Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Ano Novo: Qual é a Tua Motivação?

Helena Kostina
Escritor7 anos Atrás
Ver o perfil de Helena Kostina

Ano Novo: Qual é a Tua Motivação?

Motivação de Ano Novo. Toda a gente a quer, mas poucos têm suficiente para lhes durar até ao fim de Janeiro. Como qualquer pessoa que tenha alcançado um objetivo de fitness saberá, a motivação é uma parte essencial de se conseguirem resultados. Chegar ao local de treino e dedicar 100% de esforço semana após semana requere tanto de força mental como de força física. E então, o que é que está a alimentar a tua motivação para o Ano Novo?

Lado Competitivo

Mesmo a mais descontraída das pessoas pode ficar competitiva de vez em quando. Embora às vezes isso possa ser visto como um traço negativo, uma dose saudável de competição pode fazer maravilhas aos teus níveis de motivação.

 

motivação para Ano Novo

O Ano Novo é a altura perfeita para começar um desafio de fitness, já que a maioria das pessoas está a pensar nos seus objetivos para os próximos 12 meses. Escolhe alguém que tenha um nível de fitness semelhante ao teu (e, de preferência, alguém que secretamente ias adorar derrotar numa disputa) e estabeleçam as regras.

Alguns exemplos incluem: ser a primeira pessoa a fazer deadlift com um certo peso, ser o primeiro a alcançar 800km numa app de cycling, ou o tempo mais rápido numa corrida.

Se a glória não for suficiente, podem determinar um “castigo” embaraçoso para o derrotado, ou um prémio excelente para o vencedor. Os teus treinos vão disparar num instante.

Estabelecer Um Prazo

Para muita gente, manter a forma física é um objetivo geral. No entanto, sem um objetivo pelo qual lutar, treinar ao nosso potencial máximo acaba por se perder no meio de outros planos e hábitos. Criares os teus próprios prazos é uma ótima ferramenta de motivação se tens tendência para te distrair.

Inscreve-te numa corrida de 10km, ou uma competição de halterofilismo, ou num evento de boxe para caridade. Às vezes tudo o que precisas para dar o próximo passo é saber que vais ter de mostrar o teu valor numa certa data.

Suar Socialmente

Se és uma pessoa naturalmente sociável, isso pode ser uma grande motivação para treinares. Se trocares a tua rotina habitual de TV, lojas ou bares para uma coisa mais ativa, podes melhorar drasticamente os teus níveis de fitness.

Planear trilhos ou corridas na tua área, ou inscreveres-te em diferentes aulas de fitness com amigos, pode dar um novo ar a um regime de treino entediante.

Fugir ao Falhanço

Esta pode ser uma das formas mais poderosas de motivação. Podes ter passado anos sem te importar muito com treinar, mas depois… és taggado na pior foto online, ou ficas sem fôlego a correr para apanhar o autocarro.

Sentir que chegaste a um ponto baixo de fitness é mau, mas pode ser o início de uma enchente de motivação. Mantém aquela foto no teu telemóvel, ou a memória fresca na tua mente. O sucesso sabe muito melhor quando o comparas com o teu ponto de partida.

Maré de Sucessos

Esta é de longe a opção mais “presunçosa”, MAS por bons motivos! Manter bons níveis de fitness requere esforço, e tu sabes que não vale a pena estragar isso só porque tens um calendário novo.

Quando começas a alcançar os resultados que querias, ou mesmo a melhorá-los, isso transforma-se em motivação renovada. É raro ver alguém chegar ao seu máximo pessoal, chegar a casa e pensar “pronto, está feito, não há mais pesos/corridas/triatlos para mim. Cheguei ao meu máximo.” Portanto, palmas para ti pelo bom trabalho até agora - que continue por muito tempo!

Helena é a nossa especialista em SEO e criadora de conteúdos. Ela promove as páginas do website Myprotein nos motores de busca e está envolvida na otimização interna e externa do site. Também coordena o trabalho dos blogs em russo e português.

Ela leva um estilo de vida saudável, está ativamente envolvida em desporto, adora aprender línguas estrangeiras e gosta muito de viajar.

Mais informações sobre Helena Kostina no LinkedIn.

myprotein