Ir para o conteúdo principal
Suplementos

O que é a espirulina? | Para que serve? | Como tomar?

O que é a espirulina? | Para que serve? | Como tomar?
Claire Muszalski
Escritor4 anos Atrás
Ver o perfil de Claire Muszalski
A espirulina é uma bactéria, mais propriamente uma cianobactéria em forma de espiral, capaz de fazer fotossíntese. Caracteriza-se por apresentar um sabor e cheiro particular, com um perfil nutricional muito rico que a torna um superalimento rico em proteínas, vitaminas e minerais, o que leva a muitos benefícios potenciais. É um suplemento nutricional comum, que já era usado pela civilização asteca.1 A espirulina ficou famosa pela primeira vez quando foi usada pela NASA para astronautas em missões espaciais.1 Durante muito tempo foi considerada uma alga, talvez porque se desenvolve e vive em colónias e a sua aparência e cor se assemelha a uma alga. Da sua constituição fazem parte a clorofila e a ficocianina. A clorofila (usa o sol como fonte energética) é responsável pela cor verde e a ficocianina é responsável pela cor azul. É um facto que, apesar de já ser utilizada há bastante tempo por alguns povos, a sua produção e industrialização é mais recente, aproximadamente nos últimos 20 anos, coincidindo com o despertar do interesse da comunidade científica por este superalimento. 

Como e quando consumir? 

Podemos encontrar espirulina sob a forma de comprimidos, cápsulas ou em pó. É de uma cor verde brilhante devido ao seu alto teor de clorofila e ficocianina. A sua comercialização em pó pode ser facilmente misturada em água, batidos, smoothies, sopas ou outra bebida de que gostes. As cápsulas ou comprimidos têm a vantagem de fornecer a dose certa, e assim garantir a nutrição adequada. A espirulina pode conferir uma dose extra de proteína a um batido pós-treino, além do seu conteúdo vitamínico e mineral poderoso, mas pode ser tomada a qualquer hora do dia para usufruires dos seus benefícios. Em caso do seu consumo se associar a uma dieta de perda de peso, o seu benefício pode ser maximizado se o consumo da espirulina for feito logo de manhã, na primeira refeição. 

Dose recomendada e efeitos secundários 

A espirulina é usada há décadas com efeitos secundários limitados ou inexistentes.1 No entanto, alguns autores indicam que grávidas e crianças não devem consumir, ou que precisam de avaliação médica para consumir.  A USDA deu à espirulina a denominação de “GRAS”, o que significa que é geralmente vista como segura. Pode interagir com outros medicamentos que estejas a tomar ou contribuir com uma dose adicional de uma certa vitamina ou mineral de que estejas a precisar (dependendo da tua dieta e outros suplementos), por isso é sempre melhor conversar com um médico antes de começar qualquer nova rotina de suplementos.  A maioria das recomendações indica 3 tomas diárias às principais refeições, de 800mg cada. Aproximadamente 2 a 3 cápsulas, dependendo do fabricante. A dose típica estudada varia entre 3 e 10 gramas por dia e o uso de até 30 gramas por dia não mostrou efeitos secundários negativos.2 
spirulina é a dose extra de proteína

Quais os benefícios?

A espirulina é considerada um dos alimentos mais ricos, um superalimento, o que tem suscitado a curiosidade de muitos. Atualmente, existem inúmeros estudos que demonstram os efeitos benéficos da espirulina para o organismo. 

1. Rica em nutrientes

Rica em proteínas e ácidos gordos essenciais, a espirulina contém quase todos os nutrientes que precisamos, em proporções diferentes. Com uma dose diária de espirulina, consegues obter uma boa parte da tua dose diária dos seguintes nutrientes: Proteína: A sua constituição é maioritariamente proteica, cerca de 60 a 70%, com todos os aminoácidos essenciais.Uma colher de sopa (cerca de 7g) de espirulina contém 4g de proteína. Esta é uma proporção MUITO alta, especialmente para um alimento vegetal, o que a torna útil tanto para veganos como para comedores de carne.1 Esta proporção significa que a sua concentração em proteína (por grama) é maior que a da carne, leite, ovos, soja ou grãos.1 O seu perfil de aminoácidos, que é alto em valina, leucina e isoleucina, torna-a superior a todas as outras proteínas vegetais, incluindo o feijão. Outros nutrientes: Vitaminas do complexo B

Ácidos gordos essenciais (A espirulina é a fonte mais conhecida de Ácido Gama Linolénico para além do leite materno.2)

FibraBetacaroteno

Ferro (100g de espirulina contêm mais de 150% da tua necessidade diária de ferro.) 

Cálcio

E ainda:Cobre, Magnésio, Manganês, Potássio, Zinco, Selénio, Fósforo.  

 2. Promove a perda de peso 

A espirulina contém uma substância, a fenilalanina, que mostrou efeitos positivos no controlo de apetite e aumento da saciedade. 

 4. Melhora a força muscular

O seu conteúdo considerável de proteína é fundamental para este benefício. Existem vários estudos que mostram aumento da força muscular e resistência, em pessoas que praticam regularmente exercício físico e consomem 2 a 3g de espirulina por dia. 

 5. Aumento dos níveis de energia

A energia é exigida pelas nossas células. Os hidratos de carbono da espirulina são facilmente absorvidos (assim como as proteínas) e ajudam as células a obter a energia de que precisam.1 A espirulina também aumenta os níveis de bactérias benéficas ​​nos intestinos, o que, por sua vez, cria mais B6 e aumenta a energia.
Espirulina diminui os níveis de colesterol
Mensagem final A espirulina é um poderoso suplemento natural. Pode dar-te uma dose extra de proteína, juntamente com vitaminas e minerais adicionais. Embora seja há muitos anos considerado um suplemento alimentar seguro, os benefícios potenciais da espirulina continuam a crescer à medida que os cientistas aprendem mais sobre o seu poder. Outro aspeto a considerar no seu consumo é o facto da espirulina ser um organismo que cresce em água fresca e salgada, com origem biológica, sem contaminação e livre de manipulação. Os benefícios são imensos e é relativamente segura mesmo em doses elevadas. Agora que já sabes tudo sobre a espirulina, tens mesmo que testar este batido proteico

Traduzido por Hermano MouraRevisto por Helena Kostina

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educacionais e não devem ser usados como conselho médico. Se está preocupado, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir qualquer grande alteração na sua dieta.

Agora também estamos no Whatsapp. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra Subscreve já, clicando aqui!

  1. Karkos, P. D., Leong, S. C., Karkos, C. D., Sivaji, N., & Assimakopoulos, D. A. (2011). Espirulina in clinical practiceevidence-based human applicationsEvidence-based complementary and alternative medicine, 2011. 
  2. Sotiroudis, T. G., & Sotiroudis, G. T. (2013). Health aspects of Espirulina (Arthrospira) microalga food supplementJournal of the Serbian Chemical Society, 78(3), 78-3. 

 

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.

Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.

A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.

Para saberes mais da Claire, clica aqui.

myprotein