Ir para o conteúdo principal
Treino

Liliana Oliveira | Atleta, assistente de bordo e mãe em 24 horas!

Liliana Oliveira | Atleta, assistente de bordo e mãe em 24 horas!
Bernardo Lourenco
Escritor6 anos Atrás
Ver o perfil de Bernardo Lourenco

Quem sou?

Costumo dizer que sou uma mulher versátil, de 38 anos e que não gosto de me apresentar como sendo atleta, assistente de bordo, ou como mãe, sou tudo isso e tudo isso junto e muito mais fazem de mim quem sou hoje!

Sou a Liliana Oliveira e todos os dias tento ser feliz com o que faço. :)

Sempre estive de alguma forma ligada ao fitness, vivi fases muito diferentes e hoje olhando para trás, penso que cada fase foi necessária e foi quase como um percurso e evolução até chegar ao que realmente descobri amar fazer, o fisiculturismo.

liliana_competicao

Foi muito gradual, tanto que já foi depois dos 30 anos que o descobri e comecei a ficar ligada.

Após o nascimento da minha filha propus-me fazer uma preparação para uma prova, testar-me e assim também recuperar a forma física e mostrar a outras mulheres que tudo é possível. E depois dessa prova…nunca mais parei…

As minhas 24 horas de hoje, devido à minha vida pessoal e profissional, são diferentes das 24 horas de ontem e são diferentes das de amanhã seguramente.

Do meu percurso como atleta 2017 ficou no meu coração, em especial e entre outros resultados, porque revalidei o título de campeã nacional de 2016 e conquistei o Overall do campeonato nacional numa terra ainda por cima especial para mim, Gondomar.

Terra do meu companheiro que lá chorou abraçado a mim nesta conquista, venci ambas as categorias em que competi na Diamond Cup no nosso país, recebi da federação portuguesa o IFBB Elite Pro card.

liliana_companheiro_pose

Do ano 2016 guardo as vitórias no Nacional, do Nathalia Melo Cup, da Taça de Portugal e a medalha de prata em San Marino, vamos ver o que reserva 2018!

 

A vida profissional

 Sou assistente de bordo o que só vem agitar ainda mais o meu dia-a-dia! Para o mal e para o bem!

Pois se neste desporto, tal como numa família e lar, é importante a rotina, o descanso, o dormir bem, os horários, a disciplina, esta vida profissional dá-me tudo menos descanso e rotina.

No entanto, e uma vez mais, a minha profissão é só mais uma prova de que tudo é possível de conciliar, que nos adaptamos a tudo e que só temos de procurar soluções em vez de problemas, procurar o bom das coisas e aproveitar o mais possível os prós.

E sou feliz a fazer o que faço!

Assistente de bordo, atleta de IFBB Bikini Fitness, mãe.... 24 horas são suficientes?

Na vida de hoje, no mundo em que vivemos, penso que 24 horas não são suficientes para ninguém, mas tento viver essas 24 horas da forma mais produtiva possível. Acima de tudo, penso que a base para conseguir chegar onde queremos é a organização e disciplina.

As minhas 24 horas de hoje, devido à minha vida pessoal e profissional, são diferentes das 24 horas de ontem e são diferentes das de amanhã seguramente, por isso sem uma boa organização e planeamento com a devida antecedência, dificilmente conseguiria atingir objectivos.

E, tudo isto é organizado com a família como prioridade, juntos e apoiando-nos cá em casa uns nos outros.
liliana_pose_atleta_myprotein

Os meus horários dependem muito dos meus voos. Primeira regra, tirar meia hora pelo menos diariamente para preparar refeições do dia ou do dia seguinte.

Se começo às 03h tento despachar tudo o que tenho para fazer quanto ao treino assim que chego de um voo.

Seja em casa, seja numa cidade europeia, vou logo treinar assim que chego ou se sinto necessidade descanso uma hora e treino de seguida, pois ao fim do dia já não tenho energia e prefiro direcioná-la para a minha filha quando chega a casa.

Não acredito que seja uma questão de soma de dicas mas sim um estilo de vida que se abraça inteiramente ou não!

Se trabalho de noite, tento fazer uma sesta e alimentar-me bem durante o dia, colocar algum sono em ordem quando chego e seguir a rotina normal, não saindo muito dos horários habituais para não estabilizar os sonos e o corpo.

Se trabalho ao fim do dia, treino de manhã e preparo refeições depois de levar a filhota à escola.

Se tiver de treinar às 22h assim será, se tiver de treinas às 07h assim será. Arrasto-me até lá, mas quando lá estou ganho uma energia que só quem gosta de treinar entende.

Como manténs a consistência de rendimento no trabalho e treino?

Costumo ouvir muitas vezes que apresento uma forma física muito consistente tanto em "off season" como em "on season” e que não sofro muitas oscilações como alguns atletas.

Pois para mim essa é uma das formas que encontrei para conseguir que depois uma preparação seja mais fácil, e porque a minha vida não altera muito de uma fase para a outra, apenas as macros e quantidades sofrem algumas mudanças.

Combatam a vossa mente, não deem tempo de antena aos pensamentos que vos travam.

Para mim, descobri que funciona bem assim, mas cada um deve encontrar o que funciona melhor com o seu corpo e mente e vida pessoal.

Sem dúvida que a mente e o corpo estão completamente ligados, um sem o outro não funcionam e não vão a lado nenhum.

Quando a minha mente não está focada e forte, reflecte-se no rendimento, na performance, na forma física automaticamente…não há hipótese.

Dicas para mães que queiram manter-se em forma e tenham de cuidar de filhos?

Pedem-me muitas vezes dicas e truques…não gosto de dar dicas! Em primeiro lugar porque tudo depende da vida de cada um, da personalidade e valores de cada um, do dia-a-dia de cada um, das prioridades, vontades e profissão de cada um.

O que funciona comigo pode não funcionar com a minha melhor amiga ou marido.

Em segundo lugar, porque não acredito que seja uma questão de soma de dicas mas sim um estilo de vida que se abraça inteiramente ou não!

Não de um dia para o outro, não é amanhã acordar e a minha vida vai ser diferente, vou passar a ser fit, seja lá o que isso for, e vou entrar nos eixos.

liliana_treino_costas

Por exemplo, tenho sempre marmitas prontas comigo e levo-as para todo o lado, avião inclusivé, tenho sempre arroz e batata-doce prontos cozinhados no frigorífico, uma ou duas fontes de proteína também, suplementos à mão para quando não há tempo.

Combatam a vossa mente, não dêm tempo de antena aos pensamentos que vos travam.

Quais são os teus suplementos e alimentos preferidos

Os meus suplementos essenciais, seja em que fase me encontre, ajudam-me muito no meu dia-a-dia complicado e não prescindo da minha Whey, pelas enzimas digestivas.

Os Omega 3, Multivitaminico e Vitamina C, os nutrigreens e os Bcaas para uma melhor recuperação das noites perdidas e poucas horas de sono nunca faltam. É como o nome indica suplementar e alimentar o processo de recuperação do meu corpo e responder às minhas necessidades.

Olhando em retrospectiva, quais são pontos essenciais que te fizeram atingir estes resultados e o que alterarias?

Creio mesmo que após 6 anos de musculação, e quase 3 de competições, é a soma de tudo que me fez atingir os resultados. E não é 70% alimentação e 30% treino!

É alimentação, é treino, é organização, e acima de tudo, é um grande trabalho interior, um grande trabalho e percurso psicológico para aguentar e superar as derrotas, as expectativas furadas, as pressões dos outros e de nós próprios, do mundo em geral, de na busca diária daquela perfeição que todos os atletas sonham.

liliana_campea_podio

É fulcral que não percamos de vista tudo o que já conseguimos alcançar e saibamos valorizar o caminho que já fizemos, fisicamente e psicologicamente...

Quando nos olhamos sozinhos ao espelho, lá em casa, no silêncio, no nosso mundo, mesmo que no palco a taça não venha para as nossas mãos, não esquecer o que realmente é importante!

Não mudaria nada, tudo foi como tinha que ser, tudo seguiu como deveria seguir!

Em todas as fases dei o meu melhor, não poderia ter mudado nada, se algo ficou por fazer ou algum prémio por alcançar, é porque não tinha que ser mesmo!

Quais são os teus objectivos em termos de competição para os próximos anos?

Em 2018 faço a minha estreia na liga profissional como atleta IFBB Elite Pro.

É quase como um recomeçar de novo com novos objectivos, novos desafios, tentar transformar o “boneco” de novo e estar à altura do desafio.

Por isso, neste momento estou focada em de novo, dar o meu melhor, evoluir e desfrutar desta nova fase ao máximo…o resto, cá estaremos juntos para ver o que aí vem!

Apaixonado por content marketing e por futebol. Criar conteúdo com elevada qualidade e que faça os leitores querer voltar ao blog todos os dias é o meu maior objectivo. É o que me guia todos dias. Conseguir criar uma experiência imersiva e duradoura com os leitores seria como marcar um golo da final de uma competição europeia!
myprotein