Suplementos

Glucosamina e Condroitina| O que são? Para que servem?

A Glucosamina + Condroitina é um suplemento de extrema importância e que vais precisar incluir na tua dieta alimentar.

A sua ação e funcionalidade vão permitir que mantenhas umas articulações fortes e íntegras, para que não sofram com o exercício físico.

Não precisas de ser um super atleta, para recorrer a este suplemento, tens sim que saber para que funciona e como o tomar para poderes tirar o máximo rendimento, pois é um dos essenciais à tua suplementação desportiva.

A Glucosamina e a Condroitina são duas substâncias presentes nas articulações, que têm como função nutrir e manter as articulações sãs.

Lesões degenerativas as articulações provenientes do avançar da idade ou de exercícios mal executados comprometendo a normal biomecânica de movimento são fatores que tornam as articulações frágeis e suscetíveis, pelo que é importante protegê-las, de forma a atrasar o processo degenerativo.

Recorrer ao uso de ortoteses, correção da biomecânica, técnica de exercício, suplementação com Glucosamina e Condroitina e o controlo do peso corporal são essenciais para manter as articulações saudáveis.

suplementos_homem


Afinal o que é a Glucosamina Condroitina?


A Glucosamina é um monossacárido, produzido e abundante no corpo humano e essencial à síntese do colagénio, com função regenerativa e de previnção da degradação da cartilagem, daí a sua importância nas articulações.

É uma substância que não é possível ser obtida através de alimentos naturais, pois provém do exoesqueleto de crustáceos, tais como, caranguejos, lagostas, camarão, etc.

A sua produção natural, por parte do organismo, pode ser insuficiente para a suprir a necessidade articular, pois o desgaste ocorre mais rapidamente do que a velocidade com que o corpo consegue produzir Glucosamina.

mulher_corrida

A Condroitina é um hidrato de carbono que faz parte da composição do líquido sinovial e tem capacidade de inibir e atrasar o degaste articular.

A junção de ambos os nutrientes torna este suplemento eficaz no bom funcionamento das articulações.

A única maneira de repor os seus níveis mais rapidamente é através de suplementação que contenha esta composição e seja indicada para este fim.

Como tal, este é um dos motivos pelos quais este suplemento é de extrema importância e o deves incluir no teu dia-a-dia, caso faças exercício físico regular, intenso e queiras evitar problemas articulares.

corrida_parque


Benefícios da Glucosamina e Condroitina


√ Lubrificar e hidratar as articulações

√ Nutrir e proteger

√ Ajudar a proteger as articulações de lesões provenientes do excesso de exercício físico

ciclismo


Para que serve?


Serve para atenuar a degradação articular em casos de doença degenerativa já instalada, cuidar das articulações, mantendo-as saudáveis, e atuar na regeneração da cartilagem.

Alguns estudos demonstram que pode ter efeito na diminuição da dor e no aumento da mobilidade articular.


Quem pode tomar?


Este suplemento alimentar, devido aos seus benefícios e às suas características, é indicado para desportistas e pessoas que pratiquem exercício físico intenso.

Apesar de todos os seus benefícios e de ser um suplemento aparentemente inofensivo, não o deves tomar sem aconselhamento prévio de um médico ou profissional de saúde especialista no assunto.

homem_suplementos_exercicio

Outros fatores a teres em conta, para poderes tirar o máximo partido do suplemento, é manteres uma alimentação adequada, rica em compostos que evitem a oxidação e o desgaste precoce, manteres uma boa postura no dia-a-dia, uma correta técnica ao fazeres exercício físico e complementares sempre com técnicas de descompressão articular. 


Efeitos Secundários


A Glucosamina e Condroitina são suplementos de excelência para as articulações e, quando tomadas nas doses recomendadas, não têm efeitos secundários a salientar, embora alguns casos devem ser vistos com precaução, tais como:

  • Pessoas com alterações nos níveis glicémicos devem consumir com cuidado, porque pode aumentar os níveis de açúcar no sangue;
  • Pessoas com alergia a mariscos. A Glucosamina é extraída através deles;
  • Não são recomendadas a crianças e grávidas.

mulher_ciclismo


Conclusão


Milhões de pessoas por todo o mundo sofrem de problemas, seja devido à prática regular e constante de exercício físico intenso ou de alto rendimento, a degeneração articular ou meramente a fatores genéticos.

Como tal, se a Glucosamina e a Condroitina fazem parte da formação dos tecidos das articulações, já dá para entender a sua importância e os seus benefícios na preservação das mesmas.

Uma dose pela manhã de 1500mg/dia é o recomendável, mas também podes reparti-la em duas tomas/dia.

É uma opção de excelência para as tuas articulações, mas não faz milagres, nem cura processos degenerativos. Contudo, a sua contribuição para o cuidado das articulações torna este suplemento essencial a qualquer pessoa e seguro.

NOVIDADE


Agora também estamos no Whatsapp. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra ? Subscreve já, clicando aqui!



Rui Eusébio

Rui Eusébio

Escritor

Rui Eusébio é o nosso especialista em conteúdo relacionado com treino e recuperação física. Com uma licenciatura em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz e formado também em Osteopatia pelo Instituto de Técnicas de Saúde. O Rui tem desenvolvido a sua actividade profissional focando-se na recuperação de desportistas de alto rendimento e também em pacientes com doenças cardiorespiratórias, neuromusculares e musculo-esqueléticas. Para além disso, tem dedicado parte da sua carreira à investigação científica e a fazer cursos que lhe permitam especializar mais nestas área e melhorar o seu desempenho continuamente. Para saberes mais acerca do Rui, consulta os links em baixo: https://www.linkedin.com/in/rui-eus%C3%A9bio-01990953/