Ir para o conteúdo principal
Suplementos

CLA | Ácido Linoleico Conjugado

CLA | Ácido Linoleico Conjugado
Evangeline Howarth
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Se não tens certeza do que é o CLA, não é caso para embaraço: não é um dos suplementos mais comuns e muitas pessoas provavelmente nunca ouviram sequer falar dele. No entanto, está associado a alguns potenciais benefícios fantásticos.

O CLA é um tipo de ácido gordo ómega-6 polinsaturado. Encontra-se em óleos vegetais, laticínios e carnes alimentadas à base de pasto, como a carne bovina. Em estudos com animais, ficaram demonstrados diversos benefícios, incluindo a diminuição da gordura corporal, aumento da massa muscular e imunidade melhorada. Contudo, estes resultados não são conclusivos nos estudos com seres humanos.

Quais são os benefícios do CLA?

Perda de peso

Um dos benefícios mais estudados do CLA é o seu potencial para acelerar a perda de gordura. Embora haja indicações de que o CLA promove a perda de gordura em estudos com animais, os resultados em humanos não são conclusivos. Num estudo que comparou diferentes estratégias de suplementação com CLA, concluiu-se que 3g podem resultar numa modesta perda de peso, a qual abranda ao fim de seis meses.

Num estudo em que foi administrada a adultos com excesso de peso uma dose de 3,2g/dia de CLA durante 6 meses, aqueles a quem foi dado o suplemento perderam um peso entre 1,0kg e 2,2kg maior que os que receberam o placebo. Uma descoberta interessante deste estudo foi que os participantes que receberam o CLA não ganharam tanto peso no período das festas, de Novembro a Dezembro.

Pode ajudar a preservar a massa muscular durante uma dieta

Outro possível benefício é o seu potencial para ajudar a proteger a crucial massa muscular durante a perda de peso. Quando seguimos uma dieta com restrição de energia a longo prazo, uma ingestão adequada de proteínas (1,6g por quilograma de peso corporal), juntamente com o treino com pesos regular, é a melhor forma de preservar a massa muscular. O CLA pode ajudar a melhorar mais ainda os resultados.

Num estudo de 2 anos que analisou a composição corporal em adultos com excesso de peso, aqueles a quem foi dada uma dose de 4,5g de CLA apresentaram uma redução na gordura corporal e preservaram mais massa muscular. Note-se, contudo, que, durante este período de 2 anos, não foi feito qualquer controlo da dieta ou do exercício – dois fatores vitais quanto à preservação dos músculos durante a perda de peso.

Há efeitos secundários?

Pode causar problemas gastrointestinais

O CLA foi associado a uma série de problemas gastrointestinais como diarreia, gás, inchaço e indisposição estomacal. Contudo, estes efeitos foram ligeiros em todos os casos.

Poderá também haver efeitos secundários para pessoas com condições de saúde específicas, portanto, pergunta sempre a um profissional médico antes de iniciar a suplementação.

Fontes naturais de CLA

Carne de vaca alimentada a pasto (110g) = 433mg por porção

Queijo de vacas alimentadas a pasto (28g) = 180mg-270mg 

Leite gordo de vacas alimentadas a pasto (225g) = 160mg-240mg 

Anho (110g) = 148mg

Leite gordo (225g) = 44mg 

Iogurte simples (170g) = 43mg 

Manteiga (1 c. de sopa) = 54mg 

Queijo fresco (28g) = 22mg 

Leite 2% = 20mg

 

Mensagem Final

A maior parte dos dados que apoiam os efeitos positivos do CLA provêm de estudos animais, sendo os resultados em seres humanos inconclusivos. Embora não haja dados concretos suficientes para afirmar que o CLA vai por si mesmo ajudar na perda de peso, a sua suplementação pode, a longo prazo, melhorar os resultados de uma dieta com restrição de energia, em conjugação com o treino com pesos regular.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

1. Whigham LD, Watras AC, Schoeller DA.“Efficacy of conjugated linoleic acid for reducing fat mass: a meta-analysis in humans.” Am J Clin Nutr. 2007 May;85(5):1203-11
2. Watras AC, Buchholz AC, Close RN, Zhang Z, Schoeller DA.“The role of conjugated linoleic acid in reducing body fat and preventing holiday weight gain.” Int J Obes (Lond). 2007 Mar;31(3):481-7. doi:
3. GaullierJM, Halse J, Hoye K, Kristiansen K, Fafertun H, Vik H, et al. “Supplementation with conjugated linoleic acid for 24 months is well tolerated by and reduces body fat mass in healthy, overweight humans.” J Nutr. 2005; 135:778–84.
4. DilzerA, Park Y. “Implication of conjugated linoleic acid (CLA) in human health.” Crit Rev Food Sci Nutr. 2012;52(6):488-513. doi: 10.1080/10408398.2010.501409
5. Benjamin, S.,Prakasan, P., Sreedharan, S., Wright, A. D., & Spener, F. (2015). “Pros and cons of CLA consumption: an insight from clinical evidences.” Nutrition & metabolism, 12, 4. https://doi.org/10.1186/1743-7075-12-4
6. Hommelberg, P.P.H., Plat, J.,Remels, A.H.V., van Essen, A.L.M., Kelders, M.C.J.M., Mensink, R.P., Schols, A.M.W.J. and Langen, R.C.J. (2010), Trans‐10, cis‐12 “Conjugated linoleic acid inhibits skeletal muscle differentiation and GLUT4 expression independently from NF‐κB activation.” Mol. Nutr. Food Res., 54: 1763-1772

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein