Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

Alex Tilinca | A conquistar novas metas para culturistas trans

Alex Tilinca | A conquistar novas metas para culturistas trans
Emily Wilcock
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Emily Wilcock

Como a maioria dos culturistas dedicados, o nativo da cidade de Nova Iorque Alex Tilinca embarca no ritual dos curls para bíceps e supinos semana após semana. Alimentado a proteína em grandes doses, documenta os seus progressos no Instagram, onde partilha os segredos de como esculpe o seu físico incrível com os seus 30 000 seguidores.

Mas ao contrário da maior parte dos atletas, Alex, com 21 anos, encarou desafios que vão além dos que se encontram normalmente num ginásio. Como um homem trans, a sua viagem no espaço do culturismo competitivo não tem decorrido sem dificuldades. Mas teve sucesso nos palcos competitivos e conseguiu angariar uma comunidade de atletas trans e amigos com vontade de aprender com ele e de o acompanhar nessa viagem.

Agora, Alex tem dado a outros homens trans tudo o que aprendeu na sua viagem até ao momento, para que possam evitar os erros que cometeu e pô-los no rumo para o sucesso o mais depressa possível. É por isso que começou a sua própria empresa, a Self Made, que oferece a homens trans um curso de treino intensivo de bodybuilding pensado especificamente para as suas necessidades. Como é claro, Alex instrui os seus clientes em todas as vertentes, dos macronutrientes à digestão, suplementos, hormonas e competir como um homem trans.

Mas não é preciso ficarmo-nos pela nossa versão do assunto – aqui está o que Alex tem a dizer sobre o seu programa e a sua própria história, da transição aos 11 anos a tornar-se um bodybuilder que tem somado sucessos nos palcos competitivos.

'Não há quaisquer recursos específicos para homens trans’

Alex tem sido um pioneiro no caminho para atletas trans ao criar um curso intensivo de bodybuilding concebido especificamente para homens trans. Há algumas diferenças cruciais para estes culturistas que são desnecessários no caso de pessoas cisgénero, e que são tomadas em conta no curso de Alex. Ele quer proporcionar a homens trans a oportunidade de esculpir os seus corpos e dar o início à sua própria viagem pelo mundo do bodybuilding, que é algo que ele próprio nunca teve.

“Há imensa informação à disposição para homens cis no ginásio – o que fazer, o que comer. Mas não há quaisquer recursos específicos para homens trans.Estou a proporcionar uma plataforma e recurso educacional para que os homens trans se possam juntar a mim. Encontramo-nos uma vez por semana e eu explico-lhes o curso e as bases de como fazer culturismo. Quero permitir-lhes saltar todos os anos em que eu cometi erros, para poderem começar a fazer o que querem na sua própria viagem pelo bodybuilding.”

‘Fui rejeitado por muitos treinadores’

As experiências pessoais de Alex quando começou a treinar ajudaram-no a identificar uma lacuna no mercado para o treino específico de atletas trans.

“Na minha propria experiência pessoal, fui rejeitado por muitos treinadores por ser trans, quer fosse a um nível pessoal, ou porque simplesmente não se sentiam confortáveis a trabalhar comigo ou não tinham os conhecimentos necessários para o fazer.”

Agora, com o Self Made, Alex espera suprir essa falta oferecendo esse conhecimento.

“Quero oferecer tantos recursos quanto me for possível à comunidade trans, sabendo que terão provavelmente que passar pelo mesmo que eu.

‘Temos de olhar para nós próprios como atletas’

É natural que muitas pessoas trans tenham reservas em entrar no ginásio, com medo de se sentirem mal-vindas, pelo que o objetivo de Alex é ajudar a que mudem essa atitude e compreendam que pertencem lá tanto quanto qualquer outra pessoa.

“Digo sempre aos meus clientes e a toda a gente que fala comigo que não podemos deixar que ser trans nos trave. Não podemos hesitar se estivermos no ginásio e olharmos para um peso, não podemos pensar que somos trans e não sabemos se conseguiremos. Temos de olhar para nós próprios como atletas.Eu sinto que há uma sensação de não pertencer como um homem trans no ginásio e creio que é muito importante que as pessoas trans compreendam que têm um lugar no ginásio, é algo a que podem sem dúvida dedicar-se assim o queiram, e do qual são mais que capazes, física e mentalmente.

