Ir para o conteúdo principal
Treino

Haverá Um Tipo Superior de Treino? | Exercício e Memória | Estudos de Fitness

Haverá Um Tipo Superior de Treino? | Exercício e Memória | Estudos de Fitness
Evangeline Howarth
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Qual são as melhores formas de treinar e de alimentar o corpo? Há muitas questões que ainda estão a ser investigadas pela ciência, mas, lendo as últimas novidades, podemos pelo menos deixar a maior parte da experimentação para os cientistas.

Esta semana, veremos se há alguma indicação de que o treino intervalado de alta intensidade (HIIT) seja a melhor forma de treinar e os benefícios do exercício físico para a memória.

treino cardio

 

Qual é o melhor tipo de treino?

Todos nós temos um tipo de treino favorito. Há quem adore uma boa corrida, enquanto outros preferem levantar pesos. E há quem opte por formas diferentes de exercício consoante o modo como encaixam no seu estilo de vida. Por exemplo: o HIIT, sendo rápido, é relativamente fácil de encaixar numa rotina atarefada.

E haverá uma forma ideal de treinar segundo as opiniões de peritos?

Um grupo de investigadores realizou entrevistas a um grupo de 30 adultos que se estavam a iniciar na prática do exercício físico antes de lhes pedir para experimentarem vários tipos de treino e discutirem depois os aspetos positivos e negativos de cada um.1

Devido à reputação do treino intervalado de alta intensidade de oferecer grandes benefícios físicos, os participantes concordaram em geral que era uma ideia apelativa antes de o experimentarem, mas concordaram também que fazer exercício a um ritmo tão intenso podia ser desencorajante para um principiante.

Infelizmente, não estamos mais perto de descobrir o tipo de treino ideal, de acordo com a equipa de investigadores, que defende que cada pessoa deve tentar descobrir algo que resulte para si – o que será diferente consoante a pessoa.

Em alguns dias, encaixar 20 minutos de HIIT pode ser tudo o que conseguimos, enquanto noutras ocasiões podemos ter o tempo e a vontade para passar metade do dia no ginásio a levantar pesos.

A conclusão é a que já se tem chegado noutras ocasiões: a melhor rotina de treino é a que conseguimos manter e da qual conseguimos tirar prazer.

O exercício faz bem à memória?

Todos nós já experimentamos aquela sensação agradável de bem-estar depois de um bom treino, portanto, o exercício parece ser bom para a mente, certo? Sabemos que ir ao ginásio com regularidade fortalece os músculos, mas aparentemente pode também fortalecer o cérebro.2

Um grupo de investigadores decidiu avaliar a memória de um conjunto de participantes depois de fazerem exercício físico, tentando detetar algum benefício significativo. Pediram a 30 homens fisicamente aptos para testar a sua memória depois de 2 exercícios diferentes e uma fase de repouso – os dois exercícios foram duas sessões de ciclismo: uma de 30 minutos a um ritmo moderado e uma de 15 minutos a um ritmo intenso.

Constatou-se que os participantes desempenhavam melhor depois do exercício mais intenso. Assim, o que é que isto pode significar? Que todos os treinos de alta intensidade podem parecer tortura, mas estão a fazer-nos bem à cabeça!

Mensagem Final

Esta semana, referimos o HIIT. Ainda que se trate de um tipo de treino rápido, são inegáveis os seus benefícios, inclusivamente para o cérebro.

Mas, se queres encontrar o tipo de treino certo para ti e mantê-lo como uma rotina, deves fazer aquilo de que mais gostas.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Traduzido por Hermano Moura

 

1. Stork, M. J., Williams, T. L., & Ginis, K. A. M. (2020).Unpacking the debate: A qualitative investigation of first-time experiences with interval exercise. Psychology of Sport and Exercise, 101788.

2. Bosch, B. M., Bringard, A.,Logrieco, M. G., Lauer, E.,Imobersteg, N., Thomas, A., … & Igloi, K. (2020). Effect of acute physical exercise on motor sequence memory. Scientific Reports, 10(1), 1-13.

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein