Ir para o conteúdo principal
Treino

Uma Semana Inteira De Treino De Uma Atleta De HYROX

Uma Semana Inteira De Treino De Uma Atleta De HYROX
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor2 meses Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho
Escrito por:Erin McElvogue

HYROX, o treino híbrido de corrida e resistência, desafia os atletas a quase todos os níveis: capacidade aeróbica e anaeróbica, força física e resiliência mental. Se queres ter sucesso nesta modalidade, a preparação é absolutamente vital.

Composto por corridas de 1km, alternadas com estações de treino funcional, o seu formato é o que o diferencia de outros desportos semelhantes. Desta forma, um treino para HYROX deve ser adaptado especificamente às exigências do evento.

E, mesmo depois das tuas primeiras participações, podes continuar a melhorar a tua condição, adequando o treino às tuas necessidades específicas, potenciando os teus pontos fortes e melhorando os pontos fracos.

Tendo eu chegado ao topo na minha categoria de idade nos eventos de HYROX desta temporada, quer em dupla quem  individual, irei viajar até Nice no verão para competir no Campeonato Mundial de HYROX.

Nos próximos meses, à medida que o evento se aproxima, pretendo ajustar a intensidade do meu treino e focar-me em objetivos específicos.

Mas, no momento, estou concentrada em todas as áreas: força, condicionamento aeróbico e resistência.

A seguir deixo um exemplo da forma como divido o meu treino semanal. Espero que te dê uma visão mais real sobre a importância do equilíbrio.

Fazer sessões de elevada intensidade, seis vezes por semana, não é a melhor forma de treinar. Na verdade, provavelmente é até prejudicial.

O HYROX é intenso e, portanto, submete o corpo a muita tensão. Isto significa que é importante incluires sessões mais leves durante a semana de treino.

Deves sempre dar tudo no treino, mas se recuperares mais, a progressão é mais rápida. Além disso, como há muitos movimentos repetitivos, é importante manteres o volume num nível razoável, principalmente no início do treino.

  • Segunda-feira

Manhã: corrida de progressão de 5k

Tarde: treino de força

  • Terça-feira

Manhã: treino de força

Tarde: sessão HYROX de treino motorizado de 40 a 60 minutos, incorporando exercícios funcionais

  • Quarta-feira
Intervalos de remo: por exemplo, 10 x 500m com 2 minutos de descanso entre séries
  • Quinta-feira
Manhã: corrida de progressão de 10kTarde: treino de força
  • Sexta-feira
Descanso ou recuperação ativa: 15 km bicicleta ergométrica leve (resistência 2)
  • Sábado
Treino de força + condicionamento metabólico
  • Domingo
Sessão HYROX: AMRAP de 50 minutos de corrida e exercícios funcionais
Embora possa parecer excessivo, há algumas coisas que deves considerar ao analisar este programa de treino:
  • Algumas destas sessões não duram mais de 30 minutos e raramente, ou quase nunca, passo mais de três horas por dia no ginásio.
  • Tenho um horário muito flexível, o que significa que posso dividir o meu treino em sessões de manhã e à tarde. Para muitas pessoas isso não é possível, mas tudo bem.
  • Passei anos a trabalhar para chegar a este nível. Mas não deves encarar isto como “tenho que ser igual” para competir no HYROX.
  • Este plano de treino é específico para mim e para os meus objetivos atuais. Mas cada pessoa é diferente e deve basear o seu treino nas suas capacidades, nos seus objetivos e no seu estilo de vida.

Queres saber mais sobre HYROX?

LÊ OS NOSSOS ARTIGOS:

Mensagem Final

Ao te preparares para um evento de treino híbrido, baseado em resistência, como o HYROX, deves ter em conta todas as áreas do teu treino. Corre bastante para melhorar o teu condicionamento físico, levanta alguns pesos para aumentares a tua força e incluí os exercícios específicos do HYROX, para praticares os movimentos.Um plano de treino que cubra todas estas áreas vai apoiar os teus objetivos para o HYROX, mas também te irá ajudar a continuar funcionalmente em forma e forte. Lembra-te: trabalha duro mas, mais importante ainda, trabalha de forma inteligente. E, como sempre, diverte-te durante todo o processo.

"NOTA: Os nossos artigos têm um propósito meramente informativo e educacional e não devem ser usados como conselhos médicos ou de saúde. Consulta sempre um profissional especializado antes de tomares quaisquer suplementos nutricionais, de iniciares um novo programa de treino ou alterares a tua dieta."

Segue-nos também no Instagram e no Youtube. Temos imensos conteúdos exclusivos para uma motivação extra! Subscreve já, clicando nos links abaixo!

InstagramYouTube

Agora estamos também no Telegram. Subscreve já, clicando no link abaixo.

Telegram

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein