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Magnésio | O que é? Para que serve? Benefícios e deficiência

O que é o Magnésio?

O magnésio é um importante e, por norma, abundante mineral no corpo humano. É necessário em mais de 300 reações do organismo, como o metabolismo, a síntese proteica, a produção de energia, o crescimento das células e o desenvolvimento do DNA/RNA.

Neste artigo, vamos conhecer um pouco mais sobre o magnésio e os benefícios que ele te pode oferecer.

Para que serve?

O magnésio tem diferentes funções, que incluem a manutenção do bom funcionamento dos nossos tecidos (nervos, músculos e ossos), o controlo da função cardíaca (incluindo o nosso ritmo cardíaco), a melhoria do tónus muscular, o controlo da pressão sanguínea, o fortalecimento das defesas e ainda a regulação dos níveis de glicose.

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No entanto, estas funções apenas podem ser sustentadas enquanto tivermos uma concentração adequada de magnésio nos nossos tecidos. Quanto não conseguimos manter esta concentração, os problemas surgem.

O magnésio foi descrito como um mineral que leva a uma “deficiência invisível”. Isto porque apenas uma pequena percentagem deste mineral é armazenada no nosso sangue, e para saberes se tens uma deficiência, é necessário fazeres uma análise ao sangue. O teste até pode ser negativo, e na verdade teres uma deficiência, seja ela nos teus músculos ou ossos, pois é neles que o magnésio é armazenado. Esta deficiência é mais comum do que se pensa e não deve ser ignorada.

Benefícios e deficiência

Como já foi dito, o magnésio é responsável por diversas funções no nosso corpo. No entanto, quando verificas os benefícios específicos do magnésio para o organismo, a sua função chave é a prevenção de processos reativos que vêm da pressão oxidativa.

Foram feitas imensas pesquisas, que podem ser resumidas em algumas linhas.

Se tens um problema reativo crónico, é muito provável teres uma deficiência de magnésio.

Níveis baixos de magnésio estão intimamente ligados a estes processos, e, por consequência, a mudanças e desenvolvimento de patologias.

1. Envelhecimento e o magnésio

O processo de envelhecimento é muitas vezes associado à deficiência em magnésio. Normalmente, durante este processo, os níveis plasmáticos de magnésio mantêm-se, mas os níveis totais no corpo reduzem.

Em alternativa, há causas secundárias que podem reduzir a quantidade de magnésio no corpo (o nosso sistema digestivo pode ter maiores dificuldades na sua absorção, o que leva a maiores perdas pela urina).

No entanto, também é sabido que os radicais livres são produzidos em maior quantidade quando envelhecemos, e, por consequência, causam processos reativos nos tecidos do corpo.

2. Densidade óssea

Uma outra influência fisiológica do magnésio é o seu efeito na formação óssea.

O magnésio tem um efeito em modificar a atividade de 2 tipos de células: os osteoblastos (assistem a formação óssea) e os osteoclastos (assistem a absorção óssea).

Também altera a concentração de outras substâncias que influenciam a formação dos ossos, nomeadamente as hormonas das paratiróides e a vitamina D.

3. Rendimento físico

Um ponto importante nos efeitos do magnésio é que a deficiência do mesmo em pessoas de mais idade leva a um declínio do rendimento físico. A suplementação com este mineral em pessoas com idades avançadas pode ser muito benéfica.

4. Índice glicémico

Uma outra importante função do magnésio é o seu papel no metabolismo da glicose. De uma forma simples, uma redução na concentração de magnésio pode levar a uma resistência maior à insulina, um percursor comum das alterações dos níveis glicémicos.

E ainda, a resistência à insulina pode causar uma deficiência de magnésio. Existe uma maior perda de magnésio através da urina em pessoas com distúrbios glicémicos.


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2018-02-26 09:40:28Por Claire Muszalski


Dosagem de magnésio

A dose recomendada de magnésio está entre os 400 a 420mg nos homens e os 310mg a 320mg nas mulheres.



Jennifer Blow

Jennifer Blow

Escritor

Jennifer Blow é uma das nossas nutricionistas certificadas pela Associação de Nutricionistas do Reino Unido. Licenciada em Ciências da Nutrição e com um mestrado em Investigação em Nutrição, especializou-se no uso dos suplementos desportivos para melhorar a saúde e fitness através de uma extensa actividade ciêntifica.

A Jennifer conta inúmeras referências em revistas em artigos de nutrição em revistas como Vogue, Elle, Grazia, o que demosntra a qualidade do seu trabalho.

A sua experiência de trabalho com o serviço nacional de saúde inglês (NHS) nomeadamente em ensaios no campo da dieta que incluem elementos como ómega 3 e análises de impacto de fast food na saúde, cujos foram apresentados na convenção anual da Nutrition Society. A Jennifer no seu dia-a-dia continua envolvida em inúmeros projetos de investigação de modo a garantir que o seu desenvolvimento pessoal continua a todo o gás e consegue estar na vanguarda do conhecimento. Desscobre mais da experiência da Jennifer aqui.

Nos seus tempos livres, a Jennifer adora escalada e escalada. Para além disso, nos seus posts verás que adora uma bela refeição saudável.