Ir para o conteúdo principal
Nutrição

6 Formas para contar e controlar os macronutrientes

Frederico Costa
Escritor7 anos Atrás
Ver o perfil de Frederico Costa

Contar e controlar os macronutrientes poder ser complicado para principiantes. Tu sabes que é importante, mas como devo começar?

Seguem algumas dicas para que as contagens de macronutrientes se tornem mais fáceis.

#1 Precisas de uma balança

Pesar a comida é uma tarefa que não é para todos, mas é muito útil para teres sempre os "números" que precisas no ponto, em particular quando ingeres alimentos muito densos caloricamente, como as manteigas e os óleos.

Como principiante, pode ser difícil perceber o conceito das quantidades, e o equivalente em macronutrientes. Mas claro que com o tempo vais conseguir começar a fazer uma associação entre o tamanho da porção de comida, e os macronutrientes.

#2 Planeia com tempo

Sem dúvida que os macronutrientes permitem ter uma grande flexibilidade na escolha dos alimentos, e então se planeares as tuas refeições com tempo não terás qualquer pressão sobre aquilo que tens de comer, e vais sempre respeitar as tuas macros, e ainda variar imenso os tipos de alimentos escolhidos.

macronutrientes

Algum planeamento faz uma diferença enorme, e vai-te facilitar a vida. Vais ter mais tempo para ti, e vais cumprir tudo aquilo que queres.

Cada refeição que realizas vai ser equilibrada, e não vais precisar andar com compensações porque falhaste aqui ou ali.

#3 Usa uma aplicação

Existem aplicações gratuitas para qualquer computador ou telemóvel que te permitem controlar os alimentos de forma fácil e rápida. São também bastante úteis quando queres fazer alterações nas tuas macros, e assim consegues ver rapidamente de um vêm as calorias.

Também te vão ajudar quando as coisas apertam mais, numa fase de seca por exemplo, em que precisas de uma maior exactidão naquilo que ingeres.

#4 Faz as pesagens dos alimentos sempre que possível a cru

É uma questão comum, e a consistência acaba sempre por ser o mais importante aqui. Mas no entanto pesar os alimentos a cru é sempre a forma mais precisa, porque dependendo da forma e tempo de cozedura, os valores vão sempre variando.

macronutrientes

Por exemplo, quando estamos a fazer uma nova receita, um bom princípio é calcular as macros somando todos os ingredientes a cru, e dividindo pelo número de porções.

#5 Sê esperto

Esta dica está acima de tudo relacionado com a forma como usamos os macronutrientes, e não com a sua contagem.

Assegura uma ingestão de todos os teus micronutrientes com alimentos ricos, e os macros que te "sobrarem" usa em alimentos que estejam fora da dieta. É uma jogada mais inteligente do que simplesmente ingerir alimentos fracos nutricionalmente desde que estejam dentro do valores que queremos.

É aqui que muitos falham quando tentam fazer uma dieta flexível.

#6 Tem sempre de reserva alimentos essenciais da dieta

Sermos apanhados desprevenidos é algo pouco agradável, por isso nada melhor do que prevenir e mantermo-nos preparados para qualquer situação.

Ter sempre carne, peixe, frutos secos ou legumes na despensa é uma medida de segurança para não falharmos na dieta.

myprotein