Ir para o conteúdo principal
Suplementos

Suplementos Para Perder Peso | As recomendações de uma nutricionista

Suplementos Para Perder Peso | As recomendações de uma nutricionista
Emily Wilcock
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Emily Wilcock

Sendo a perda de peso um objetivo tão comum, poder-se-ia esperar que já alguém tivesse inventado um comprimido mágico para o efeito. Mas embora possamos sonhar com uma tal invenção, por enquanto não existe. A única forma de perder peso é com esforço e com a manutenção de um défice calórico. Mas há algumas coisas que podem dar-nos uma ajuda pelo caminho – suplementos, é claro.

Katie Brown, a especialista em desenvolvimento de produtos da Myprotein, explorou o nosso catálogo para encontrar os produtos mais úteis para quem quer perder peso. Como salientámos, não há soluções mágicas, mas estes suplementos podem facilitar a tarefa.

Um défice calórico é quando comemos menos calorias que as que gastamos, o que leva à perda de peso. Isto funciona porque o corpo passa às calorias armazenadas em vez de usar energia diretamente fornecida pela comida. O processo de usar energia armazenada é aquilo a que se chama queimar calorias.

Digamos que o nosso número de calorias de manutenção é 2000kcal. Para perder peso poderás começar a ingerir o equivalente a 1500kcal. Mas também precisas de lembrar-te do número de calorias que queimas através do exercício e de ajustar a tua alimentação em conformidade.

 

Como é que um suplemento pode ajudar?

Os suplementos podem atuar de formas relevantes para o emagrecimento de diversas formas.

 

Redução do apetite

Se um suplemento ajudar a reduzir o teu apetite, isso facilitará o cumprimento dos teus alvos de macronutrientes. Não será nunca possível eliminar todos os desejos – algum grau de força de vontade é sempre necessário – mas será muito mais fácil abdicar de um lanche antes de ir para a cama se a tua barriga não estiver a roncar.

Outros suplementos aumentam a saciedade, em vez de reduzir o apetite, mais uma vez tornando mais fácil o cumprimento dos teus objetivos alimentares.

 

Mais energia

Quanto mais atividade física executares, mais calorias poderás queimar. E quanto mais energia tiveres, mais exercício poderás fazer. Alguns suplementos aumentam a concentração, os níveis de energia e a resistência, para te ajudar a emagrecer.

 

Apoio ao metabolismo

Alguns suplementos podem ajudar o metabolismo, assegurando que este trabalha eficientemente para promover a perda de peso. Alguns suplementos podem ajudar o organismo a queimar gordura enquanto mantém a massa muscular. Outros podem assegurar que as tuas células obtêm a energia de que precisam a partir dos alimentos.

 

E depois de toda esta conversa, vamos ao que realmente importa. Que suplementos ajudam de facto a perder peso?

 

Diet Whey Protein

Contrariamente ao que por vezes se pensa, a proteína não leva ao aumento do volume muscular. Não podemos ganhar instantaneamente massa muscular assim que a proteína nos entra pela boca dentro, infelizmente. De facto, tem sido observado que dietas com alto volume de proteína ajudam à perda de peso. As proteínas ajudam à saciedade, o que nos ajuda a cumprir a dieta.

Num estudo, um grupo de participantes com excesso de peso fez uma dieta de 500kcal por dia. Foi pedido aos participantes que comessem ou uma bebida pré-preparada ou um batido de proteínas com um número equivalente de calorias 20 minutos antes do pequeno-almoço e 20 minutos antes do jantar. Ambos os grupos perderam uma quantidade significativa de peso, mas até a própria perda de peso foi maior no grupo que bebeu a bebida de whey. Quem consumiu consistentemente a proteína whey por 12 semanas perdeu mais gordura corporal e menos massa magra.

Impact Diet Lean

De acordo com Katie, uma das nossas proteínas whey é ainda melhor para a perda de peso. A Impact Diet Lean inclui LeanBiome, uma mistura de fibras na forma de frutooligossacarídeos (frequentemente abreviados para FOS) e glucomanano. Também contém crómio, para além de uma mistura de vitaminas e minerais. A mistura atua de diversas formas:

O glucomanano é uma fibra solúvel em água e proporciona um apoio poderoso para quem está a tentar perder peso.

O crómio contribui para a manutenção de níveis normais de glicose sanguínea e contribui para um metabolismo de macronutrientes normal.

O LeanBiome tem resultados observados na redução de gordura corporal e na redução da circunferência da cintura e das ancas.

L-Carnitina

Um suplemento menos conhecido mas ainda assim muito eficaz, a L-carnitina é um químico natural produzido no fígado e nos rins a partir dos aminoácidos lisina e metionina. Tem uma ampla variedade de benefícios, incluindo promover a perda de peso através do metabolismo da gordura.

