Ir para o conteúdo principal
Treino

Treino calisténico | O que é? Benefícios e exercícios

Treino calisténico | O que é? Benefícios e exercícios
Frederico Costa
Escritor6 anos Atrás
Ver o perfil de Frederico Costa

Para muitos principiantes do fitness, começar num ginásio pode ser um passo difícil de dar para alguns. Não apenas devido a questões financeiras, mas ir a um ginásio a primeira vez sem qualquer experiência no assunto pode ser algo bastante intimidador.

Se estas razões te soam a duas das desculpas que dás a ti mesmo nos últimos tempos para não te juntares a um ginásio, podemos ter aqui algo que seja do teu interesse para ultrapassar este obstáculo.

treino_calistenico_descanso

Estamos a falar do treino calisténico. É uma modalidade que além de te tornar mais forte de forma funcional, vai-te melhorar a forma física, ajudando a desenvolver um corpo tonificado e definido.

O que é um treino calisténico?

A palavra calisténico vem de duas palavras do grego antigo, kalos (beleza) e sthenos (força). Ou seja, temos logo uma indicação do propósito deste treino. É um tipo de treino por vezes chamado simplesmente de treino com o peso corporal.

Em termos básicos, o treino calisténico é uma forma de usar o próprio corpo como o peso, em vez de como é feito normalmente num ginásio através de halteres, discos, barras e máquinas. Pensa em flexões e elevações. Estes dois exercícios de forma isolada são uma forma brilhante de:

Aumentar a força.

Queimar gordura.

Aumentar a massa muscular.

E isto é apenas o começo. Há muito mais a explorar neste tipo de treino.

treino calisténico

Com a dedicação certa e treino duro, irás atingir impressionantes níveis de força com o teu corpo que jamais pensaste ser possível. Fazeres a bandeira, flexões enquanto fazes o pino são apenas algumas das incríveis manobras que podes desenvolver.

Os benefícios do treino calisténico

Uma outra vantagem deste treino é que pode ser praticado por todos devido à sua simplicidade em termos de equipamentos. Basta o nosso peso corporal, e podemos começar a treinar. Idealmente devemos ter disponíveis barras para fundos e elevações, mas para o início o nosso corpo faz todo o trabalho.

calisténico

Pode ser treinado onde quiseres. No teu quarto, jardim, cozinha, na rua, literalmente onde quiseres. Podes treinar sozinho, o que é uma vantagem pois não vais depender de ninguém para treinar.

À medida que fores evoluindo é benéfico teres acesso a uma barra para elevações, e barras paralelas para fundos.

Os movimentos básicos como as flexões, agachamentos, fundos e elevações podem ser feitos por casa ou no parque do teu bairro. E isto resulta no treino barato mas muito eficiente.

Podes te perguntar como vais executar fundos nas barras paralelas em casa. Bem, para começar podes fazer os fundos num banco apenas. Depois de teres esse movimento dominado podes procurar uma esquina para te apoiares em casa, como por exemplo a esquina da banca da cozinha (se for sólida o suficiente).

Exercícios de um treino calisténico

Começa este treino com o objectivo de consolidares o básico do treino calisténico. Começa por organizar a tua semana, e "marcar" dias para fazeres os treinos.

Aquecimento

Aquece muito bem os pulsos com diferentes rotações: não te esqueças que os teus pulsos vão estar a suportar quase sempre todo o teu peso.

Faz um aquecimento de 10 a 15 minutos de corpo inteiro.

treino calisténico

Exercício    

1) Pino  - usa uma parede para apoio

2) Prancha - para trabalhares o core

3) Elevações - força a puxar

4) Flexões - força a empurrar

5) Agachamentos - não te esqueças das pernas

6) Abdominais - para trabalhares o core

7) Fundos - força de ombros e tríceps

Progressão no treino

Em todos estes exercícios terás uma evolução. Irás sempre começar pela forma mais básica do exercício, até à forma mais evoluída. Todas devem ser consolidadas para poderes passar a uma fase seguinte. Não procures fazer um muscle up sem antes fazeres várias séries de elevações bem executadas.

treino calisténico

Este aspecto é importantíssimo e fundamental no treino. Só assim terás uma verdadeira noção daquilo que estás a fazer no treino, e vais perceber onde precisas de te focar mais, ou então onde deves dar menos ênfase.

Uma boa forma é a chave para a tua evolução, e para fugires de lesões.

Conclusão

O treino calisténico é uma excelente forma de condicionares o teu corpo, evoluíres fisicamente e ainda melhorares a tua saúde.

A comunidade calisténico continua a crescer, seja em Portugal, seja pelo mundo, por isso facilmente encontrarás ajuda e dicas para uma excelente progressão nesta modalidade.

 

myprotein