Ir para o conteúdo principal
Novidades

Semana de Trabalho de 4 Dias Tem Efeito “Profundo” no Bem-Estar

Semana de Trabalho de 4 Dias Tem Efeito “Profundo” no Bem-Estar
Lauren Dawes
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Lauren Dawes

A ideia de uma semana de trabalho de quatro dias tem sido falada há anos, mas os dados a favor da proposta acabam de ser reforçados, no seguimento de um teste revolucionário na Islândia.

O teste islandês foi o maior e mais longo do seu tipo, com uma duração de 2015 a 2019 e uma participação de cerca de 1% da população da Islândia.

Os resultados foram extraordinariamente positivos, com diminuição do stress, melhoria da qualidade de vida e um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal muito mais saudável em geral.

Aqui vai a história e os principais resultados do estudo.

O estudo

Participaram no estudo mais de 2500 pessoas em diferentes locais de trabalho, incluindo hospitais, escritórios, escolas e trabalhos ao ar livre.

Os participantes receberam o mesmo salário por menos horas, tipicamente reduzindo uma semana de 40 horas para 35.

Os resultados

“[uma semana de trabalho mais curta] é o futuro …não há como voltar atrás” – participante anónimo1

E quanto à parte em que toda a gente está interessada: quais foram os resultados?

A equipa de investigadores descreveu o estudo como um “grande sucesso”. Os participantes beneficiaram de todas as vantagens de uma semana de trabalho mais curta, nomeadamente aumento do bem-estar mental e um melhor equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, tudo isto mantendo ou melhorando os níveis de produtividade.1

Especificamente, os participantes relataram pontos positivos como ter mais tempo para passar com os amigos e a família, menos stress em casa, mais tempo para o lazer e outros interesses e mais tempo para as tarefas domésticas, ficando com tempo extra nos fins de semana.

Os investigadores afirmam que estes efeitos foram “profundos” e, em resultado, foi atribuído um horário de menos horas de trabalho, ou o direito a trabalhar menos horas, a cerca de 86% da força de trabalho da Islândia.

 

Mensagem final

As descobertas do estudo realizado na Islândia são promissoras, quer em termos de bem-estar mental, quer de produtividade. Com mais estudos como este a caminho em Espanha e na Nova Zelândia, parece que vamos ter ainda mais dados para analisar no futuro próximo, relativos a diferentes culturas.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

1. Association for Sustainable Democracy (Alda) Report, June 2021: https://en.alda.is/wp-content/uploads/2021/07/ICELAND_4DW.pdf

Lauren Dawes
Escritor
Ver o perfil de Lauren Dawes

A Lauren é licenciada em Literatura Inglesa. No mundo do desporto e lifestyle é apaixonada por natação e recentemente descobriu a paixão por levantar pesos e Hot Yoga.

Normalmente aos fins de semana adora um bom almoço, experimentar receitas novas com os seus colegas de casa e tudo o que a ajude a quebrar a monotonia. Para si, o mais importante é manter um equilíbrio entre exercício físico e festas.

Descobre mais da vida da Lauren aqui.

myprotein