água, em Casino Royale, foi fulcral: ele queria que toda a gente pensasse ‘sim, este é um tipo com o qual ninguém quer problemas”.

“Ele trabalha no duro para se tornar um atleta”

Treinar para um papel num filme é muito diferente de treinar no dia a dia, ou mesmo como um desportista profissional. Simon tem de ter em mente o que fica melhor na objetiva, para além de garantir que é credível.“Eu olho para o que é estético, para o que é atlético e, em última análise, para o que é que lhe é pedido. Eu estabeleço os padrões de movimento específicos para as cenas de ação, e trazemo-los para o ginásio, para os treinar. Então, poder correr velozmente, saltar para uma caixa, apanhar algo do chão: é aí que as coisas ficam realmente interessantes e do que gosto em tudo isto – é tão específico.”A incansável atenção ao detalhe e especificidade também não parecem incomodar Daniel. De facto, é aí que ele se supera. 

“É admirável, o tempo que ele dedica. Com o treino, é meticuloso, olha para os seus próprios movimentos corporais com ideias sobre o que quer alterar. Trabalha no duro para se tornar um atleta, mas não pode descansar como um atleta. Tem depois de ir para o emprego e fazer o seu trabalho como ator.” 

“O atlético acima do estético”

Outra diferença entre um PT comum e Simon é que este último segue o cliente para o trabalho, para garantir que tudo corre da melhor forma. É um pouco como se o nosso treinador nos seguisse para o escritório, para nos obrigar a ir pelas escadas… ou algo parecido. 

“Em dias de mais diálogo, treinamos um pouco mais intensamente, e depois, nas semanas de ação, recupera. Muito orbita à volta da alimentação, de ingerir o combustível certo no momento certo, para ter a energia necessária para o desempenho. O meu papel nos dias de filmagens é garantir que tudo corre bem e prepará-lo para qualquer sequência de ação.” 

O desempenho de Daniel como Bond tornou-se verdadeiramente icónico, o que se deve em grande parte à sua dedicação. A sua capacidade atlética, disse Simon à Zavvi, tornou-se uma parte integral do desenvolvimento da personagem.

“Ele fez a personagem evoluir tanto fisicamente como mentalmente, e essa foi uma decisão que tomou desde o primeiro dia. Quis sempre tornar-se mais rápido e mais eficiente, pelo que o foco se tornou o atlético acima do estético.”

 

Mensagem finalDaniel Craig terá indubitavelmente um lugar na história do cinema pela sua interpretação de James Bond, mas não nos devemos esquecer do homem por trás das cenas de ação, Simon Waterson. Obrigado à Zavvi por esta excelente entrevista com Simon, e deem uma olhadela à revista digital The Lowdown para o artigo completo. E não se esqueçam de ver o novo filme de Bond, Sem Tempo Para Morrer, enquanto ainda está no cinema!

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Traduzido por Hermano Moura

Monica Green
Escritor
Ver o perfil de Monica Green
myprotein