Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

Da Motivação À Dedicação | 10 Dicas Para Cumprir O Planeado

Da Motivação À Dedicação | 10 Dicas Para Cumprir O Planeado
Lauren Dawes
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Lauren Dawes

Talvez tenhas a motivação necessária para ficar em forma. Mas já aconteceu a toda a gente. Uma, talvez duas semanas de puro entusiasmo antes dos velhos hábitos recomeçarem a levar a melhor. Então, o que podes fazer de diferente desta vez para te certificares que te manténs a motivação e a dedicação?

Talvez tenha sido uma dieta meticulosamente planeada que durou até à hora do almoço, ou um “bulk limpo” que se “sujou” num abrir e fechar de olhos. Mas não há motivo para desesperar. Temos algumas dicas e sugestões úteis que te vão ajudar a passar da motivação ao estado mágico que é a dedicação.

1. Preparação de refeições matinais

Tiveste um dia daqueles. Quase desmaiaste no treino e já tiveste que chegue por hoje. Antes de te deixares colapsar no sofá com o comando da TV numa mão e uma lata de Pringles na outra, PARA.

Se queres a devida motivação para treinar, prepara a comida e o equipamento para o dia seguinte. Não te sentes, não mudes de roupa, não passes na casa de partida sem tirar uma carta. Rompe com qualquer que seja a rotina de chegada a casa que tinhas, até que a comida para amanhã, suplementos e equipamento estejam prontos, numa caixa e no sítio, para ser só preciso pegar neles antes de sair.

tuna steak meal prep

2. Não ter medo de imagens

Poderás ter uma foto do Jake Gyllenhaal em tronco nu presa com fita-cola ao espelho da casa de banho por… razões. Ou porque acabaste de ver o Southpaw e decidiste que queres ficar numa forma insuperável.

Qualquer que seja a tua inspiração para o treino, os seres humanos são criaturas visuais, portanto, usa fontes visuais em teu benefício. Visualiza a imagem que te entusiasma para sair da cama quando o despertador toca, cola-a na porta do frigorífico, ou olha para ela à procura de coragem antes do dia de pernas.

3. Uma boa playlist

A não ser que o rádio ou o que quer que a música ambiente do ginásio te esteja a impingir esteja a funcionar para ti, dedicar algum tempo a apurar a tua playlist vai valer a pena. A tua playlist é a banda sonora para o teu treino. Ignora-a por tua conta e risco.

Temos montes de playlists à tua espera no Spotify, para te energizar ao longo de cada treino. Dá uma olhadela às nossas escolhas.

https://open.spotify.com/playlist/513K1CC89U0nXVEAML0i2U

 

4. Progressos

Ter uma determinada quantidade de dias para trás/pela frente pode ser uma grande fonte de motivação. Seis semanas até partir para Ibiza com a malta? Marca os dias no calendário. Duas semanas desde que trocaste pela última vez o treino por uma noite no sofá? Dá uma palmadinha nas tuas próprias costas e marca no calendário.

Ver progressos é uma das grandes maneiras de manter a motivação e de mantermos a nossa honestidade para connosco. Usa um quadro branco na cozinha, ou uma caneta de filtro e um espelho. O que funcionar para ti.

Mantém a informação visual e específica – terem passado 5 semanas de um plano de 16 semanas é muito mais tangível que um objetivo geral de “comer bem até ter menos de 10% de gordura corporal”.

5. Conta as repetições que faltam, não as feitas

“Mais uma repetição” vai motivar-te mais para terminar que ter contado 9 repetições de 10, que te poderão dar vontade de ficar por ali em satisfação com o trabalho já feito. É também mais entusiasmante.

6. Tira fotos, não medidas

A balança não está a fazer-te a vontade? Pode ser porque a dieta não está a funcionar, ou devido a água, ou porque devoraste uma pratada maior que o habitual de batatas doces ao jantar…

Basicamente, há muitas razões diferentes, dependendo de um número correspondentemente grande de variáveis, para o ponteiro da balança estar a embirrar contigo logo de manhã cedo. A humilde selfie para comparação, contudo, nunca mente: usa-a para motivação e inspiração.

7. Devagar se chega ao longe

Entrar a todo o vapor no teu novo estilo de vida/dieta/regime de treino pode tornar as coisas mais difíceis do que precisam de ser. Os novos hábitos devem ser sustentáveis, para que não entres em colapso passado umas semanas.

Começa aos poucos e progride, em vez de desistir porque ainda não consegues tudo a 100%. Uma sessão de ginásio por semana é melhor que nenhuma (o mesmo vale para dias de pernas). Pequenas mudanças fazem a diferença com o tempo – e a tua motivação vai crescer.

8. Enfrenta desafios

A Sara do departamento de marketing fez anos ontem e trouxe bolo e não aceitava que não comesses ao menos um bocadinho? E há pizza de graça na copa. E agora é domingo à noite e estás até ao pescoço em bolo de chocolate. Relaxa. Adapta-te. Supera. Recupera.

Ter um percalço é perfeitamente normal – não significa que tenhas que abandonar o projeto. É aqui que precisas de usar a tal motivação para superar o obstáculo e seguir em frente. Alimenta o teu próprio entusiasmo pelo fitness, mesmo que seja com a ocasional fatia de bolo de chocolate.

9. Afasta-te das tentações

A tua cara-metade chega a casa e está à procura dos chocolates, sem saber que os atiraste ontem à noite pela janela da casa de banho para o jardim do vizinho.

Vê-te livre de tentações proactivamente antes que os desejos tomem conta de ti, desde que não perturbes quem vive contigo. Há quem não goste de partilhar, mas poderás ter que partilhar comida com quem vive na mesma casa.

O ciclo de nos sentirmos motivados, depois nem por isso, depois recomeçar, é comum a toda a gente. Toda. Não é uma falha pessoal, e não a encares pessoalmente. Pensa a longo prazo e antecipa que nem tudo será um caminho a direito.

10. Perseverança

Não te esqueças que a motivação e a dedicação são estados em constante desenvolvimento. A coisa mais importante é que continues a relembrar-te da razão por que começaste, de como está a correr e de não desistir!

 

Mensagem Final

O primeiro passo para o sucesso é começar. Por isso, não percas tempo, e usa estas dicas pelo caminho para manter a motivação em alta. A pior coisa que podes fazer é não fazer nada, portanto, faz progressos a pouco e pouco e será uma surpresa ver onde podes chegar numa questão de meses.

Lauren Dawes
Escritor
Ver o perfil de Lauren Dawes

A Lauren é licenciada em Literatura Inglesa. No mundo do desporto e lifestyle é apaixonada por natação e recentemente descobriu a paixão por levantar pesos e Hot Yoga.

Normalmente aos fins de semana adora um bom almoço, experimentar receitas novas com os seus colegas de casa e tudo o que a ajude a quebrar a monotonia. Para si, o mais importante é manter um equilíbrio entre exercício físico e festas.

Descobre mais da vida da Lauren aqui.

myprotein