Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Como Combater A Celulite

Como Combater A Celulite
Claire Muszalski
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Claire Muszalski

A celulite é uma parte inteiramente comum e normal do funcionamento do corpo. No entanto, há alguma confusão à volta deste tópico e da questão de como nos podemos ver livres dela (ou mesmo se é possível, ou se devemos).

A intenção deste artigo é ajudar a compreender o que é a celulite e as pequenas coisas que podemos fazer para a reduzir. É importante que se tenha em mente que a celulite por si própria não causa qualquer problema e é inofensiva, pelo que não há qualquer necessidade de a eliminar por motivos de saúde.

Mas, se estás à procura de coisas que, por uma questão de aparência, podes fazer para eliminar a celulite, este artigo poderá ajudar.

O que é a celulite?

Muitas pessoas parecem ter ideias contraditórias quanto ao que a celulite realmente é, e há demasiada desinformação relacionada com este tópico. A coisa principal a lembrar é, antes de mais, que a celulite é completamente normal.

Trata-te simplesmente de uma área de gordura que se expande e faz pressão contra o tecido conetivo da pele nas áreas em que se acumula. É daí que vem a sua aparência característica “aos altos” – muito comummente encontrada nas coxas, rabo e barriga.

Se não gostas da aparência da celulite e gostarias de a reduzir, listaremos algumas coisas que podes fazer.

Como reduzir a celulite

É perfeitamente normal que existam estas acumulações de gordura – podem ser influenciadas por um grande número de fatores, como a genética, estilo de vida, hormonas e nutrição.

Aqui vão algumas dicas.

Os efeitos do exercício e da hidratação na celulite

A atividade física pode ajudar a reduzir a celulite de diversas formas. Ao fazer exercício cardiovascular para queimar gordura, estarás a diminuir a proporção total de gordura no corpo, o que ajuda a combater a celulite.

O treino com pesos é também uma opção excelente a praticar entre os dias de cardio. Exercícios de levantamento de pesos vão ajudar a queimar gordura e desenvolver massa muscular ao mesmo tempo.

Não beber água suficiente é uma razão para ter mais celulite. A água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e evita que elas saiam através da pele, o que pode resultar em manchas, acumulações de gordura e maus odores. Beber entre 2 e 3 litros de água por dia é o recomendado pelas autoridades de saúde e devemos ter ainda mais atenção a isso quando fazemos exercício, para reabastecer os fluidos perdidos durante a atividade física e prevenir a desidratação.2

Nutrição para reduzir a celulite

Não há qualquer alimento específico que propicie a celulite, uma vez que esta é simplesmente uma acumulação de gordura. Contudo, a perda de peso pode ser atingida através de um défice calórico e de exercício adequado.

Aumentar o nosso consumo de proteínas vai permitir-nos desenvolver massa muscular quando fazemos exercícios com pesos. A proteína tem também um fator de saciedade mais alto, fazendo com que manter um défice calórico na nossa alimentação seja muito mais fácil. E não tenhas medo dos hidratos de carbono: são vitais para que os nossos corpos tenham energia.

Fumar e álcool

Todos nós sabemos que fumar é um vício terrível para os pulmões, boca, garganta e coração. Mas e quanto à pele? Fumar contém toxinas que reduzem o afluxo de sangue e restringem a chegada de oxigénio à pele.3

A nicotina é o químico presente nos cigarros que cria dependência e que também reduz a capacidade da pele para se reparar e pode fazer com que áreas com celulite fiquem com pior aparência.3

As calorias que consumimos através do álcool não podem ser usadas utilmente pelo corpo, o que as torna susceptíveis de serem armazenadas na forma de gordura se estivermos em excesso calórico (o que é muito fácil, se tivermos por hábito beber álcool).4 Para além de tudo isto, o álcool contém toxinas que influenciam o processo de envelhecimento e fazem inchar o estômago e a cara.4

 

Mensagem final

É espantoso o que um pouco de exercício e escolhas de alimentação saudáveis podem fazer por nós. Toda a gente pode começar por aumentar o seu consumo de água, e passar a fazer exercício mais frequentemente. Isto, combinado com algumas escolhas mais saudáveis quando possível, pode reduzir a celulite. Lembra-te, contudo, que esta é um fenómeno normal e que tem uma componente genética – pelo que poderás ter celulite mesmo depois de perder peso. O que não tem problema algum.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

1. Rawlings, A. V. (2006). Cellulite and its treatment. International journal of cosmetic science, 28(3), 175-190.
2. Sawka, M. N., Cheuvront, S. N., & Carter, R. (2005). Human water needs. Nutrition reviews, 63(suppl_1), S30-S39.
3. Black, C. E., Huang, N., Neligan, P. C., Levine, R. H., Lipa, J. E., Lintlop, S., … & Pang, C. Y. (2001). Effect of nicotine on vasoconstrictor and vasodilator responses in human skin vasculature. American Journal of Physiology-Regulatory, Integrative and Comparative Physiology, 281(4), R1097-R1104.
4. Goodman, G. D., Kaufman, J., Day, D., Weiss, R., Kawata, A. K., Garcia, J. K., … & Gallagher, C. J. (2019). Impact of smoking and alcohol use on facial aging in women: results of a large multinational, multiracial, cross-sectional survey. The Journal of clinical and aesthetic dermatology, 12(8), 28.

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.

Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.

A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.

Para saberes mais da Claire, clica aqui.

myprotein