Ir para o conteúdo principal
Treino

As Melhores E Piores Estações De HYROX – Votadas Pelos Atletas

As Melhores E Piores Estações De HYROX – Votadas Pelos Atletas
Tatiana Fernandes Coelho
Escritor2 meses Atrás
Ver o perfil de Tatiana Fernandes Coelho
Escrito porEmily Wilcock

O HYROX tem vindo a conquistar inúmeros fãs por todo o mundo. Para aqueles que não estão familiarizados com esta nova modalidade de corrida, deixem-nos apresentá-la.

O HYROX combina corrida com estações de treino funcional, com a finalidade de levar o corpo ao limite e à exaustão... mas é incrível. A corrida é realizada num espaço indoor amplo, no qual os espectadores podem assistir e torcer pelos atletas. A atmosfera é incrível.

Uma competição desta modalidade pode ter a seguinte estrutura:

  • 1000m de corrida
  • 1000m de ski-erg
  • 1000m de corrida
  • 50m a empurrar o trenó
  • 1000m de corrida
  • 50m a puxar o trenó
  • 1000m de corrida
  • 80m de burpees broad-jump
  • 1000m de corrida
  • 1000m de remo
  • 1000m de corrida
  • 200m de farmer's carry
  • 1000m de corrida
  • 100m lunges com saco de areia
  • 1000m de corrida
  • 75-100 de wall balls

Saiba mais sobre o HYROX aqui:

No último evento em que participámos, pensámos: por que não conversar com alguns dos atletas para saber como foi a corrida? Alguns foram bastante expressivos sobre as estações de que mais gostaram e, inversamente, sobre as que gostaram menos.

Deixando de lado a linha da meta, queríamos saber qual a estação da corrida favorita dos participantes. O farmer's carry ficou em primeiro lugar, o que não nos surpreendeu.

O remo também foi um dos preferidos, tendo sido referido como uma boa  forma de mudar de ritmo e uma oportunidade de recuperar o fôlego.

Um dos atletas surpreendeu-nos quando referiu os burpees broad-jump como uma das estações de que mais gostou. Mas, no geral, todos concordaram que "a sensação de cruzar a linha final é a melhor parte de toda a corrida". É, exatamente, este o espírito com o qual devemos encarar esta competição.

Tentámos, depois, formular a pergunta seguinte da forma mais positiva possível, mas não funcionou. Perguntámos: “Se pudesses trocar uma estação por outra, qual seria?”. Esta questão, tornou-se, basicamente, numa oportunidade de odiar os exercícios de que menos gostaram. A opinião ficou, mais ou menos, dividida em 50/50.

Metade dos atletas odiou os burpees - bastante justo na nossa opinião. E o resto detestou o trenó, quer a empurrar quer a puxar.

Mensagem Final

E aqui tens. O veredicto final: o farmer's carry é muito exigente. E, se pudesses, descartarias de imediato ter que puxar e empurrar o trenó. Mas o que teria isso de divertido?

"NOTA: Os nossos artigos têm um propósito meramente informativo e educacional e não devem ser usados como conselhos médicos ou de saúde. Consulta sempre um profissional especializado antes de tomares quaisquer suplementos nutricionais, de iniciares um novo programa de treino ou alterares a tua dieta."

Segue-nos também no Instagram e no Youtube. Temos imensos conteúdos exclusivos para uma motivação extra! Subscreve já, clicando nos links abaixo!

InstagramYouTube

Agora estamos também no Telegram. Subscreve já, clicando no link abaixo.

Telegram

Tatiana é Doutorada em Ciências Médicas e da Saúde, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, tendo, ao longo da sua carreira de investigação científica, sido autora de artigos académicos publicados em revistas internacionais, na área da Genética e da Biologia Molecular.

A sua experiência como Técnica Especialista em Exercício Físico e Coach L-1 de CrossFit, potencia a sua paixão por todas as vertentes da otimização da performance atlética na prática desportiva, tendo, inclusivamente, escrito alguns artigos de revisão sobre a influência do background genético na performance e resistência físicas, na adaptabilidade ao treino e na resposta fisiológica à nutrição e suplementação desportivas.

Mais informações sobre Tatiana Fernandes Coelho: LinkedIn, ORCID e PubMed.

myprotein