Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

Jamie Clarke | Decorador fora do campo, condecorado dentro

Jamie Clarke | Decorador fora do campo, condecorado dentro
Evangeline Howarth
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Jamie Clarke não é um futebolista comum, ou uma pessoa vulgar.

As suas conquistas no relvado são testemunho do poder da ambição, e a recompensa da dedicação a uma paixão.

Jamie é surdo, e aos seis anos tornou-se um dos primeiros recipientes do mundo de um implante coclear. Em resultado disso, o avançado afirma que tem sido subestimado durante toda a sua vida. Mas ninguém deveria cometer o erro de duvidar de Jamie ou do seu talento com a bola nos pés.

O Aston Villa foi um dos clubes que mostraram interesse nele na sua juventude, e embora nunca tenha alcançado o escalão superior do futebol professional inglês, teve ainda assim uma carreira cheia de honras e prémios.

“Nunca houve nada mais para mim. Sempre o futebol. Penso em futebol todos os dias. Vivo para o futebol, respiro futebol. É a minha paixão.”

Jamie não só representou a Grã-Bretanha e a Inglaterra, como jogou na Taça do Mundo de Surdos e nas Surdolimpíadas. Para além disso, foi-lhe dada a honra de capitanear a equipa nacional aos 26 anos, quando estava a jogar na Alemanha.

Jamie joga com companheiros futebolistas também surdos em competições representativas, e está também presentemente no Evesham United, a jogar competitivamente contra jogadores que não têm qualquer forma de incapacidade.

Fiel a si próprio, o avançado não está simplesmente a cumprir uma presença simbólica, mas a acumular sucessos, e acredita que ser surdo constitui na verdade uma vantagem sobre muitos outros jogadores, descrevendo uma maior capacidade de perceção visual como um sexto-sentido.

“Quando jogo com jogadores que ouvem, ou com uma equipa que ouve, eles valem-se dos olhos e dos ouvidos, mas eu não consigo ouvir absolutamente nada, portanto, dependo dos olhos. Tenho melhor visão que muitos outros jogadores.”

Quando não está a jogar futebol, Jamie está na maior parte das vezes a falar sobre desporto enquanto trabalha ao lado do pai como pintor e decorador. É um trabalho que, concede, pode parecer “aborrecido”, mas Jamie descobre grande satisfação em deixar um cliente feliz, ou em trabalhar de um modo que apoie e complemente o seu amor pelo futebol.

É um exemplo que nos mostra como não deixar que os nossos obstáculos definam quem nós somos, e ambicionar sempre mais.

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein