Ir para o conteúdo principal
Gente Fit

Hannah | Artista e aventureira apaixonada pela natação de águas abertas

Hannah | Artista e aventureira apaixonada pela natação de águas abertas
Evangeline Howarth
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

O desporto e o exercício podem por vezes ser o maior escape durante os piores momentos nas nossas vidas. Quer se trate de tornar focar as energias ou simplesmente de nos proporcionar um tempo para pensar de pensar em tudo o resto, a libertação que o exercício oferece torna-o essencial para muitas pessoas.

Poucas histórias mostram melhor o poder curativo no corpo e na mente que o movimento tem que a de Hannah, uma artista de Eastbourne que se levanta antes do sol nascer para ir ao encontro da sua paixão e restabelecer o corpo e a alma.

Aqui está a sua história.

“Simplesmente, perdi-lhe o gosto”

Hannah nada desde que se consegue recordar de si, mas durante a maior parte do tempo esteve limitada à piscina local.

Ela explica que

“Nadei com o clube de natação local, pelo qual competi não-profissionalmente até aos dezasseis anos”.

Embora se destacasse na equipa de natação, as longas horas a nadar na mesma piscina deixaram-na com a sensação de que havia algo a faltar.

“Acabei por desistir, porque simplesmente perdi-lhe o gosto. Os treinos eram muito intensos – eu treinava 5 ou 6 vezes por semana, e acabei por deixar de me divertir”.

“Fez-me sentir tão, tão viva”

Depois de anos sem nadar, Hannah atingiu um ponto baixo na sua vida. A perda da avó e uma doença não diagnosticada haviam-na deixado a sentir-se sem perspetivas e sem propósito. Foi então que descobriu que adorava a natação de águas abertas.

“Deu-me uma oportunidade de trabalhar nas minhas emoções e redescobrir algum tipo de prazer.”

A excitação da água fria, combinada com a paixão redescoberta pela natação, criaram a mistura de sentimentos de que Hannah precisava para processar tudo o que estava a atravessar e descobrir um rumo em frente.

“Adoro estar ao frio porque não conseguimos pensar em mais nada. Só temos de estar presentes e conscientes do momento.”

Nem mesmo as águas geladas conseguiram afastar Hannah da modalidade.

“Na verdade, comecei nos meses mais frios do ano. Comecei em Janeiro, a água estava gelada e eu nunca me tinha sentido assim antes. Honestamente, fez-me sentir tão, tão viva.”

“Eu estava doente há cerca de cinco anos”

Não era apenas a saúde mental de Hannah que melhorava a cada braçada, também descobriu que se estava a tornar mais fácil lidar com a doença que a afetava há anos.

“Eu estava doente há cerca de cinco anos e os médicos não conseguiam perceber porquê. Eventualmente, fui consultar um nutricionista e descobri que tinha seis ou sete intolerâncias alimentares, incluindo a açúcar, que está em tudo.”

Tentar encontrar formas de contornar as suas intolerâncias alimentares deixou Hannah cansada de procurar alimentos que pudesse comer e com saudades dos que não podia.

“Foi muito difícil lidar com isso, porque trata-se de produtos que são uma parte enorme da alimentação da maior parte das pessoas.”

Nadar no mar não só a ajudou a aceitar as suas intolerâncias como a alcançar o sucesso apesar delas.

“Nadar em água fria permitiu-me regular melhor o meu sistema. Deu-me um novo propósito – em vez de me deixar ficar sentada e deprimida por não poder comer certas coisas, estou sempre entusiasmada a pensar em ir para o mar.”

Na verdade, trata-se agora do principal fator por trás da forma como se alimenta.

“Tornou-me muito mais consciente do que como, de como isso afeta o meu corpo e de como posso mudar os meus hábitos alimentares para garantir que posso continuar a nadar durante tanto tempo quanto eu quiser.”

“Agora, vejo muitos nasceres do sol a partir daqui”

A natação em águas abertas tornou-se agora muito mais que um escape para Hannah – é uma parte enorme do seu estilo de vida e identidade. Medita, toma banhos de gelo e sente que é uma parte de algo maior.

“Sentimos que somos um só com o mar e a Terra e é um sentimento lindo. Honestamente, não consigo descrevê-lo, é um sentimento incrível.”

Encontrou um rumo e está de novo a fazer planos, tudo graças à natação no mar.

“Estou a renovar uma carrinha e quero mudar-me para lá este verão… espero poder viajar por toda a Inglaterra e nadar nos melhores pontos para natação em águas abertas.”

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein