De volta aos treinos, e às dores musculares tão desconfortáveis e incapacitantes. E agora, que faço para parar com as dores?
Como é lógico, ninguém gosta de ter dores após um treino, seja ele leve ou mais intenso, embora este seja um bom sinal, pois diz-nos que os músculos trabalharam, ou seja, que foram sujeitos a um processo de hipertrofia, força e resistência, provocando um processo de catabolismo/degradação muscular.
Em seguida dá-se início a uma fase de regeneração tecidular/anabolismo, e é neste período que o corpo repara as fibras musculares, desenvolve a capacidade de trabalho muscular e aumenta a densidade muscular e óssea.
Esta fase dá-se, essencialmente, durante o sono noturno, como tal, para que possa ser regenerador e eficaz, é essencial ter bons hábitos de repouso nocturno.
As dores musculares podem aparecer horas após o treino e perdurar até cerca de 72 horas, podendo tornar o teu dia-a-dia desconfortável e até te limitando em algumas atividades básicas diárias, tais como sentar, subir escadas ou carregar os sacos do supermercado.
Para quem inicia a atividade física do zero, ou não pratica exercício físico há meses ou anos, este processo pode alastrar-se durante as primeiras semanas de treino.
Mas, embora a sensação de ter os músculos doridos possa não ser completamente eliminada, ela pode ser controlada e aliviada com alguns cuidados de recuperação no intra-treino e pós-treino, que irão permitir que o organismo recupere mais rapidamente e melhore o rendimento dia após dia.
Como evitar estes sintomas e tirar partido do treino sem que tenhas que parar ou desistir?
Cuidados Nutricionais/Suplementação
No pós-treino, o organismo tem uma “janela” até no máximo duas horas para absorver eficazmente os nutrientes para evitar a degradação muscular, desencadeando a reparação muscular.
Desta forma, uma suplementação adequada pós-treino rica em proteína e aminoácidos essenciais de cadeia ramificada (BCAA) é fulcral para evitar um processo doloroso exacerbado, dando imediatamente a energia e os nutrientes necessários à reparação do tecido muscular.
A Impact Whey Protein, é uma ótima aposta neste período, pois contém um grau elevado de proteína e BCAA’s, que te irão ajudar na recuperação pós-treino.