Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

Amelia E A Normalização Do Ganho De Peso | Recuperar de uma desordem alimentar

Amelia E A Normalização Do Ganho De Peso | Recuperar de uma desordem alimentar
Myprotein
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Myprotein

Para o Mês da Saúde Mental de 2021, quisemos celebrar o impacto positivo que o fitness pode ter na nossa mente. Como pôr os auriculares, aumentar o volume e levantar algo pesado pode ser o escape de que precisamos.

A saúde mental não é um tabu, e ninguém precisa de sofrer em silêncio. Por isso, estamos a partilhar histórias de quem passou por problemas relacionados com a saúde da sua mente e descobriu formas positivas de lidar com eles.

Amelia Goldsmith conhece essa luta. Para superar a desordem alimentar que afetou a sua vida durante quase uma década, Amelia embarcou numa viagem de ganho de peso, partilhando cada passo com os seus seguidores no Instagram.

Falámos com Amelia descobrir o que a motivou a começar essa viagem e que desafios encontrou pelo caminho, enquanto retomava o controlo sobre o seu corpo e a sua mente através do fitness e de uma nutrição cuidada.

Antes de começar a recuperar o peso

Enquanto crescia, Amelia fora sempre uma pessoa ativa, tendo dançado desde os três anos. Também tivera sempre uma constituição magra, e sentira a pressão, quer do meio da dança, quer do mundo à sua volta em geral, para se manter assim.

“Creio que, pelo ambiente de dança, a pressão que coloquei em mim própria e os hábitos sociais de que me rodeei, fizeram-me entrar numa espiral descendente, no que se assemelhou a um poço negro e sem fundo de pensamentos relacionados com a dieta, dismorfismo corporal e a necessidade constante de ser magra e ter um “ar desportivo”.

Ao longo do tempo, a pressão fez-se sentir de formas bastante graves, e foi apenas no último ano que Amelia se apercebeu da severidade da situação.

“Depois de sete a oito anos de uma batalha constante contra pensamentos relacionados com comida na minha cabeça e contagem e restrição de calorias, cheguei a 2020 quando o COVID estourou, e foi aí que cheguei ao meu ponto mais baixo, mentalmente e fisicamente.”

Por esta altura, Amelia já não tinha um período há 8 anos e os seus amigos também começavam a expressar a sua preocupação.

“A minha melhor amiga veio falar comigo por algumas vezes, para perguntar se eu estava bem, o que me preocupou e me fez entrar em pânico. Depois de alguns comentários sobre o meu peso, comecei a aperceber-me do que estava a fazer a mim própria e para onde estava a encaminhar-me caso continuasse, e que isso não me ia fazer feliz ou saudável.”

Pode ser difícil apercebermo-nos de pensamentos e hábitos pouco saudáveis em nós próprios, e foi preciso que Amelia se visse a si mesma de um modo objetivo para reconhecer que algo precisava de mudar.

“Recordo-me até de fazer um treino ao vivo em parceria com a Myprotein no meu Instagram, e lembro-me de o revisitar e questionar-me se realmente era tão magra como parecia no vídeo. Foi um dos raros momentos em que vi o meu corpo real, e não como me parecia no espelho.”

Fazer as mudanças

Depois do incrivelmente difícil primeiro passo de aceitar que era preciso mudar algo, Amelia deixou que o mundo se lhe juntasse nessa viagem. Todo o seu percurso para recuperar o peso foi documentado na conta do Instagram.

“Finalmente ganhei coragem para aceitar que precisava de pôr a saúde em primeiro lugar, o que significava ganhar peso.”

Embora cada jornada tenha os seus altos e baixos, a viagem de ganho de peso de Amelia deixou-a com muito mais do que havia imaginado.

“Há TANTOS pontos positivos! Ganhei de volta a minha personalidade, que não sabia se tinha perdido. Também ganhei de volta o meu sentido de humor. Dou por mim a rir muito mais vezes. Pura, pura felicidade, energia, uma pele, cabelo e unhas incrivelmente melhores. A minha relação com a comida é tão livre e fantástica.”

Também houve melhorias no modo como se relaciona com outras pessoas, para além de com consigo mesma, e sinais de que o seu corpo já não está apenas a sobreviver, mas a prosperar.

“As minhas relações com a família e amigos são muito mais saudáveis e menos tóxicas. A minha ansiedade está muito melhor, e creio que isso também se deve a uma maior confiança. O meu período voltou (!), o que quer dizer que o meu corpo já não está a tentar sobreviver, mas sim a viver harmoniosamente. A minha libido também voltou, juntamente com o meu interesse em relações amorosas.”

Ouvir todos estes pontos positivos faz-nos perceber o que podemos arriscar na obsessão de ter um dado aspeto, e que, quando essa pressão é retirada, há muito mais vida a desfrutar. É sem dúvida esse o caso de Amelia.

“Sonhos que tive durante anos estão finalmente a tornar-se uma realidade, e acredito firmemente que isso é porque a minha mentalidade em relação ao meu corpo, à comida, ao exercício, às calorias, etc., me estava a puxar para trás de muitas maneiras.”

Amelia é agora capaz de ver o fitness como algo para tornar o seu corpo mais forte, não mais pequeno.

Começar a tua própria viagem de ganho de peso

Apesar de todos os aspetos positivos, ver o nosso corpo aumentar depois de anos a tentar diminuí-lo pode ser assustador. Amelia oferece alguns conselhos práticos para quem enfrentar os desafios que ela encontrou pelo caminho:

  • CONFIA NO PROCESSO! É muito fácil duvidar do processo e de nós próprios, mas tudo vai bater certo no fim.
  • Ficar com a barriga inchada é normal. Permite ao corpo digerir a comida que lhe dás.
  • Se te sentes desconfortavelmente cheia no início, deves saber que vai passar. O corpo e o apetite vão reajustar-se com o tempo.
  • Pode ser difícil aceitar o nosso corpo durante o retorno do peso, mas lembra-te que isso é temporário e que o peso vai acabar por distribuir-se equilibradamente.
  • Mantém a cabeça focada em ti mesmo, não te preocupes com as pessoas à tua volta. Os seus objetivos não te vão ajudar a atingir os teus.
 Mensagem final

Ganhar peso pode dar-nos a sensação de remar contra tudo o que a sociedade nos ensinou a respeito de sermos “saudáveis”, mas a experiência de Amelia é a prova de que o sentido da palavra “saudável” vai muito além do aspeto.

Cuidar do nosso corpo e celebrar todas as coisas que ele nos pode dar é muito mais recompensador que compará-lo com ideais irrealistas. Dá força ao teu corpo e toma controlo sobre a tua mente.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

Myprotein
Escritor
Ver o perfil de Myprotein
myprotein