Ir para o conteúdo principal
Suplementos

Os 6 Melhores Pós de Proteína Vegana

Os 6 Melhores Pós de Proteína Vegana
Claire Muszalski
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Claire Muszalski

Com a enorme variedade de suplementos de proteína disponíveis no mercado, pode tornar-se confuso saber como escolher. Quem faz uma alimentação à base de plantas conhece a dificuldade de tentar encontrar um bom pó de proteína quando o tipo de proteína mais popular, a whey, nos está barrado.

Mas não é caso para desencorajar: há imensos tipos de pó de proteína vegana, feitos a partir de diferentes fontes vegetais. Estamos aqui para tentar ajudar-te a escolher, reduzindo a lista ao nosso top 6 de pós proteicos veganos.

Porquê usar pós proteicos veganos?

Quer o teu objetivo seja desenvolver a massa muscular, aumentar a força ou melhorar a recuperação, uma dose adequada de proteína é uma componente-chave para qualquer objetivo de fitness. 1

Diferentes proteínas são constituídas por diferentes aminoácidos, sendo alguns mais importantes que outros. Um dos principais fatores para determinar a qualidade de uma proteína é o seu conteúdo em aminoácidos essenciais.2

As proteínas vegetais contêm tipicamente menos aminoácidos que as de origem animal. Assim, para obter aminoácidos essenciais suficientes a partir de uma alimentação vegana, vai ser necessária uma variedade maior de diferentes fontes.2 No entanto, um suplemento de proteína vegana pode ser uma solução fácil para te ajudar a obter todos os aminoácidos essenciais de que necessitas.

 

Os 6 Melhores Pós de Proteína Vegana

 

Mistura Proteica Vegana

Criada a partir de fontes vegetais naturais (ervilhas e favas), a Mistura Proteica Vegana contém, por scoop, 22g de proteína e 5g de aminoácidos de cadeia ramificada numa proporção de 2:1:1 (leucina, valina e isoleucina). Tem um conteúdo baixo em açúcar, é uma fonte de fibra e representa apenas 110kcal por scoop, o que a torna também uma excelente opção ao lanche para quem está a seguir uma dieta com restrição de energia.

Isolado de Proteína de Ervilha

Esta opção contém 21g de proteína por scoop, que equivale a apenas 101kcal. É também rica em fibra, com 3,5g por porção, e tem um conteúdo baixo em açúcar, pelo que, tal como a Mistura Proteica Vegana, é uma ótima opção para snacks.

Está demonstrado que a proteína de ervilha é uma fonte proteica de alta qualidade, e há dados que mostram que pode ter o mesmo efeito na massa muscular que a whey.3

Isolado de Proteína de Soja

O Isolado de Proteína de Soja contém 27g de proteínas. Feito a partir de grãos de soja, este suplemento é 90% proteína e contém todos os aminoácidos essenciais necessários ao desenvolvimento muscular.

Contendo 108kcals, 0g de gordura e apenas 0,5g de hidratos de carbono por porção, é uma excelente escolha para quem deseje emagrecer ou manter um nível baixo de gordura corporal.

Proteína de Arroz Integral

A Proteína de Arroz Integral contém 23g de proteína e 127kcal por porção. Não tem também absolutamente nenhuma quantidade de soja, trigo ou glúten, o que a torna uma boa escolha para quem quer evitar alergénios.

É constituída por 100% arroz integral completamente livre de manipulação genética. Tem também um rico perfil de aminoácidos, que vai favorecer uma boa recuperação e o crescimento muscular.1

Proteína do Cânhamo

A Proteína do Cânhamo é uma fonte natural de proteína 100% orgânica, feita a partir de sementes de cânhamo cruas. Contém 16g de proteína por porção e todos os 21 aminoácidos essenciais.

Também contém uma ampla variedade de minerais essenciais, incluindo potássio, cálcio, magnésio e ferro, todos os quais têm um papel na produção de energia e contribuem para o bem-estar do organismo.4

Clear Vegan Protein

A versão vegana da Clear Protein usa tecnologia de secagem por atomização para criar um pó proteico completamente solúvel e pronto a misturar. Cada porção contém 10g de proteína, 50kcal e apenas 1g de açúcar. Também inclui vitaminas do complexo B adicionadas, que contribuem para uma variedade de funções, incluindo a produção de energia, o rendimento mental e a imunidade.

E é perfeita no fim de um treino de verão!

 

Mensagem Final

Se fazes uma alimentação à base de plantas, incorporar um pó de proteína é um excelente modo, não só de consumir mais proteínas em geral, como em particular aminoácidos essenciais. Algumas das nossas opções de proteína de base vegetal incluem também vitaminas e minerais essenciais, pelo que são indubitavelmente um snack de alto conteúdo nutritivo.

 

1. Jäger, R., Kerksick, C.M., Campbell, B.I. et al. International Society of Sports Nutrition Position Stand: protein and exercise. J Int Soc Sports Nutr 14, 20 (2017). https://doi.org/10.1186/s12970-017-0177-8
2. Gorissen SHM, Witard OC. Characterising the muscle anabolic potential of dairy, meat and plant-based protein sources in older adults. Proc Nutr Soc. 2018 Feb;77(1):20-31. doi: 10.1017/S002966511700194X. Epub 2017 Aug 29. PMID: 28847314.
3. Babault, N., Païzis, C., Deley, G. et al. Pea proteins oral supplementation promotes muscle thickness gains during resistance training: a double-blind, randomized, Placebo-controlled clinical trial vs. Whey protein. J Int Soc Sports Nutr 12, 3 (2015). https://doi.org/10.1186/s12970-014-0064-5
4. Huskisson E, Maggini S, Ruf M. The role of vitamins and minerals in energy metabolism and well-being. J Int Med Res. 2007 May-Jun;35(3):277-89. doi: 10.1177/147323000703500301. PMID: 17593855.

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.

Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.

A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.

Para saberes mais da Claire, clica aqui.

myprotein