Ir para o conteúdo principal
Treino

Exercícios Para “Debicar” Ao Longo Do Dia

Exercícios Para “Debicar” Ao Longo Do Dia
Evangeline Howarth
Escritor4 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Debicar exercícios: provavelmente não se refere ao que poderás estar a imaginar. Refreia na tua mente as ideias de salgadinhos a meio dos agachamentos.

Então, o que é a prática do “debicar”, no contexto do exercício físico, se não tem a ver com os teus pacotes favoritos de batatas fritas, amendoins ou chocolates?

Basicamente, é a prática de exercício em acessos curtos (e normalmente intensos) ao longo do dia. Em alguns casos, dependendo do quão intensos estes momentos são, podem ser tão eficazes como ir a uma aula de spin ou fazer um treino no ginásio.

E uma vez que muitas pessoas ainda estão impossibilitadas de pôr os pés num ginásio, ir debicando exercício pode ser uma ideia excelente.

Esta prática é ainda mais recomendável nos dias correntes, em especial se passas o dia à secretária ou a ajudar crianças com os trabalhos da escola. Em alguns dias, é impossível encontrar tempo para fazer exercício de outra forma.

Um acesso rápido de atividade deste género vai ajudar-te a abstraíres-te um pouco do trabalho, a fazer algum exercício e a recarregar as pilhas, tudo ao mesmo tempo.

 

O que conta como um mini-treino?

Pode ser algo tão básico como subir e descer as escadas algumas vezes por dia.

Um estudo recente na publicação científica Applied Physiology, Nutrition and Metabolism descobriu que, quando adultos sedentários subiam três vãos de escadas três a quatro vezes por dia, com um intervalo de algumas horas entre cada vaivém, as diferenças em termos de força e condicionamento físico eram detetáveis ao fim do estudo de seis semanas.

E esse não é o único ponto positivo do exercício deste tipo durante o dia. Uma vez que só toma alguns minutos de cada vez, podes voltar ao que estavas a fazer sem sentir que perdeste tempo valioso.

Não há quaisquer regras rígidas para esta forma de exercício, mas recomendamos que faças quatro ou cinco exercícios, despendendo 1 minuto em cada, com um curto intervalo entre eles.

A velocidade não é uma prioridade para começar – faz as coisas ao teu ritmo. Vais descobrir rapidamente que a velocidade aumenta de forma natural com o tempo. O objetivo principal deve ser completar tantas repetições quanto possível no espaço de um minuto.

E, se verificares que as tuas pernas, ou outra parte do teu corpo, começam a ficar demasiado doridas enquanto fazes qualquer dos exercícios, faz uma pausa, repousa e continua com o seguinte se te for possível. Se não for possível, não é caso para desencorajar. Há muitas oportunidades para aperfeiçoar este processo.

 

Rotina de Exercícios Para Debicar

Se calcorrear (ou correr) as escadas para cima e para baixo não for uma opção, aqui está outra rotina de mini-treinos de que gostamos. Mantém um registo de quantas repetições fazes para cada exercício e tenta sempre bater os teus próprios recordes.

 

Sentar e Levantar

Agarra numa cadeira da cozinha e simplesmente repete o movimento de te levantares, a partir da posição sentada, e voltares a sentar, certificando-te de que manténs sempre as costas direitas durante todo o movimento. Para maximizar o efeito deste exercício, tenta manter os braços dobrados, para não os usares para impulso.

 

Flexões de Joelhos em Pé

Põe-te em pé, dobra um joelho até ficar aproximadamente num ângulo reto, levanta um pé, volta a pousá-lo no chão, e simplesmente repete com a outra perna. Se te for difícil manter o equilíbrio, apoia-te em algo estável.

 

Marcha

A marcha sem sair do sítio é tão eficaz como qualquer outro tipo de marcha. Para este movimento, põe-te em pé e posiciona os braços à frente, com as palmas aproximadamente ao nível da cintura. Marcha levantando bem os joelhos, tentando tocar com as pernas nas mãos. Mais uma vez, se o equilíbrio for um problema, usa algo, como as costas de uma cadeira, para te ajudar a ganhar estabilidade.

 

Pontapés Sentados

Usa de novo a cadeira da cozinha e senta-te nela com as costas bem direitas. Endireita uma perna para a frente, com uma velocidade controlada. Torna com a perna à posição inicial e repete com a outra.

 

Elevações das Canelas

Para este exercício, posiciona-te com os pés bem assentes no chão. Fazendo força com ambas as pernas, põe-te em bicos-de-pés, tão alto quanto possível (deves sentir a parte de trás das canelas a “esticar”). Aguenta a posição durante alguns segundos, volta a pousar os pés no chão e repete. Para manter o equilíbrio, segura-te a algo estável.

 

Exercícios alternativos para debicar

Os exercícios que listámos acima são apenas um exemplo de uma rotina que podes incluir no teu dia a dia. Outras alternativas do mesmo tipo incluem:

  • Agachamentos
  • Agachamentos com salto
  • Saltos em tesoura
  • Lunges alternados
  • Lunges com salto
  • Curtsy lunges
  • Burpees
  • Alpinistas
  • Flexões
  • Saltos de sapo
  • Correr sem sair do sítio

 

Dicas

Como com qualquer outro tipo do exercício, é provável que sintas um pouco de fadiga após cada sessão, o que é, claro, bom sinal.

Mas o espírito deste tipo de exercício é que estes acessos rápidos de atividade física não devem exigir demasiado de ti.

Certifica-te de que usas um objeto estável para manter o equilíbrio em exercícios que o requerem, para evitar quedas.

Fazer alguns alongamentos simples depois é também importante, para evitar quaisquer lesões.

 

Mensagem Final

Em resumo, os mini-treinos são perfeitos se queres evitar o grande esforço cardiovascular que é típico, por exemplo, do jogging. É também uma forma ótima de incluir mais atividade física no teu dia a dia, o que é, em momentos como os que temos atravessado, mais importante que nunca – não só pelo nosso bem-estar físico, como mental.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Traduzido por Hermano Moura

 

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein