Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

“Blue Monday” como acabar numa questão de minutos

“Blue Monday” como acabar numa questão de minutos
Evangeline Howarth
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Desejas que acabem os meses de inverno e comecem os dias mais quentes e felizes? Bom, não és o único! Esta segunda-feira deve ser o dia mais deprimente do ano. Mas não desanimes com o tempo enfadonho e os dias escuros, pois há muitas coisas que podes fazer para trazer um pouco de sol ao teu dia. E nós descobrimos algumas formas muito especiais de iluminar este janeiro sombrio.

Como surgiu a Blue Monday?

No início do ano 2000, o psicólogo britânico Cliff Arnall, apresentou uma equação matemática que declarou a terceira segunda-feira do mês de janeiro como o dia mais deprimente do ano e, por isso, foi apelidada de Blue Monday. Cliff Arnall incluiu os seguintes fatores nos seus cálculos:

  1.  Clima de inverno frio e húmido
  2.  Dias curtos e escuros
  3. Fim do Natal e das épocas festivas
  4. Falta de dinheiro após o Natal
  5. Voltar ao trabalho depois do período de férias e feriados

Leres esta lista de motivos, provavelmente, deixou-te um pouco triste, pois obrigou-te a refletir sobre o teu saldo bancário e a imensa falta do brilho de Natal que janeiro trouxe consigo. E estarás a perguntar como é que podes sobreviver ao dia mais triste do ano. Felizmente, apresentamos algumas ideias para tornar a tua Blue Monday muito mais brilhante.

nitro brew

1. Vai até a um sítio com sol

Faz uma pausa em todas as responsabilidades e reserva umas férias de última hora num destino mais quente e com sol. Não há nada melhor que deitar à beira da piscina, com um cocktail fresco e o sol quente na pele, para melhorar o teu humor. Mas estás com pouco dinheiro ou não consegues uma pausa do escritório? Então basta ligares uma lâmpada ultravioleta para obteres aquela sensação luminosa do verão. Na verdade, a terapia da luz já provou ser eficaz no tratamento do Transtorno Afetivo Sazonal (TAS). Por isso, usa a eletricidade gratuita do teu local de trabalho para te trazer um pouco de sol e de arco-íris - e podes agradecer-nos mais tarde.(1)

2. Esquece o trabalho e vê uns GIFs

Ouriços a tomar banho, sapos a fazer cócegas e cachorros a serem cachorros. Não há nada mais divertido do que um bom GIF ou um bom meme. São estas coisas simples da vida que fazem uma pessoa feliz. Reserva um pouco do teu tempo para rir e sorrir, como forma de libertar neuropeptídeos, que atuam no combate ao stress, bem como hormonas de bem-estar, como a dopamina, a serotonina e as endorfinas.(2,3) Para isso, esquece esse relatório que já estás a adiar desde antes do Natal e descarrega alguns vídeos de gatos que sejam realmente engraçados.

3. Sai de baixo do edredom

Não há nada pior do que nos afastarmos do conforto aconchegante da nossa cama, mas ficar deitado o dia todo, a pensar em quanto o mês de janeiro é horrível, provavelmente não te vai fazer sentir melhor. Então, faz alguns planos – veste as tuas calças de trazer por casa e começa a trabalhar em projetos que estás a adiar há muito, dizendo "faço depois do Natal". Pinta aquela sala-de-estar com uma cor bonita e clara, vai encontrar-te com amigos que já não vês há muito ou faz uma aula de piano. E que tal uma refeição barata? Nada como uma segunda-feira de janeiro para conseguires um bom preço por comida deliciosa, na medida em que os restaurantes estão a tentar desesperadamente preencher as suas mesas.

4. Arranja algo pelo qual ansiar

O que é um dia sombrio quando tens um ano inteiro de dias ótimos? É hora de tomares um copo de vinho, deixares o teu emprego e reservares a viagem da tua vida. Bom, talvez isto seja demasiado radical, mas poderias simplesmente reservar um tempo de folga do trabalho ou tirar umas férias incríveis de duas semanas, pois é a melhor altura para entrares naquele espírito de “ano novo, vida nova” e fazeres uma viagem com tudo a que tens direito, para qualquer destino que queiras E, nunca se sabe, se poderás estar a trocar a Blue Monday por um ardente pôr-do-sol africano…

Mensagem Final

Algumas destas sugestões, para te tirar da desgraça e da escuridão da Blue Monday, podem parecer um pouco despropositadas e displicentes. No entanto, começar por pequenas coisas, como um sorriso e um pouco de luz do sol, podem fazer magia na tua vida enquanto programas algo maior. Basta que tenhas um pouco de perspetiva e que sejas pragmático e a Blue Monday será muito mais leve.

Lam, R. W., Buchanan, A., Clark, C. M., & Remick, R. A. (1991). Ultraviolet versus non-ultraviolet light therapy for seasonal affective disorder. The Journal of clinical psychiatry.

Seaward BL. Managing Stress: Principles and Strategies for Health and Well-Being. Sudbury, Mass.: Jones and Bartlett; 2009:258.

R.D. (2000). Neural correlates of conscious emotional experience. In R.D. Lane & L. Nadel (Eds.), Cognitive neuroscience of emotion (pp. 345–370). New York: Oxford University Press.

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein