Ir para o conteúdo principal
Nutrição

O Café E A Gordura Corporal & Os Lípidos E A Concentração | Estudos de Fitness

O Café E A Gordura Corporal & Os Lípidos E A Concentração | Estudos de Fitness
Evangeline Howarth
Escritor4 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Queremos ajudar-te a manteres-te na tua melhor forma, e é por essa razão que entendemos por importante partilhar aqui as últimas novidades do mundo da ciência desportiva e nutrição. A aplicabilidade das ideias varia de caso para caso, mas há sempre algo de novo e interessante para ficar a conhecer.

Esta semana, vamos considerar se beber café pode ajudar a que nos mantenhamos elegantes e se as comidas com gordura nos fazem perder a concentração.

Continua a ler para descobrir mais.

 

O café baixa a gordura corporal?

É reconhecido que o café tem benefícios diversos quando tomado como pré-treino, ou simplesmente para nos estimular no decurso de um dia atarefado. A questão em debate contínuo, contudo, são os préstimos do café para a nossa saúde em geral. Este estudo pode ter encontrado uma resposta no que concerne, pelo menos, ao seu efeito nos níveis de gordura corporal.

De acordo com os investigadores que examinaram os resultados do Inquérito Nacional de Saúde e Nutrição efetuado pelo Centro Para o Controlo de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, as mulheres que bebem 2 ou 3 chávenas de café por dia tendem a ter menos gordura, quer total, quer abdominal, em comparação com as que não consomem essa quantidade de café.1

De facto, os resultados mostram que a percentagem de gordura corporal, para mulheres com idades compreendidas entre os 22 e os 44 anos, é, em média, 3,4% mais baixa. A percentagem é ainda maior para mulheres com idades entre os 45 e os 69 anos, com uma percentagem 4,1% mais baixa de gordura corporal.

Se não tens por hábito beber 2 ou 3 chávenas de cafeína por dia, não há motivo para desânimo: o estudo mostra também que não há diferença a esse nível entre a cafeína e o descafeinado; os resultados são os mesmos.

No caso dos rapazes, contudo, os resultados são muito menos pronunciados: homens com idades entre os 22 e os 44 anos têm uma percentagem de gordura corporal apenas 1,4% mais baixa que a dos que não bebem café.

Os investigadores acreditam que o motivo por trás das percentagens de gordura mais baixas poderá estar relacionado com compostos bioativos no café que ajudam a regular o peso.

Convém recordar que, ainda que estes resultados sejam interessantes, estudos de nutrição como este não podem provar com certeza um nexo de causalidade. Isto é, a menor percentagem de gordura pode dever-se a outras características que os consumidores de café partilhem em comum, como, por exemplo, níveis de atividade física maiores.

Em qualquer caso, os dados são interessantes – e se sentires necessidade de uma desculpa para pôr a cafeteira ao lume, aqui tens uma.

 

Comida com gordura e a concentração

Quaisquer que sejam as voltas que a tua vida deu nos últimos tempos, não há como negar que o isolamento afetou profundamente muitas pessoas. Trabalhar a partir de casa e a falta de socialização deixou-nos a todos com a sensação de que merecemos alguns mimos extra – o que é verdade, está claro. Mas será que a comida com mais gordura está a afetar a nossa concentração?

De acordo com um novo estudo, uma refeição carregada de gorduras pode afetar a nossa capacidade para nos focarmos numa tarefa. O estudo testou o nível de atenção de 51 mulheres depois de uma refeição rica em gorduras saturadas e, posteriormente, depois de comerem a mesma refeição, mas com gorduras insaturadas.

Os resultados mostram que as participantes desempenharam significativamente melhor depois da refeição com gorduras insaturadas. Os investigadores ficaram especialmente impressionados com o facto de que apenas uma refeição pudesse impactar a capacidade de concentração das participantes.

Vale a pena notar também que ambas as refeições tinham uma quantidade semelhante de gordura – apenas tipos de gordura diferentes. Seria interessante ver as diferenças neste âmbito entre uma refeição rica em gordura e uma com pouca gordura.

Todos conhecemos aquela sensação pachorrenta depois de uma refeição farta e pesada – o que faz sentido, como se pode depreender. Não nos devemos esquecer, no entanto, que alguma dose de gordura é necessária na nossa alimentação, e que demonizar este macronutriente essencial não é desejável nem uma solução viável a problema nenhum.

Mas se tens sentido dificuldades em concentrares-te no trabalho, pode valer a pena conferir se um pequeno-almoço e almoço menos abundantes não farão a diferença.

 

Mensagem Final

Com o progresso no ginásio posto em “stand-by” para muitas pessoas, a alimentação é uma maneira fundamental de continuar a ter atenção à nossa forma; os estudos desta semana poderão ajudar-te nessa vertente.

Embora seja difícil, na área da nutrição, provar uma hipótese em definitivo (há demasiadas variáveis incontroláveis derivadas do estilo de vida), vale a pena experimentar e ver se estas pequenas mudanças podem resultar para ti.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Traduzido por Hermano Moura

1. Cao, C., Liu, Q., Abufaraj, M., Han, Y., Xu, T.,Waldhoer, T., … & Smith, L. (2020). Regular Coffee Consumption Is Associated with Lower Regional Adiposity Measured by DXA among US WomenThe Journal of Nutrition. 

2. Madison,A,. Belury,  M., Andridge, R., Shrout, M., Renna, M., Malarkey, W., Bailey,  M., Kiecolt-Glaser, J. (2020) Afternoon distraction: a high-saturated-fat meal and endotoxemia impact postmeal attention in a randomized crossover trial. The American Journal of Clinical Nutrition. 

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein