Ir para o conteúdo principal
Suplementos

Os 7 Melhores Suplementos Para O Intestino

Os 7 Melhores Suplementos Para O Intestino
Claire Muszalski
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Claire Muszalski

Uma flora intestinal saudável é essencial para o nosso bem-estar – para a digestão, para o sistema imunitário e até para a saúde mental.1 Mas manter uma flora intestinal saudável no mundo frenético de hoje pode ser um desafio, pelo que este artigo é sobre os 7 melhores suplementos alimentares para o intestino.

O intestino

Quando falamos aqui em intestino, pensamos também mais geralmente no sistema digestivo como um todo, que começa na boca e termina no ânus. A digestão de comida começa já na mastigação, e cada passo do processo (esófago, estômago, intestino delgado, intestino grosso) desempenha o seu papel próprio na decomposição dos alimentos em nutrientes que podem ser absorvidos pelo organismo.

Um sistema digestivo saudável é também o habitat de muitas bactérias benéficas que ajudam à absorção de nutrientes e são importantes para o nosso bem-estar em geral.2 O nosso sistema digestivo possibilita:

  • Uma boa digestão1
  • Que o sistema imunitário funcione devidamente e impeça que fiquemos doentes3
  • Melhor saúde mental1
  • Combate às inflamações2
  • Saúde óssea3

O 7 Melhores Suplementos Para o Intestino

Há diversos tipos de suplementos que podemos usar para dar apoio ao nosso intestino.

Probióticos: as “bactérias boas”, em termos simples. Os probióticos (e a sua forma precursora, “prebióticos”), ajudam ao desenvolvimento e manutenção das bactérias benéficas no intestino. Podem ajudar à digestão no dia a dia e promover o bem-estar do intestino em geral.4

L-glutamina: este aminoácido tem diversos benefícios, um dos quais diz respeito à saúde intestinal. A L-glutamina pode ajudar a melhorar o equilíbrio das bactérias no intestino, a regular as inflamações e dar apoio ao bem-estar da mucosa da parede intestinal.5

Psyllium husk: esta substância é um ingrediente comum em suplementos de fibra que o nosso corpo não consegue digerir; contudo, esta fonte de fibra tem efeitos observados a nível da regulação dos níveis de bactérias no intestino e no apoio a uma digestão regular.6

Suplementos de óleo de peixe: há investigação científica que mostra que os ácidos gordos polinsaturados, como os ómega-3 no óleo de peixe, promovem o bem-estar da flora intestinal.7

Fitonutrientes: os nutrientes únicos que obtemos a partir de plantas, como frutos e vegetais, desempenham um papel importante na saúde do sistema digestivo que vai para além dos benefícios das fibras. Tomar um suplemento verde ajuda a proporcionar uma dose destes fitonutrientes de origem vegetal.7

Gengibre: o gengibre é um alimento potente e usado há séculos em muitas culturas, tendo sido recentemente descoberto que influencia a regulação dos níveis bacterianos no intestino. Embora mais investigação em relação às suas propriedades seja necessária, é seguro dizer que tem um efeito positivo no sistema digestivo.8

Alcachofras: cheias de fibra, as alcachofras são uma planta densa em conteúdo nutritivo que foi também relacionada, em estudos iniciais, com a manutenção de níveis saudáveis de bactérias no intestino. Embora mais investigação seja necessária, os suplementos à base de alcachofras parecem ter efeitos promissores.9

 

Mensagem final

Uma boa digestão é fundamental, mas a saúde do sistema digestivo significa mais que apenas a absorção de comida. Dar apoio ao nosso sistema digestivo com suplementos, como probióticos, óleo de peixe e psyllium, pode ajudar a melhorar os níveis de bactérias benéficas no intestino, o que tem uma influência muito abrangente por todo o organismo, incluindo a saúde mental, o sistema imunitário e os ossos.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

1. Logsdon, A. F., Erickson, M. A., Rhea, E. M., Salameh, T. S., & Banks, W. A. (2018). Gut reactions: How the blood–brain barrier connects the microbiome and the brain. Experimental Biology and Medicine, 243(2), 159-165.
2. Shanahan, F., Ghosh, T. S., & O’Toole, P. W. (2021). The healthy microbiome—what is the definition of a healthy gut microbiome?. Gastroenterology, 160(2), 483-494.
3. Weaver, C. M. (2015). Diet, gut microbiome, and bone health. Current osteoporosis reports, 13(2), 125-130.
4. Tuohy, K. M., Probert, H. M., Smejkal, C. W., & Gibson, G. R. (2003). Using probiotics and prebiotics to improve gut health. Drug discovery today, 8(15), 692-700.
5. Deters, B. J., & Saleem, M. (2021). The role of glutamine in supporting gut health and neuropsychiatric factors. Food Science and Human Wellness, 10(2), 149-154.
6. Yang, C., Liu, S., Li, H., Bai, X., Shan, S., Gao, P., & Dong, X. (2021). The effects of psyllium husk on gut microbiota composition and function in chronically constipated women of reproductive age using 16S rRNA gene sequencing analysis. Aging (Albany NY), 13(11), 15366.
7. Laparra, J. M., & Sanz, Y. (2010). Interactions of gut microbiota with functional food components and nutraceuticals. Pharmacological research, 61(3), 219-225.
8. Wang, X., Zhang, D., Jiang, H., Zhang, S., Pang, X., Gao, S., … & Li, Y. L. (2020). Gut microbiota variation with short-term intake of ginger juice on human health. Frontiers in microbiology, 11, 2453.
9. Fissore, E. N., Santo Domingo, C., Gerschenson, L. N., & Giannuzzi, L. (2015). A study of the effect of dietary fiber fractions obtained from artichoke (Cynara cardunculus L. var. scolymus) on the growth of intestinal bacteria associated with health. Food & function, 6(5), 1667-1674.

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.

Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.

A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.

Para saberes mais da Claire, clica aqui.

myprotein