Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

A Desbravar Caminho na Indústria do Fitness LGBTQ+

A Desbravar Caminho na Indústria do Fitness LGBTQ+
Emily Wilcock
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Emily Wilcock

A indústria do fitness tem sido uma fonte de realização pessoal para muitas pessoas, proporcionando uma forma de desenvolver auto-confiança e verdadeira auto-descoberta. Tem o potencial para estar na vanguarda de mudanças sociais através desta sua capacidade de alterar as vidas de tantas pessoas. O progresso é algo excitante, mas – como acontece com muitas indústrias – há trabalho que precisa de ser feito antes de uma acessibilidade completa ser alcançada. O objetivo deve ser um fitness para todos.

Durante este mês da história LGBTQ+, estamos a celebrar os nossos embaixadores na linha da frente de mudanças positivas para a comunidade do fitness, quer se trate de afirmarem o seu contributo e saberem que pertencem, quer se trate de apoiar outros nas suas viagens de fitness.

Uma pessoa que está a conseguir fazer a diferença é Em Donkers (que também dá pelo nome de Ben), que lidera o NRG Fitness, um canal de fitness LGBT+ dedicado a inspirar outras pessoas a treinar com orgulho. Em tem dado enormes passos para tornar o ginásio e outros espaços de fitness no mundo real mais acessíveis para os seus clientes, criando também mais consciência dos benefícios – particularmente para a comunidade LGBTQ+ - através das redes sociais.

Falamos com Em para falar de fitness, e também de aspirações e inspirações.

“Simplesmente estar junto a pessoas que estão a tentar ser a melhor versão de si próprias, a tentar ficar melhores e mais fortes”

O ginásio é um espaço para auto-melhoria – um lugar para criar o corpo que desejamos, um corpo com que fiquemos confortáveis. Em identifica-se com isso. Mas para Em, é algo mais – um lugar onde as pessoas podem celebrar a sua identidade, abraçar o seu desejo de serem saudáveis e amar o seu corpo, investindo nele. É esta a mensagem que Em quer partilhar com os seus clientes, para ajudar gerações futuras a aprender a amarem-se a si próprias por quem são.

“Simplesmente estar junto a pessoas que estão a tentar ser a melhor versão de si próprias, a tentar ficar melhores e mais fortes. Identifiquei-me muito com isso, mas foi um pouco confuso, porque as pessoas com as quais me queria parecer não se pareciam necessariamente comigo.”

Embora tenha sido, para Em, por vezes confuso, aprendeu a desenvolver o seu corpo da forma que mais lhe agradou. Bloqueou o ruído e focou-se no aspeto que queria ter. Em desejava um peito grande, braços grandes e umas costas grandes. Portanto, trabalhou para o conseguir, ignorando a aparência e a forma de treinar das pessoas à sua volta

“Temos de ter o poder e as ferramentas para esculpir o corpo com que sonhamos… desenvolver a confiança para nos afirmarmos no nosso género e na nossa viagem pelo fitness.”

“Ainda as expectativas de género a preto e branco”

Os ginásios têm evoluído com os seus clientes, e é esse tipo de impulso que é muito encorajador presenciar. Devemos celebrar todo o progresso feito nos espaços de fitness, que são lugares que muitas pessoas usam para abraçar a sua identidade e trabalhar para os seus objetivos.

A missão de Em é ajudar os ginásios a tornarem-se espaços mais inclusivos, aumentando a consciência sobre as necessidades da comunidade LGBT+. Em está a encarnar esta mudança, proporcionando uma presença visível às pessoas, falando abertamente sobre as suas lutas e ensinando às pessoas que elas pertencem nos espaços de fitness.

“Sei que pode ser haver dificuldades com a questão do balneário, ou o ambiente, ou os olhares, ainda as expectativas de género a preto e branco. Pode ser intimidante estar no ginásio, pelo que apenas quero simplificar isso, construir essa confiança antes de chegar à porta.”

Como personal trainer e influencer a tempo inteiro, Em dá aulas em casa para clientes, para que estes possam desenvolver confiança antes sequer de entrarem no ginásio. Os seus clientes sabem frequentemente o que querem, mas dirigirem-se diretamente ao ginásio pode ser ao início intimidante. Começar a viagem num ponto em que estejam confortáveis é uma mais-valia extraordinária, dando-lhes uma fundação a partir da qual construir para se sentirem confortáveis num ambiente de ginásio.

O sonho de Em é que pessoas não-binárias saibam que pertencem a todos os espaços de fitness e que não haja barreiras. Para ninguém. Ponto.

“Simplesmente ter a linguagem, usar os pronomes corretos, criar um espaço em que todos sejam incluídos, ter casas de banho e balneários para géneros neutros, seja o que for. Até apenas a forma como as coisas estão escritas, quando há slogans, para ser mais inclusivo.”

“Mal posso esperar para ver a direção que o NRG toma e isso é muito motivante para mim. Estou sempre com vontade de ajudar mais pessoas.”

O que mais entusiasma Em é originar uma mudança. Mudar a sua própria vida, mudar as vidas dos seus clientes e mudar como as pessoas LGBTQ+ são vistas – e se veem a si mesmas – na indústria do fitness.

“Ouvir que estão muito mais confortáveis no seu género. Ajudei-as a sair do armário, ou a decidir passar mais tempo a trabalhar no seu corpo antes de fazer a cirurgia do peito. Todas estas coisas são super motivantes…

Tenho muito entusiasmo pelo próximo treino, próximo dia, próximo cliente, próxima grande etapa. Mal posso esperar para ver a direção que o NRG toma e isso é muito motivante para mim. Estou sempre com vontade de ajudar mais pessoas.”

E a um nível pessoal – mesmo depois de anos de trabalho, de ser a pessoa que é – Em não faz intenção de parar.

“Vou encarar um dia de cada vez, mas é entusiasmante para mim não saber o que o dia seguinte vai trazer, mesmo com estas mudanças hormonais, com o meu corpo é super excitante – mantém-me a olhar em frente.”

“Vais chegar lá e vai ser incrível quando isso acontecer.”

Como muitas outras pessoas na comunidade LGBT+, Em enfrentou adversidades. Mas o resultado foi ter ficado ainda mais forte, mentalmente. Sabe que está confortável com quem é e com a diferença que está a fazer. E tudo o resto é ruído.

“Continua em frente. Nunca desistas. Continua, porque vão derrubar-te e as pessoas vão dizer o que quiserem dizer. Mas desde que sigas em frente, sabendo que cada dia vai ser melhor que o anterior, vais tornar-te a pessoa que sempre quiseste ser. Vais chegar lá e vai ser incrível quando isso acontecer.”

“Eles defendem-me.”

Uma preocupação natural para muitas pessoas na comunidade LGBTQ+ é a aceitação familiar. Em tem a sorte de ter o apoio dos pais – na verdade, estes são uma grande inspiração. Em visivelmente transborda de emoção quando fala sobre como a família aceitou a sua identidade e apercebe-se da sorte que teve em ter o amor e a aceitação das pessoas que lhe são mais próximas.

“Os meus pais foram sempre uma grande fonte de inspiração para mim. Cresci numa casa extremamente ativa e eles deram-me sempre muito apoio e foram fantásticos. Também me apoiaram na viagem de género. Perguntaram-me todas as melhores questões – desculpem se me emociono – mas deram-me tanto apoio e leram os livros, aprenderam os meus pronomes. Eles defendem-me.”

 

Mensagem final

A indústria do fitness ainda tem um longo caminho a percorrer antes de ser inclusiva para toda a gente, mas pessoas como Em estão a conseguir mudanças positivas reais, a inspirar outras pessoas a serem tudo o que podem ser e não deixarem que o medo as detenha. Independentemente de qual seja o teu objetivo, a página de Em está cheia de mensagem poderosas e mesmo simplesmente ver a comunidade a florescer vai sem dúvida deixar-te um sorriso na cara. Vê a página aqui.

 

After completing an internship with Myprotein, Emily returned to university to finish her Bachelor of Science degree in Business Management and Marketing. With experience in lifestyle writing, Emily aims to entertain and educate through her work. Her focuses include recipes, real and inspiring stories, and working with writers to help provide easy-to-digest evidence-based research. Her work on recipes has been previously featured in The Supplement magazine, with a particular focus on high-protein, nutritious meals, plus advice on how to properly fuel your body. Outside of work, Emily’s top priority is food. She’s a self-professed star baker and a connoisseur of all things baked. In her spare time, she’s either cooking up a storm, our looking out for the opportunity to try out Manchester’s newest restaurants. But as a huge fan of carbs, if it’s not pasta or pasta-adjacent, she’s not interested. If she’s not in the kitchen, she’s tucked up with a book for an early night, or you’ll find her in the gym working up a sweat. Afterall, all those carbs require quite the appetite.
myprotein