Ir para o conteúdo principal
Treino

Treino de pernas | Os melhores exercícios

Frederico Costa
Escritor7 anos Atrás
Ver o perfil de Frederico Costa

Leg day. Esta expressão em inglês é associada a náuseas, dores em todo o corpo e as pernas feitas num oito. Os sintomas parecem ser universais.

Todos aqueles que querem aniquilar as pernas têm ao seu dispor imensos exercícios, no entanto quase todos os treinos começam com agachamento ou alguma variação do mesmo. Sem dúvida o melhor exercício para treinar pernas. Mas há muito mais exercício além do famoso agachamento, que já vamos ver de seguida.

Existem imensos treinos para o treino de pernas, mas vai depender de ti quando falamos em intensidade e aguentar a dor que o treino provoca- Se dominares estes dois pontos que referimos aqui as tuas pernas não terão outra hipótese, elas vão se desenvolver.

Treino de pernas

A construção de massa muscular tem algumas regras. Isso significa que deves procurar treinar com cargas pesadas utilizando todo o tipo de exercícios, sejam compostos ou isolados. Deves procurar atingir cada músculo de ângulos diferentes, mantendo o volume alto (número de séries e repetições) e o treino sempre na falha muscular.

treino de pernas

Alguns pormenores interessantes que pequenas variações provocam no treino: a colocação dos pés na prensa de pernas influencia o músculo que estás a recrutar. Caso coloques os pés numa posição mais alta vais atingir mais o femoral e glúteos. Isto acontece devido ao maior ângulo formado entre a flexão e a extensão das ancas. Jamais limites a profundidade do movimento por estares a trabalhar com cargas demasiado altas. Isso vai limitar a activação dos glúteos e do femoral. Se não estiveres num programa de pré-exaustão, deixa os exercícios isolados para último, e dá tudo o que tens nos compostos.

Um treino de pernas completo deve atingir os quatro grupos musculares: quadríceps, glúteos, femoral e gémeos. Podes fazê-lo num único dia, ou dividi-lo em dias diferentes.

Notas

✓ Faz as séries de aquecimento que aches necessária, mas procura ficar sempre longe da falha muscular.

Selecciona um peso que te permita atingir a falha muscular para o número de repetições que pretendes.

Se treinas com um colega, procura fazer algumas repetições forçadas nas tuas séries mais pesadas de cada exercício.

Exercícios para pernas

Agachamento
exercícios para perna

4 séries

6 a 12 repetições

Não há muito a dizer acerca deste exercício. O rei dos exercícios de pernas, mas que precisa de uma boa técnica para tirarmos todo o partido dele, e claro, evitar lesões.

Prensa de pernas
exercícios de perna

4 séries

6 a 12 repetições

Walking lunges com halter
treino de pernas

4 séries

10 a 15 repetições

Extensão de pernas
treino de pernas

4 séries

8 a 15 repetições

Peso morto romeno
treino de pernas

4 séries

6 a 12 repetições

Flexão de pernas
exercícios de pernas

4 séries

8 a 15 repetições

Gémeos em pé
treino de pernas

 

6 séries

12 a 20 repetições

myprotein