Creio que, considerando algumas leis e regulamentos, é-nos incutido que somos fisicamente inferiores aos outros, o que não é verdade. Não tenho qualquer problema em acompanhar o ritmo.

‘Podemos todos partilhar dessa ideia e respeitarmo-nos uns aos outros com base nisso’

Embora Alex possa ter tido dificuldade em encontrar um PT que o treinasse devidamente no início, teve uma experiência no geral positiva na comunidade do bodybuilding.

“Acredite-se ou não, encontrei muito pouca oposição por causa do que faço ou do que sou. Quando mais pessoas ouvem falar de mim, mais vêm falar comigo.Tenho uma história muito interessante e sem dúvida que é diferente da típica história de sucesso do culturista.Creio que embora não possam entender realmente a experiência da pessoa trans, compreendem a ideia de querer melhorar algo nos seus corpos. Penso que podemos todos partilhar dessa ideia e respeitarmo-nos uns aos outros com base nisso.”

Naturalmente, muitos homens e mulheres trans podem ter receio de pôr sequer os pés num ginásio, quanto mais fazer carreira como profissional. Mas a experiência de Alex prova que as coisas estão a mudar e ele tem sido um pioneiro dessa mudança.

Quando disse aos gerentes e treinadores no seu próprio ginásio, recebeu uma resposta incrivelmente encorajadora.

“Fui ter com eles e disse-lhes; eles já me conheciam há algum tempo. Fui muito honesto. Disse ‘Sou trans. Gostaria de competir, isso é um problema, estou a perder tempo, ou há forma de acontecer?’ e eles na verdade nem hesitaram.“Disseram-me que podia competir, que nada havia que o impedisse. Não creio que muitos homens trans se apercebam disso. Ninguém os vai impedir de participar em eventos, não há regulamentos que o impeçam ou que possam levantar algum entrave.”

‘Temos de ser o nosso próprio herói’

O melhor conselho que Alex daria ao seu “eu” mais jovem é ter confiança nas suas próprias capacidades. Olhar em frente, encontrar o foco e o resto virá.

“Diria ao meu 'eu' mais novo que tem de ser o seu próprio herói. Que tem de se apoiar a si mesmo, de acreditar em si mesmo, de se inspirar a si mesmo. Muitas pessoas admiram outras pessoas, têm os seus heróis, mas tu tens também de ser o teu próprio herói.Se sabemos o nosso porquê, vamos descobrir o como. E as coisas acontecerão por uma razão. Por vezes, podemos não nos aperceber disso no momento, mas temos de acreditar que, enquanto damos o nosso melhor todos os dias, estamos a caminhar na direção certa.” Mensagem final

Alex é um atleta que certamente está a desbravar um trilho para culturistas trans. Tem ajudado a eliminar algum do medo que rodeia o ginásio e que é natural em muitas pessoas trans, mostrando-lhes que são tão capazes de fazer história no bodybuilding como qualquer outra pessoa.

 

After completing an internship with Myprotein, Emily returned to university to finish her Bachelor of Science degree in Business Management and Marketing. With experience in lifestyle writing, Emily aims to entertain and educate through her work. Her focuses include recipes, real and inspiring stories, and working with writers to help provide easy-to-digest evidence-based research. Her work on recipes has been previously featured in The Supplement magazine, with a particular focus on high-protein, nutritious meals, plus advice on how to properly fuel your body. Outside of work, Emily’s top priority is food. She’s a self-professed star baker and a connoisseur of all things baked. In her spare time, she’s either cooking up a storm, our looking out for the opportunity to try out Manchester’s newest restaurants. But as a huge fan of carbs, if it’s not pasta or pasta-adjacent, she’s not interested. If she’s not in the kitchen, she’s tucked up with a book for an early night, or you’ll find her in the gym working up a sweat. Afterall, all those carbs require quite the appetite.
myprotein