Ir para o conteúdo principal
Novidades

As Modas dos Anos 90 de que Mais (e Menos) Gostamos

As Modas dos Anos 90 de que Mais (e Menos) Gostamos
Myprotein
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Myprotein

Millennials à procura de nostalgia e membros da geração z à procura de inspiração: este artigo é para vocês.

Para celebrar a Impact Week II, que é dedicada aos anos 90, pensámos em relembrar algumas das melhores e mais notáveis tendências do mundo das dietas e da moda da altura. Portanto, faz uma pausa de procurar entre as nossas incríveis promoções para a Impact Week e recorda como comíamos e nos vestíamos nos anos 90.

1. Dietas Restritivas

O lendário Dr. Robert Atkins. O homem que inventou o que é possivelmente a mais famosa dieta de todos os tempos – a Atkins. A dieta Atkins envolve grandes quantidades de gorduras e proteínas e poucos hidratos de carbono, e força-nos a cortar em imensos alimentos para conseguir estas limitações de macronutrientes.

Embora o Dr. Atkins tenha desenvolvido a dieta nos anos 60, esta popularizou-se nos anos 90 com o lançamento do célebre livro “A Nova Dieta Revolucionária do Dr. Atkins”. E foi de facto uma revolução. A BBC reportou em 2003 que 7% dos homens e 10% das mulheres já tinham a algum ponto experimentado a dieta, apesar da sua natureza restritiva.

Embora estejamos felizes por esta dieta ter sido deixada no passado, há algumas dietas bastante semelhantes por aí… pense-se na keto.

2. Patins em linha

Nos anos 90, deixámos para trás os patins de 4 rodas dos anos 80 e passámos para os muito mais sofisticados patins em linha, que têm apenas uma linha de rodas em vez de dois pares… o que torna o equilíbrio um pouco mais difícil, mas aumenta substancialmente o nível de estilo.

Quer precisássemos simplesmente de um meio rápido de deslocação, ou pensássemos até ter hipóteses de nos tornarmos profissionais, os patins em linha estavam a dada altura em todas as listas de Natal.

3. Produtos sem gordura

Falámos há pouco das dietas com doses altas de gordura, mas havia outro conceito alimentar a rondar nos anos 90: produtos com teor de gordura reduzido.

Precisamente no lado oposto às dietas com muitas gorduras e poucos hidratos estava quem defendia a ideia de que toda a gordura era má, cortando-a sempre que possível. Isto levou a incontáveis snacks sem gordura, batidos de substituição de refeição sem gordura, basicamente todo e qualquer produto sem gordura de que te possas lembrar. Esta ideia era tão popular que até a McDonalds lançou o “McLean”, um hambúrguer com teor reduzido de gordura que, não surpreendentemente, não durou muito.

4. Dietas líquidas

A década de 90 assistiu à grande explosão de batidos de substituição de refeição. Nos Estados Unidos, apenas no ano de 1990, houve um aumento de 28% nas vendas.2 A fama de celebridades foi usada para promover os batidos de substituição de refeição mais populares, que prometiam perda de peso com um batido ao pequeno-almoço, outro ao almoço e um jantar “convencional”, de acordo com um anúncio de 1991.

Os substitutos de refeição evoluíram muito desde essa altura, e sem dúvida que estamos contente com o facto. Para o provar, basta ver os BeNu, os nossos novos batidos de nutrição completa que, ao contrário dos batidos dos anos 90, têm uma dose adequada de macronutrientes e micronutrientes, para manter o corpo a funcionar como deve ser.

5. Dieta do tipo de sangue

Infelizmente, havia outra ideia a competir pela nossa atenção nessa altura: a dieta do tipo de sangue. O conceito é que cada tipo de sangue seria melhor servido por um tipo específico de alimentação.

Popularizada pelo Dr. Peter D’Adamo no seu livro “Coma Bem Para O Seu Tipo”, não há nada muito concreto que apoie esta dieta a nível científico, pelo que estamos contentes que a sua popularidade ter ficado no passado.

6. Dieta Sugar Busters

Mais uma dieta comum nessa altura era a Sugar Busters, a dieta anti-açúcar. A ideia geral desta dieta parece relativamente sensata, uma vez que desencoraja o consumo de alimentos processados, mas permite doses abundantes de frutos e vegetais, carnes vermelhas magras e laticínios – desde que não tenham qualquer açúcar adicionado.

CONTUDO, a premissa desta dieta é absurda. Pretende que não aumentemos os níveis de insulina sob a premissa de que a insulina engorda… o que é puro disparate.

7. Dieta da sopa de couves

Acredite-se ou não, esta dieta é à base de sopa de couves! Bem bom. Felizmente, não é completamente limitada à sopa de couves, e os alimentos, dependendo do dia da semana, incluem fruta e outros vegetais para além da couve, e mesmo carne vermelha um dia por semana.

Esta dieta foca-se na perda rápida de peso, recomendando aos seus seguidores um limite de 1000kcal por dia. Esta não é a forma mais sustentável de perder peso, mesmo porque é provável que se perca mais água que peso. Gostamos na realidade de fazer a preparação de refeições no início da semana, mas preferimos não ter de fazer toneladas de sopa.

8. Bucket Hats

Embora este clássico dos anos 90 já tenha feito um regresso, ainda não estamos convencidos. A sua única qualidade redentora parece ser o aspeto prático. Mantém o sol longe dos olhos, fica no sítio mesmo com o vento e (dependendo do teu tipo favorito de bucket hat) protege da chuva.

9. Bodies

A roupa de treino costumava ser bastante mais vistosa que hoje, e não negaremos que somos fãs do estilo. Talvez a melhor escolha em matéria de roupa de treino para quem pretende estar com atenção à postura correta do corpo e manter uma total mobilidade, com calções altos e umas costas baixas. Por isso, aprovamos o body, mas recomendamos que deixes em casa os collants e as perneiras.

10. Calções de ciclismo

O artigo essencial dos anos 90 por excelência era um bom par de calções de ciclismo. Emparelhados com a maior t-shirt que fosse possível encontrar, um par de perneiras e umas sapatilhas enormes e estávamos a postos para tudo. Este clássico intemporal está, é claro, mais que aprovado, tanto dentro como fora do ginásio.

11. Bolsa de cintura

Um acessório essencial dos anos 90 e excelentemente prático. Podemos levar todas as coisas essenciais numa bolsa de cintura, e ficam muito bem com um body. Este item é infalível, já que o rei do fitness dos anos 90 em pessoa, Mr Motivator, disse numa entrevista recente que possui mais de 500 bolsas de cintura, o que é um número bastante impressionante.

12. Calças de treino com botões

Isto já não nos deixa tão convencidos. Referimo-nos aqui às calças de treino com botões laterais para o caso de se pretender aumentar o fluxo de ar. Também funcionam muito bem em vídeos musicais dos anos 90 para ajudar a mostrar os movimentos de dança do seu possuidor, e em festas temáticas dedicadas à década.

 

Mensagem final

Acreditamos que quer a indústria das dietas quer a da moda evoluíram muito nestes últimos 30 anos. Ficamos contentes em assistir ao retorno de algumas das nossas coisas favoritas de infância, mas aliviados por deixar para trás algumas ideias menos recomendáveis do passado… especialmente dietas que nos fazem cortar nos hidratos.

Vê as nossas promoções incríveis para a Impact Week II, e certifica-te de que te manténs a par das novidades através da nossa página do Instragram!

 

Lê este artigo a seguir:

 

1. https://www.sciencedirect.com/topics/medicine-and-dentistry/atkins-diet
2. https://www.washingtonpost.com/gdpr-consent/?next_url=https%3a%2f%2fwww.washingtonpost.com%2farchive%2flifestyle%2ffood%2f1991%2f03%2f13%2fshake-up-in-the-diet-industry%2fdc9507d2-9e59-4de2-b544-c67bb2d317db%2f

Myprotein
Escritor
Ver o perfil de Myprotein
myprotein