Transfere ácidos gordos de cadeia longa para as mitocôndrias, as centrais energéticas de todas as nossas células, onde podem ser depois oxidadas para gerar energia. Por outras palavras, ajuda o organismo a usar a gordura presente no sangue e eventualmente a eliminar as reservas de gordura do corpo.

Extrato de Chá Verde

Vai um cházinho? Então que seja chá verde. O chá verde tem efeitos observados como estimulante do metabolismo. Não vamos servir-nos apenas de um copo, mas de um balde inteiro.

O extrato de chá verde contém compostos químicos chamados polifenóis (catequinas, para sermos precisos), que são um grupo de substâncias encontradas em alimentos de origem vegetal e que agem como antioxidantes, protegendo as células dos danos causados por radiciais livres. Este últimos são átomos instáveis e altamente reativos. Estão constantemente a tentar encontrar outros átomos a que se ligar, o que causa reações que danificam as células do nosso corpo.

Num estudo com dois grupos de participantes, no grupo que consumiu extrato de chá verde por 12 semanas observou-se uma redução significativa de Índice de Massa Corporal, peso, circunferência da cintura e gordura subcutânea, o que sugere que a ingestão de catequinas pode ter um efeito positivo na perda de peso.

Ómega-3

Os ómega-3 são ácidos gordos essenciais. Subdividem-se em DHA e EPA. “Essencial” significa que temos de ingerir estes ácidos gordos através da alimentação, porque os nossos corpos não podem produzi-los autonomamente. Uma recomendação comum é comer pelo menos uma porção de peixe gorduroso por semana, para obter uma dose suficiente de ómega-3.

Um estudo investigou se têm algum efeito no apetite quando incluídos numa dieta restritiva. Ao longo das 8 semanas do estudo, uma relação positiva foi observada. É necessária mais investigação para determinar o papel exato dos ómega-3, mas em vista dos múltiplos outros benefícios que lhes estão associados, vale sem dúvida a pena apostar neste suplemento.

ShapeShot

A equipa de produtos da Myprotein desenvolveu algo especificamente concebido para dar apoio à gestão do peso. Consiste em três saquetas que devem ser tomadas ao longo do dia e que contêm uma mistura especialmente formulada de ingredientes clinicamente comprovados. Tudo o que precisas é de misturar com água.

De manhã, começa com a saqueta “estimulante”. É a forma perfeita de começar o dia com energia, feita com colina para promover o metabolismo normal dos lípidos e vitamina B6 para contribuir para a redução do cansaço e fadiga – exatamente do que precisamos logo pela manhã.

A segunda dose, “thermo”, deve ser tomada por volta do meio-dia. Contém ácido pantoténico para apoiar um desempenho mental regular e niacina para reduzir o cansaço e ajudar-te a ultrapassar a “quebra” do meio-dia. Mas não é tudo – crómio para ajudar ao metabolismo normal de macronutrientes e vitamina B12 para uma função normal do sistema imunitário.

A última saqueta para o dia é a “recarregar”. A mistura inclui magnésio para um bom equilíbrio dos eletrólitos, assim como para o bem-estar dos ossos e dentes. E também zinco, que contribui para um metabolismo dos hidratos de carbono e função cognitiva normais. Como é para o final do dia, inclui L-triptófano para te ajudar a dormir.

 

Mensagem final

E é esta a nossa lista. Alguns dos suplementos que podes acrescentar ao teu armário para te ajudar com a perda de peso. Não esperes que façam milagres sozinhos – continuas a precisar de manter um défice calórico. Mas usar alguns destes produtos pode ajudar em muito o esforço.

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

After completing an internship with Myprotein, Emily returned to university to finish her Bachelor of Science degree in Business Management and Marketing. With experience in lifestyle writing, Emily aims to entertain and educate through her work. Her focuses include recipes, real and inspiring stories, and working with writers to help provide easy-to-digest evidence-based research. Her work on recipes has been previously featured in The Supplement magazine, with a particular focus on high-protein, nutritious meals, plus advice on how to properly fuel your body. Outside of work, Emily’s top priority is food. She’s a self-professed star baker and a connoisseur of all things baked. In her spare time, she’s either cooking up a storm, our looking out for the opportunity to try out Manchester’s newest restaurants. But as a huge fan of carbs, if it’s not pasta or pasta-adjacent, she’s not interested. If she’s not in the kitchen, she’s tucked up with a book for an early night, or you’ll find her in the gym working up a sweat. Afterall, all those carbs require quite the appetite.
myprotein