O Que É A L-Arginina? | Benefícios, uso e dosagem

A L-Arginina é um de 20 aminoácidos de ocorrência natural no corpo humano. Devido ao seu envolvimento na produção de óxido nítrico, foram efetuados estudos para determinar se a sua suplementação pode trazer benefícios ao desempenho desportivo e ao nosso bem-estar em geral.
Este artigo vai discutir os benefícios da L-arginina, os seus usos e a dosagem potencial necessária para aproveitar esses benefícios.

O que é a L-Arginina?
Trata-se de um aminoácido de ocorrência natural nas carnes vermelhas, aves, peixes e laticínios, que também pode ser encontrado sob a forma de suplemento em pó.
Como aminoácido, uma das suas principais funções biológicas é o seu papel como substrato na síntese proteica, ou seja, na produção de proteínas pelo organismo.1 Por outro lado, óxido nítrico é um vasodilatador (alarga os vasos sanguíneos), pelo que ajuda à circulação. Isto permite que mais sangue entre nos músculos e possa oxigená-los, o que promove quer o desempenho, quer a sensação de “pump”.
O que faz a L-Arginina?
A arginina desempenha diversas funções no organismo. As principais parecem ser: ajudar a remover detritos do corpo, expandir e relaxar as artérias e ajudar à manutenção das funções imunitária e hormonal. Na qualidade de aminoácido, também contribui para a síntese proteica.1
Benefícios
- Promover o desempenho atlético
- Regulação do açúcar no sangue
- Melhoria da circulação
Desempenho atlético
A arginina aumenta a produção de óxido nítrico, que é um vasodilatador. Por causa disto, a sua suplementação aumenta o fluxo sanguíneo e o fornecimento de oxigénio aos músculos.
Ficou demonstrado em estudos que isto pode levar à melhoria do desempenho em medições de tempo até à exaustão, poder muscular médio exercido e capacidade no exercício a intensidades moderadas.2 Isto pode implicar que a suplementação com arginina pode trazer benefícios a quem pratica desportos de resistência.
Regulação do açúcar no sangue
Pressão sanguínea

Como funciona?
Efeitos secundários
Dosagem
No que toca ao desempenho desportivo, quem pratica desportos de resistência terá mais probabilidade de sentir a diferença, embora os dados atualmente disponíveis sejam limitados.
Embora alguns resultados sugiram que a arginina possa ajudar ao metabolismo da glicose e a pressão sanguínea, dever-se-á consultar um profissional médico antes de se tratar qualquer condição médica através da suplementação.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.
Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.
A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.
Para saberes mais da Claire, clica aqui.