Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Como não ficar doente durante a Época Natalícia?

Helena Kostina
Escritor7 anos Atrás
Ver o perfil de Helena Kostina

Não há nada pior do que estar doente durante a época natalícia. A rena Rudolfo pode ter ficado famosa por ter um nariz vermelho, mas esse não é um look que te vá levar a receberes um beijo por baixo do azevinho. O Inverno é frio e escuro, e tu precisas de te esforçar mais do que o habitual para garantir que não andas a fungar enquanto os sinos do trenó tocam. Não desesperes, temos uma meia de Natal cheia de dicas para te manteres de perfeita saúde.

Usa e abusa do molho de arando

molho de arando
Este molho é um dos favoritos para o jantar de consoada, e os arandos são excelentes para reforçar o sistema imunitário. Estão repletos de vitamina C, que reforça as capacidades do corpo para lutar contra infeções. Em particular, a vitamina C é especialmente importante para tratar as constipações. Os arandos são, também, uma boa fonte de proantocianidinas, que ajudam a prevenir infeções urinárias nas mulheres.

Se os arandos não são das tuas coisas favoritas, pede ao Pai Natal laranjas, morangos, limões ou, até couves de Bruxelas.

Aumenta o teu ritmo cardíaco

Como todos sabemos, o exercício fortalece o teu coração e bombeia o sangue para todo o corpo a um ritmo mais elevado, o que fornece mais oxigénio aos teus órgãos e músculos.

Assim, as células do teu corpo que combatem bactérias nocivas são também beneficiadas. Isto faz com que se tornem mais aptas a descobrir potenciais constipações e vírus que tenham entrado no teu sistema.

Alguns estudos sugerem que este benefício só dura algumas horas após o exercício, mas se costumas treinar regularmente isso pode ser o suficiente para o teu corpo começar a lidar com quaisquer problemas antes que se desenvolvam.

Não descures o teu descanso

O cansaço em demasia é uma maneira garantida de apanhares algum vírus durante a época natalícia. Portanto, certifica-te que cuidas da tua rotina de sono, da mesma forma como o fazes com o teu treino. Nunca irias para o ginásio sem qualquer preparação, por isso não vás para a cama sem antes relaxares adequadamente se costumas ter dificuldade em adormecer.

Deves apontar para oito horas de sono por noite para conseguires a quantidade ideal de descanso e recuperação.

Lê um livro ou uma revista, acende uma vela perfumada e considera esse relaxamento como algo tão essencial quanto conseguires fazer todas as repetições no ginásio.

Não abuses das bebidas alcoólicas

calorias líquidas do álcool
Para muitos, as bebidas típicas da época natalícia fazem parte da temporada de inverno. No entanto, se queres realmente evitar ficar doente neste período de férias, terás que dizer adeus às doses altas de bebidas alcoólicas.

Com demasiado álcool o teu corpo estará focado em expulsar as toxinas da tequila, e terá pouca energia de sobra para lutar contra uma constipação. No entanto, talvez não precises de te abster completamente.

Um estudo de 2013 publicado no Medical News Today descobriu que, com moderação, o álcool até pode ajudar a melhorar as funções do corpo no combate às bactérias. Agora, não acho que moderação seja beber 6 shots de Sambuca na Festa de Natal da empresa, mas um copo de vinho ou de cerveja deverá ser suficiente.

 

Mantém a rotina

É uma queixa comum – no momento em que acabas de sair do trabalho para tirar uns dias de férias, começas a sentir-te adoentado/a. Pelos vistos, é algo psicológico.

O Professor Cary Cooper, da Universidade de Lancaster, diz que tirar férias do trabalho pode ter um efeito negativo se for feito demasiado rapidamente:

"O teu sistema imunitário é estimulado pela pressão, por isso quando tens prazos para cumprir o teu corpo sabe que não pode ficar doente. Quando tiras férias, o teu sistema imunitário pensa – não há mais pressão. Já posso ficar doente."

Mas não temas – não vais ter de cancelar todos os teus pedidos de férias. Basta manteres os elementos básicos da tua rotina: levanta-te às horas de sempre, continua o teu plano de treino normal, etc. Quando te apetecer resmungar para o alarme, basta pensares: o Pai Natal dá a volta a todo o mundo na véspera de Natal, em vez de ir para um bar. E se seguires o nosso conselho e fores um/a bom/a menino/a em vez de mal-comportado/a, talvez ele te deixe como prendinha junto à árvore um Natal sem constipações!

Helena é a nossa especialista em SEO e criadora de conteúdos. Ela promove as páginas do website Myprotein nos motores de busca e está envolvida na otimização interna e externa do site. Também coordena o trabalho dos blogs em russo e português.

Ela leva um estilo de vida saudável, está ativamente envolvida em desporto, adora aprender línguas estrangeiras e gosta muito de viajar.

Mais informações sobre Helena Kostina no LinkedIn.

myprotein