Como Combater A Celulite

A celulite é uma parte inteiramente comum e normal do funcionamento do corpo. No entanto, há alguma confusão à volta deste tópico e da questão de como nos podemos ver livres dela (ou mesmo se é possível, ou se devemos).
A intenção deste artigo é ajudar a compreender o que é a celulite e as pequenas coisas que podemos fazer para a reduzir. É importante que se tenha em mente que a celulite por si própria não causa qualquer problema e é inofensiva, pelo que não há qualquer necessidade de a eliminar por motivos de saúde.
Mas, se estás à procura de coisas que, por uma questão de aparência, podes fazer para eliminar a celulite, este artigo poderá ajudar.

O que é a celulite?
Muitas pessoas parecem ter ideias contraditórias quanto ao que a celulite realmente é, e há demasiada desinformação relacionada com este tópico. A coisa principal a lembrar é, antes de mais, que a celulite é completamente normal.
Trata-te simplesmente de uma área de gordura que se expande e faz pressão contra o tecido conetivo da pele nas áreas em que se acumula. É daí que vem a sua aparência característica “aos altos” – muito comummente encontrada nas coxas, rabo e barriga.
Se não gostas da aparência da celulite e gostarias de a reduzir, listaremos algumas coisas que podes fazer.
Como reduzir a celulite
É perfeitamente normal que existam estas acumulações de gordura – podem ser influenciadas por um grande número de fatores, como a genética, estilo de vida, hormonas e nutrição.
Aqui vão algumas dicas.
Os efeitos do exercício e da hidratação na celulite
A atividade física pode ajudar a reduzir a celulite de diversas formas. Ao fazer exercício cardiovascular para queimar gordura, estarás a diminuir a proporção total de gordura no corpo, o que ajuda a combater a celulite.
O treino com pesos é também uma opção excelente a praticar entre os dias de cardio. Exercícios de levantamento de pesos vão ajudar a queimar gordura e desenvolver massa muscular ao mesmo tempo.
Não beber água suficiente é uma razão para ter mais celulite. A água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e evita que elas saiam através da pele, o que pode resultar em manchas, acumulações de gordura e maus odores. Beber entre 2 e 3 litros de água por dia é o recomendado pelas autoridades de saúde e devemos ter ainda mais atenção a isso quando fazemos exercício, para reabastecer os fluidos perdidos durante a atividade física e prevenir a desidratação.2
Nutrição para reduzir a celulite
Não há qualquer alimento específico que propicie a celulite, uma vez que esta é simplesmente uma acumulação de gordura. Contudo, a perda de peso pode ser atingida através de um défice calórico e de exercício adequado.
Aumentar o nosso consumo de proteínas vai permitir-nos desenvolver massa muscular quando fazemos exercícios com pesos. A proteína tem também um fator de saciedade mais alto, fazendo com que manter um défice calórico na nossa alimentação seja muito mais fácil. E não tenhas medo dos hidratos de carbono: são vitais para que os nossos corpos tenham energia.
Fumar e álcool
Todos nós sabemos que fumar é um vício terrível para os pulmões, boca, garganta e coração. Mas e quanto à pele? Fumar contém toxinas que reduzem o afluxo de sangue e restringem a chegada de oxigénio à pele.3
A nicotina é o químico presente nos cigarros que cria dependência e que também reduz a capacidade da pele para se reparar e pode fazer com que áreas com celulite fiquem com pior aparência.3
As calorias que consumimos através do álcool não podem ser usadas utilmente pelo corpo, o que as torna susceptíveis de serem armazenadas na forma de gordura se estivermos em excesso calórico (o que é muito fácil, se tivermos por hábito beber álcool).4 Para além de tudo isto, o álcool contém toxinas que influenciam o processo de envelhecimento e fazem inchar o estômago e a cara.4
É espantoso o que um pouco de exercício e escolhas de alimentação saudáveis podem fazer por nós. Toda a gente pode começar por aumentar o seu consumo de água, e passar a fazer exercício mais frequentemente. Isto, combinado com algumas escolhas mais saudáveis quando possível, pode reduzir a celulite. Lembra-te, contudo, que esta é um fenómeno normal e que tem uma componente genética – pelo que poderás ter celulite mesmo depois de perder peso. O que não tem problema algum.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.
Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.
A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.
Para saberes mais da Claire, clica aqui.